Em constante evolução, a indústria dos revestimentos é uma das mais antenadas e tecnológicas do universo da decoração. Muito além do aspecto estético, seguindo as tonalidades e os padrões da moda, a cada ano os porcelanatos ganham diversas roupagens e ocupam lugar de destaque na decoração dos ambientes, além de desempenharem funções específicas para proporcionar conforto e segurança na circulação dos que habitam aquele espaço.
No mercado, há uma infinidade de opções que atendem todos os estilos e bolsos. Porcelanatos polidos, em grandes formatos, marmorizados, que imitam madeira, acetinados e cimentícios, são apenas algumas possibilidades que podem ser utilizadas para valorizar o décor, revestindo do chão às paredes, apostando em combinações entre diferentes tipos de materiais, além de paginações nada óbvias.
Ficou confuso em meio a tantas possibilidades? Calma, separei uma galeria com 32 ideias para utilizar porcelanatos na decoração das salas de estar. Confira!
1. Uniforme: espaços integrados, com metragem enxuta, pedem uniformidade na paleta de cores para conferir amplitude. Aposte em um modelo claro e sem brilho.
2. Os modelos polidos conferem um brilho e elegância e são super fáceis de limpar. Projeto Marilia Zimmermann
3. A tendência do concreto veio para ficar e combina com todo tipo de decoração. O modelo abaixo apresenta uma variação de tonalidade, que simula o aspecto do concreto bruto. Foto: Biancogrês
SAIBA MAIS: Como comprar pisos e revestimentos- 07 dicas que você precisa saber
4. Versátil, o concreto também é uma boa opção para um décor com a temática mais urbana, combinando com acabamento das paredes, vigas e tubulações aparentes.
5. Em grande formato e com aspecto rústico, o concreto também combina com uma estética minimalista.
6. Combinado com tijolinhos naturais, ajuda a compor a temática industrial, remetendo aos lofts nova iorquinos.
7. Os padrões de madeira tem o poder instantâneo de conferir aconchego aos ambientes.
8. Presente no piso de porcelanato que imita a madeira ajuda a criar uma atmosfera de acolhimento. Foto: Eliane Revestimentos
LEIA MAIS: 40 Ideias de ambientes com porcelanatos que imitam madeira
9. Com réguas que reproduzem perfeitamente a madeira natural, em tonalidades e texturas, há opções que vão desde tons mais quentes e avermelhados, até matizes mais acinzentados.
10. Entre as madeiras, você também pode optar por modelos com mais personalidade, com veios e nós evidentes.
11. Outra pedida é a variação de tons entre as réguas.
12. A pátina confere certa rusticidade e personalidade para as salas devido ao seu aspecto desgastado. O tom quase branco deste projeto valoriza a luminosidade e a torna ideal para metragens reduzidas.
13. Os revestimentos que imitam pedras naturais seguem em alta nos revestimentos, principalmente, o mármore com seus veios elegantes e sua aparência sofisticada.
14. Com grande variação de veios entre uma placa para a outra, os porcelanatos que imitam mármore exigem atenção redobrada na instalação, para que a paginação não fique disforme.
15. A arquiteta Ticiane Lima apostou em um porcelanato cortado com jato de água, para conferir aspecto natural em seu ambiente na CASACOR São Paulo.
16. Das fachadas arquitetônicas para o designer de interiores, o aço corten é reproduzido com fidelidade nos porcelanatos e confere um efeito diferenciado.
17. Esse tipo de revestimento também pode ser usado nas paredes, combinado com outros materiais como o mármore e o concreto, para criar um painel de destaque. Foto Ceusa
18. Muito utilizados nas áreas molhadas, os porcelanatos também podem subir pelas paredes dos ambientes de estar, explorando as possibilidades de padronagens e texturas. Neste caso, a madeira foi do piso a parede, em tonalidade mais clara para não pesar.
19. Fuja do óbvio! Porcelanatos que reproduzem réguas de madeira são um convite à criatividade de paginação do piso.
20. Réguas de madeira na diagonal.
21. Com ar retrô, a paginação espinha de peixe é puro charme.
22. Que tal delimitar os ambientes de forma inusitada? A junta entre um ambiente e outro pode trazer uma composição assimétrica, como esse encontro entre a madeira e porcelanato geométrico.
SAIBA MAIS: 53 Ambientes com revestimentos 3D para te inspirar
23. Quando as paredes vão ter geometria e cores, uma dica é usar pisos neutros, como esse que imita um cimento queimado.
24. Visual de ladrilho hidráulico com a praticidade do porcelanato.
25. Sala de estar ganhou amplitude com a integração à varanda, com espaços delimitados pelos diferentes revestimentos: madeira e porcelanato estampado geométrico.
26. Queridinho do momento, o granilite ganha versões em porcelanato em várias tonalidades.
27. Porcelanato que reproduz granilite, com variação de tons e padrões geométricos.
28. Além dos mármores claros, as pedras também aparecem em versões escuras nas paredes. A combinação P&B confere uma atmosfera elegante.
29. Para quem convive com Pets ou crianças pequenas, porcelanatos com acabamento acetinado ou fosco são opções melhores, pois as versões polidas tendem a escorregar mais. Para pessoa com problemas de mobilidade, a recomendação é por modelos antiderrapantes.
30. Uma textura sutil é o que propõe esse porcelanato que imita tecido.
31. Porcelanatos de grandes formatos possuem um forte apelo de design e conferem uma leitura contínua dos espaços. O brilho da superfície polida confere ainda um aspecto sofisticado ao décor.
32. Os porcelanatos gigantes surpreendem a cada feira de revestimentos por suas medidas impressionantes e suas juntas são quase imperceptíveis. Sua instalação requer cuidados redobrados e mão de obra especializada.
Gostaram das ideias? Conta aqui embaixo qual é o seu tipo favorito de porcelanato. Aproveite e me segue lá no instagram para ficar por dentro de todas as novidades e enviar suas dúvidas.
Um abraço e até a próxima!