Banheiro: pintar ou revestir fora do box? Veja a solução mais adequada para o seu projeto

Uma dúvida muito comum na hora de pensar no projeto de um banheiro é se devemos pintar ou revestir as paredes desse ambiente. Na área molhada (parte onde fica o box) é aconselhável sempre revestir com placas, seja de porcelanato, pedras naturais, ladrilhos ou pastilhas.  É uma região em contato constante com água e produtos químicos, como sabonetes e shampoos, […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 agosto 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Uma dúvida muito comum na hora de pensar no projeto de um banheiro é se devemos pintar ou revestir as paredes desse ambiente. Na área molhada (parte onde fica o box) é aconselhável sempre revestir com placas, seja de porcelanato, pedras naturais, ladrilhos ou pastilhas.  É uma região em contato constante com água e produtos químicos, como sabonetes e shampoos, e estão mais propensos a infiltrações, umidades e, consequentemente o mofo.

Cada escolha dos materiais que fazemos na obra tem seus prós e contras. E na hora de definir se fora do box será usado um revestimento em placas ou pintura, não é diferente. Cada tipo de produto tem um benefício diferente. Abaixo, elenco as vantagens das pinturas e dos revestimentos para banheiros. Assim, você vai conseguir analisar e ver o que melhor se encaixa no seu perfil de projeto!

Banheiro com revestimento rosa e metais pretos.
Banheiro rosa projetado pelo Studio 92 Arquitetura
PINTURAS

Economia – Um dos principais fatores que fazem a pessoas pintarem o banheiro é o custo. A pintura somada à mão de obra tem um gasto menor do que a compra de revestimentos e instalação.

Versatilidade – Você pode mudar o estilo do banheiro mais facilmente, basta pintar com sua cor preferida e pode apostar em efeitos decorativos, como cimento queimado, texturas e desenhos personalizados.

Amplitude – Para quem não gosta de rejuntes, é uma excelente opção! Você vai ter uma parede monolítica, ou seja, sem nenhuma junta, o que dá uma sensação de amplitude maior em espaços pequenos. 

Para Rodrigo Marques, diretor comercial da Matizes Pinturas, empresa especializada em pinturas especiais, o tipo mais solicitado quando o cliente quer durabilidade são pinturas epóxis. É o mesmo tipo de pintura usada em ambientes hospitalares, onde demanda baixa absorção, alta resistência e durabilidade.

LEIA MAIS: Porcelanato que imita madeira: 4 vantagens do material

Em loja convencionais também é possível encontrar diversas tintas que podem ser usadas na parte de fora do box, do tipo esmalte à base de água, látex e acrílicas. É recomendado o acabamento semi-brilho ou brilho para facilitar a limpeza.

Se tiver dúvidas na hora da escolha, peça ajuda do profissional que está te auxiliando na obra e/ou em lojas especializadas de tintas. O uso de tintas em banheiros demanda um cuidado periódico e não há como saber o tempo exato da manutenção porque depende da usabilidade e zelo de cada morador.

Banheiro com revestimento branco e metais pretos. Porcelanato que imita madeira: 4 vantagens do material
Projeto do escritório Mandarina Arquitetura com subway tiles
REVESTIMENTOS

Durabilidade – Revestimentos em placas duram décadas! Se você quer algo que não precise ficar trocando com frequência, a melhor opção é revestir o banheiro.

Projetos clean – Dependendo da especificação técnica do produto, você pode usar o mesmo porcelanato no piso e nas paredes para um resultado uniforme.

Pouca Manutenção – Por mais que seja escolhido um produto que será necessário cuidado, como pedras naturais e ladrilhos, a resistência é superior à tinta.

Com uma boa mão de obra, você não vai precisar se preocupar com infiltrações e umidade. Outra questão é o efeito visual que o revestimento proporciona. Os porcelanatos que reproduzem madeira, revestimentos 3D e pastilhas da década de 50 cheias de memória afetiva proporcionam para o projeto sensações que não são possíveis quando usamos tinta.

Banheiro com revestimento de pastilhas. Porcelanato que imita madeira: 4 vantagens do material
Pintura e pastilhas no projeto de Renata Barcellos Arquitetura

A engenheira e designer de interiores Liliana Zenaro é à favor dos revestimentos. “Apesar do uso de tinta nas paredes dos banheiros ser uma alternativa econômica, ele acaba não sendo uma decisão tão funcional e bonita quanto a escolha dos revestimentos cerâmicos. Isso porque a tinta acaba sujando mais facilmente e necessita de limpeza e manutenção frequente. Se a sua preocupação é deixar o seu banheiro mais clean, escolha revestimentos de maior formato e mais claros”, explica. Outra dica importante que a profissional recomenda o uso de revestimento é quando o ambiente tem pouca ventilação. “A probabilidade de ter umidade e mofo é maior”, acrescenta.

Quando for pensar no projeto do seu banheiro, faça a seguinte pergunta: Qual a sensação que quero sentir?  E só depois analise as opções que mais fazem sentido com a sua vida e orçamento.*Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing. Tem sempre um sorriso no rosto e um roteiro de viagem preparado. Trabalha em lojas especializadas em revestimentos há um tempão e criou o blog Revestindo a Casa para compartilhar todo seu conhecimento técnico, tendências e inspirações. 

Banheiro: pintar ou revestir fora do box? Veja a solução mais adequada para o seu projeto
Banheiro por Mandarina Arquitetura
Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 agosto 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais