O movimento minimalista, para alguns estudiosos, teve seu início na década de 1960. Sabe-se que esse movimento foi influenciado pelos estilos de arte vanguardista e teve forte frequência em Nova York e Londres nos anos 70. O estilo seria a harmonia da cultura japonesa, elementos da cultura escandinava, aspectos do construtivismo russo e movimentos artísticos como o cubismo e o neoplasticismo, do início do século XX. O objetivo principal do minimalismo é de prezar por um ambiente que possua apenas o essencial, e que não se priorize apenas a estética, mas sim a funcionalidade de cada objeto e espaço, é onde destaca o pensamento do “menos é mais”.
O minimalismo vai para além do design e da arquitetura: é um estilo de vida que tem como propósito o consumo consciente e a busca pelo equilíbrio. Na arquitetura e no design, o estilo minimalista tem como base o formato simplista, formas geométricas, baseando-se em elementos modernos e sofisticados. Portanto a harmonização entre os elementos é fundamental para desenvolver um ambiente clean.
LEIA MAIS: Estilo Rústico: Conheça Elementos Essenciais para Fazer esse Tipo de Decoração
Geralmente, a produção e ambientação de interiores desses espaços minimalistas seguem a combinação equilibrada entre mobiliário, revestimentos e acabamentos, com base de cores brancas, bege, cinza ou off-white, incluindo os móveis maiores como mesas, cadeiras, sofás, estantes entre outros. Os tons mais escuros, como marrom, preto, metalizados e outras cores, inclui-se em pontos de decoração como luminárias e peças decorativas. Os poucos móveis que são utilizados, possibilitam a empregabilidade de outras matérias – primas, como por exemplo o uso da madeira, podendo ser a madeira maciça, de compensados, ou com revestimentos. Outro exemplo é o uso de vários tipos de alumínio, ou diferentes tipos de laca, cobre, vidro, entre outros. O importante é saber combinar o uso desses elementos de forma que o ambiente esteja em harmonia, priorizando sua funcionalidade e utilizando apenas objetos essenciais.
LEIA MAIS: 06 dicas para ter um projeto com Estilo Industrial em ambientes inspiradores
A seguir, vamos mostrar alguns aspectos principais que caracterizam o estilo minimalista, acompanhadas de imagens de ambientes inspiradores:
Autoria: @lyranavasarquitetura
Soraya Navas é de São Paulo, formada em Design de Interiores e adora viver na cidade, conhecer lugares e pessoas interessantes.
Ama dar ideias e dicas, principalmente de interiores, e acredita que o compartilhamento de saberes enriquece e conecta as pessoas.
Fernanda Lyra é da Paraíba e atualmente vive em São Paulo, formada em Arquitetura e Urbanismo e tem experiência em Interiores. Ama viver novas experiências e está sempre aberta para conhecer pessoas e eternizar bons momentos e também adora compartilhar conhecimento.
Clique Aqui conheça o Instagram da Dupla e inspire-se!