7 revestimentos para uma obra econômica

Quando vamos fazer uma reforma ou obra econômica, são tantos itens necessários para a execução que ficamos até meio assustados com a quantidade de coisas que temos que resolver, não é mesmo? E quando falamos nos produtos que serão usados para revestir todo o projeto, existe uma diferença bem grande de preço entre os modelos, […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 10 julho 2020 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Quando vamos fazer uma reforma ou obra econômica, são tantos itens necessários para a execução que ficamos até meio assustados com a quantidade de coisas que temos que resolver, não é mesmo? E quando falamos nos produtos que serão usados para revestir todo o projeto, existe uma diferença bem grande de preço entre os modelos, a depender do material e tecnologia, podendo impactar no custo final da sua obra.

Quarto de bebê com berço e dossel de teto, cadeiras de balanço e parede pintada para uma obra econômica.
Ambiente pintado com teto pintado na cor do ano da Coral

Existe uma diferença bem grande de preço entre modelos, variando de acordo com o material escolhido, o que pode impactar bastante no orçamento. Uma dica importante para ajudar na economia contratar um profissional capacitado para fazer o seu projeto. Sei que isso pode parecer controverso e você pode pensar: “Quero economizar e vou ter que pagar alguém para projetar? Mas ele fará um planejamento da obra e vai te ajudar em todos os momentos. Esse profissional vai montar um projeto que atenda às suas expectativas, sugerindo produtos que vão deixar a sua obra do jeito que sempre sonhou.

Para te ajudar, reuni revestimentos que considero bonitos e que podem ser usados como solução se você pretende fazer uma obra econômica. Ou, até mesmo, para equilibrar o orçamento, usando produtos mais acessíveis em conjunto com outros de maior valor agregado.

SAIBA MAIS: Como comprar pisos e revestimentos – Veja 07 dicas essenciais

Conheça 7 tipos de revestimentos econômicos para usar no seu projeto:

1 – Azulejos do metrô

Os azulejos são uma excelente opção de custo-benefício. Um modelo que faz muito sucesso na decoração é o famoso subway tiles, usado no metrô de Londres no início do século 20. Hoje existem diversos modelos e cores que vão deixar o seu projeto com muita personalidade. E o seu formato retangular permite diversas paginações e composições.

Bancada com revestimento de mármore, rolo de massa, vaso de flor e azulejo metrô branco.
Subway tile da Eliane no projeto da Porto e Manfrin Arquitetura e Design

SAIBA MAIS: 45 Inspirações Para Usar o Subway Tiles, o Azulejo do Metrô

2 – Pastilha cerâmica

Com formatos variados e uma grande gama de cores e texturas, as pastilhas são muito usadas em diversos estilos de projeto devido à sua versatilidade! Vale aplicar no piso e na parede, em ambientes internos ou externos, e inclusive banheiros, piscinas e outras áreas molhadas. 

3 – Porcelanatos que reproduzem ladrilhos

Devido ao processo de produção artesanal e o fato de serem totalmente personalizáveis, os ladrilhos hidráulicos têm um custo mais alto. Mas hoje existem porcelanatos que reproduzem os ladrilhos, proporcionando um efeito estético parecido. Esse tipo de produto pode ser usado em diversos ambientes, como banheiros, quartos, salas e varandas. Só se atente quando for revestir pisos de áreas externas, porque é necessário acabamento antiderrapante.

4 – Cimento queimado

Cimento queimado é um tipo de revestimento muito usado em diversos estilos de projetos. Existem tipos específicos para pisos, que demandam mais resistência devido ao fluxo de pessoas que vão caminhar, e tem os que são usados em paredes. Sempre veja a recomendação do material e fornecedor para saber se a especificação é correta para a sua finalidade.

5 – Tintas

A tinta é um revestimento muito versátil. Com cores e acabamentos diferentes é possível fazer de pinturas tradicionais a modernas, inovando os ambientes e gastando muito pouco! Uma solução que acho bem bacana é a pintura dos azulejos antigos com tinta epóxi. Essa tinta cobre o desenho e rejunte dos revestimentos aplicados, trazendo mais uniformidade aos espaços. Paredes coloridas também estão em alta, seja com uma cor lisa, desenho geométrico ou meia parede pintada.

Quarto de criança com bicama, piso de madeira e papel de parede azul para uma obra econômica.
Projeto de Olivia Vianna, do In And Out Decor

6 – Papel de parede

Com diversos estilos e fácil instalação, papéis de parede atendem a qualquer estilo de projeto e orçamento. Alguns cuidados precisam ser tomados antes de instalar para o resultado ficar bacana, como deixar a superfície o mais regular possível e pintada com uma cor mais neutra – isso porque, como o papel de parede é menos espesso, podem aparecer as imperfeições com mais facilidade.

7 – Piso laminado

Com fácil instalação e um bom custo-benefício, os pisos laminados podem ser aplicados por cima de outros revestimentos e dispensam a necessidade de preparo no contrapiso, o que minimiza a produção de resíduos. E, graças à tecnologia de impressão, é possível encontrar, além dos tons tradicionais da madeira, pisos laminados que reproduzem cimento queimado e pedra natural.

A Eucatex, parceira do blog, possui uma linha incrível de pisos lâminados, confira!

Sala com piso laminado, televisão, sofá e poltronas brancos e plantas decorativas.
Crédito: Morar mais por menos RJ 2014 – Designer de interiores Gloria Copello


Lilian Revestindo a Casa
Calendario 10 julho 2020 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais