5 benefícios do piso de madeira

Quando pensamos em piso de madeira, logo lembramos da sensação de aconchego e afeto, que esse produto de toque agradável tem. O uso de tacos e assoalhos de madeira em ambientes comerciais e residenciais é uma prática antiga e, por ser produzido com matéria-prima renovável, de alta durabilidade e apresentar estética que valoriza o ambiente, esse […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 10 julho 2020 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Sala com piso de madeira,mesa com cadeiras, televisão e violão na parede.
Projeto de Renato Dalla Marta, DMDV Arquitetos (Foto: Maira Acayba)

Quando pensamos em piso de madeira, logo lembramos da sensação de aconchego e afeto, que esse produto de toque agradável tem. O uso de tacos e assoalhos de madeira em ambientes comerciais e residenciais é uma prática antiga e, por ser produzido com matéria-prima renovável, de alta durabilidade e apresentar estética que valoriza o ambiente, esse tipo de piso cabe em diversos estilos de obras.

Não faltam opções de pisos de madeira, com dimensões e tonalidades diferentes. A seguir, conto para alguns dos benefícios que esse tipo de piso traz para projetos.

SAIBA MAIS: 40 IDEIAS DE AMBIENTES COM PORCELANATOS QUE IMITAM MADEIRA

1. Cada peça é única

Diferente de outros revestimentos como porcelanato, laminado e vinilico, o piso de madeira é um produto natural: cada peça tem cores, tonalidades e veios únicos. Como existe uma grande diversidade de madeiras na natureza, há tipos que terão mais variações de tons e outros que vão ser mais uniformes, mas sempre haverá uma diferença entre as peças. E é justamente isso que dá o aspecto natural e aconchegante para o seu projeto. Um piso nunca será igual a outro!

Sala com TV, sofá, puff decorativo e piso de madeira.
Projeto de MIS Arquitetura e Interiores (Foto: Rafael Renzo)

2.  Propriedades acústicas

Revestimentos de paredes e pisos de madeira com assentamento à base de cola proporcionam conforto acústico. É por isso que em muitos projetos comerciais, como auditórios e teatros, esse tipo de produto é usado com intuito de oferecer mais qualidade para a acústica do espaço.

Sala com piso de madeira, piano de cauda e escada.
Living por Claudia Alionis (Foto: Rafael Renzo)

3. Durabilidade

Um piso de madeira é para vida toda! O grande diferencial e benefício dele é a possibilidade de revitalização. Basta fazer uma raspagem e aplicação de verniz e seu piso fica novo. A limpeza é feita de forma prática e simples – basta usar um pano levemente umedecido, com o auxílio de produtos desenvolvidos para este fim.

“É importante ressaltar que todos os nossos produtos possuem DOF (Documento de Origem Florestal) que determina a procedência legal da matéria-prima extraída das florestas de forma consciente. Nossas madeiras passam por secagem em estufas computadorizadas, que determinam o teor adequado de umidade e garantem maior estabilidade no produto final. O verniz utilizado no acabamento é de altíssima qualidade e confere ao piso uma maior resistência e durabilidade”, comenta Fernanda Baggio, diretora de Markenting da fabricante Indusparquet.

Ambiente com parede laranja, piso de madeira e mesa com cadeiras.
Projeto de MIS Arquitetura e Interiores (Foto: Rafael Renzo)

4. Conforto térmico

Um piso de madeira proporciona conforto térmico. Para quem mora em regiões frias ou quentes demais esse tipo de piso é ideal. Muitas pessoas pedem aos vendedores um piso que não seja frio e que estabilize a temperatura do ambiente. E a madeira tem essa função e se torna indispensável para espaços com crianças por deixar o toque em uma temperatura mais agradável para pisar e engatinhar.

CONFIRA: PISO DE MADEIRA: UM GUIA COMPLETO PARA ESCOLHER O MODELO E FAZER A MANUTENÇÃO

Quarto com piso amadeirado e revestimento de madeira nas paredes.
Quarto por Barbara Dundes (Foto: Júlia Ribeiro

5. Versatilidade de uso

Arquitetos e designers gostam desse material pelo fato de ser fácil de fazer composições com todos os tipos revestimentos, aço, ferro e diversos estilos de iluminação e mobiliário.
E existe uma grande variedade de modelos, desde tacos a réguas de grandes formatos e com diversas cores. Grandes indústrias conseguem customizar a madeira e deixá-las com texturas diferentes e paginações criativas, como a escama e espinha de peixe, e também  fazem projetos especiais de acordo com a necessidade do cliente

Quarto com armário branco e piso de madeira.
Projeto de Martins Valente (Foto: Julia Ribeiro)

E como eu sempre falo, cada material tem suas particularidades e benefícios. O ideal é você analisar o seu projeto e ver o produto que mais atenda a sua necessidade para fazer a especificação correta.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 10 julho 2020 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais