Piso de madeira: Um guia completo para escolher o modelo e fazer a manutenção

  • Home
  • Dicas Técnicas
  • Piso de madeira: Um guia completo para escolher o modelo e fazer a manutenção

As profissionais, Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, e o trio Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, do JMA Estúdio, reuniram dicas imprescindíveis sobre o material  

Ao construir ou reformar uma residência, surge uma dúvida muito importante: qual tipo de piso escolher para as áreas sociais e íntimas do imóvel? Pensando na funcionalidade para o dia a dia, longo tempo de vida útil e a capacidade de deixar os ambientes com uma atmosfera elegante e acolhedora, com certeza o piso de madeira vem à mente.

Diante de tantas opções e detalhes que precisam ser pensados para essa escolha, é importante ouvir a opinião de especialistas. Experientes e apaixonadas pelo material, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, e o trio Bianca AtallaElisa Ju e Fernanda Mendonça, doJMA Estúdio, compartilham suas experiências para a definição do melhor modelo, ambientes e como mantê-los na rotina diária. Acompanhe:

+ 9 Tendências de decoração para deixar sua casa um refúgio Urbano

Modelo de pisos de madeira:

Modelo de pisos de madeira aplicado em uma sala de jantar

O piso de madeira é capaz de trazer conforto térmico e transmitir uma sensação gostosa de acolhimento. Nessa sala de jantar, as profissionais do escritório Dantas & Passos Arquitetura trabalharam em um belo contraste entre o piso escuro e a paleta clara do mobiliário, paredes e objetos decorativos. Foto: Maura Mello

Apesar da unidade de matéria-prima, pisos de madeira têm as suas diferenças relacionadas à espécie da árvore, formato, tamanho ou tipo de instalação, por exemplo. Antes de comprar é valioso pensar nas tipologias existentes no mercado.

Assoalho

Sonho de consumo dos apreciadores de madeira, é um piso com tábuas corridas, que se assemelham à réguas, e podem apresentar diversos tipos de tamanhos, cores e modelos.

Taco e Parquet

Pisos de tacos continuam soberanos para quem aprecia um décor retrô e aconchegante aos ambientes. “Quem encontra um apartamento antigo para reformar nunca abre mão de renovar a vida útil dos taquinhos, que são lindos, com uma longa durabilidade e atemporais na decoração”, afirma Paula Passos.

Composto por pequenos pedaços de madeira colados um a um diretamente no contrapiso, o piso pode ser lixado e envernizado até três vezes ao longo da sua vida útil, sem sofrer nenhum desgaste.

Com um efeito visual muito próximo ao taco, o Parquet é comercializado como uma placa única e não oferece grande versatilidade de paginação.

Piso pronto

Pisos laminados aplicados em uma sala

Para preservar e renovar os tacos de madeira já existentes no projeto, as arquitetas do escritório JMA Estúdio optaram por restaurar o piso, dando uma nova paginação para o apartamento. Foto: Daniel Lee.

Conhecidos também como pisos laminados, costumam ser bastante procurados pela relação custo x benefício que proporcionam ao projeto. Com preço acessível, apresenta rapidez na instalação e um vasto leque de tons de madeira.

+ EXPO REVESTIR 2019- Eucafloor apresenta novos padrões da linha Gran Elegance

Como escolher:

Para eleger o piso que mais combina, atente-se ao lugar em que o piso será aplicado, pois há diferença na resistência e brilho. “É bacana observar a cor da madeira. As mais escuras costumam ser mais duras e, por consequência mais resistentes para ambientes de grande circulação. Já as mais claras são ideais para espaços mais íntimos da residência e com fluxo menor”, aconselha as arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, da JMA Estúdio.

Já para áreas molhadas, como banheiro e espaços externos, o modelo mais indicado é o deck, que recebe tratamento especial para resistir ao contato com a água.

piso de madeira aplicado em sala

Projeto: Dantas & Passos Arquitetura. Foto: Maura Mello

Cuidados e manutenção:

Para que o seu piso de madeira tenha mais durabilidade é preciso tomar alguns cuidados na hora da limpeza. As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passosrecomendam cuidado para não riscar o chão. Assim, a limpeza rotineira consiste-se no uso de uma vassoura de cerdas bem macias ou aspirador de pó, além de pano levemente umedecido. 

+ Como comprar pisos e revestimentos: 7 dicas que você precisa saber

Sobre a Dantas & Passos Arquitetura

A Dantas & Passos Arquitetura desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para os segmentos residencial e comercial. Atuando no mercado desde 1996, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos valorizam os projetos que os clientes possam realmente aproveitá-los.  Cores neutras e atemporais fazem parte da essência da dupla, que tem um vasto portfólio nas cidades de São Paulo, interior e Miami. “Buscamos sempre pensar em soluções exclusivas e feitas sob medida para cada cliente, sempre respeitando os sonhos de cada um. Participamos pessoalmente de todas as etapas do projeto, desde a criação até os objetos de decoração.”

Dantas & Passos Arquitetura

@dantaspassos.arquitetura

Sobre a JMA Estúdio:

À primeira vista, quem observa a juventude do trio formado por Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça não imagina o extenso portfólio das experientes arquitetas. Juntas desde 2015, elas comandam o JMA Estúdio e cuidam com carinho e dedicação desde a concepção do projeto até o acompanhamento e gerenciamento de obra. Também assinam a decoração dos ambientes, cuidando da seleção de cada item que vai ajudar a contar a história dos moradores.

O escritório começou inicialmente com Elisa Ju e Fernanda Mendonça – ambas formadas em arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na sequência, em 2017, foi à vez de Bianca Atalla integrar o time. Formada pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, Bianca é ela quem cria os desenhos em 3D que confundem até mesmo os olhos mais treinados, oferecendo aos clientes um projeto idêntico ao que será construído. Enquanto isso, Fernanda, a porta-voz do trio, fica encarregada de fazer a ponte entre clientes, fornecedores e mão-de-obra. Já a arquiteta Elisa, traz seu olhar apurado para revisar e observar as minúcias dos projetos e das obras.

Com especialização em reforma de interiores residencial, o escritório também atua com excelência em projetos comerciais e corporativos, desenvolvendo áreas comuns de prédios, como halls, e apartamentos decorados. A sensibilidade, o detalhismo e a inventividade são as marcas registradas de Bianca, Elisa e Fernanda, que juntas se dedicam à criação de ambientes atemporais com um quê de sofisticação, outro quê de simplicidade, além de uma equilibrada mistura de tons e de materiais incomuns. Nesse caldeirão de ideias, apurado através de viagens, literatura, cinema e eventos nacionais e internacionais de design e arquitetura, tem sempre lugar para elementos bem brasileiros, como os tijolos e os ladrilhos hidráulicos.

Arquitetas: Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça

www.jmaestudio.com.br

Tel.: (11) 97178 2643 / (11) 99657 9979

@jmaestudio

Sigam o Revestindo a Casa nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Newsletter
Tags:
Avatar

Lilian Santos

Lilian Santos é colunista da Casa Vogue, formada em Design de Interiores e Marketing. Trabalha em lojas especializadas em revestimentos de alto padrão há 07 anos e já perdeu a conta de quantos projetos ela ajudou revestir. E como nesta área existem uma gama muito grande de materiais com especificações diferentes, nunca é uma tarefa fácil definir os acabamentos que irão no projeto. Então ela uniu todo amor que tem pela profissão e todo conhecimento técnico que adquiriu para criar o blog Revestindo a Casa e te ajudar nesse momento tão importante da sua obra.

Leave a Comment