5 benefícios de ter porcelanatos SuperFormatos em seu projeto

Há alguns anos atrás, produzir revestimentos cerâmicos maior que 60 cm era algo improvável. Porém, com o avanço da tecnologia novos tamanhos foram possíveis no mercado de acabamentos, como os SuperFormatos, que se tornaram os queridinhos dos arquitetos.   SuperFormatos são os porcelanatos com formatos maiores de 100×100 que se tornaram uma forte tendência aqui no […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 11 novembro 2020 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Há alguns anos atrás, produzir revestimentos cerâmicos maior que 60 cm era algo improvável. Porém, com o avanço da tecnologia novos tamanhos foram possíveis no mercado de acabamentos, como os SuperFormatos, que se tornaram os queridinhos dos arquitetos.  

SuperFormatos são os porcelanatos com formatos maiores de 100×100 que se tornaram uma forte tendência aqui no Brasil e em diversas partes do mundo. 

Os primeiros países a fabricarem esse tipo de produto foram a Itália e Espanha, por estarem à frente dos demais países quando o assunto são novas tecnologias. 

CONFIRA: ESTÉTICA DO GRANILITE E TERRAZZO SE DESTACAM NA COLEÇÃO DA ROCA CERÂMICA 2020

Sempre falamos aqui, no Revestindo a Casa, que todo produto tem suas vantagens, um perfil de projeto e um estilo que ele atende. Esses porcelanatos que possuem um super formato, são ideais para projetos em que os clientes finais desejam praticidade, prezam pelo aspecto estético do produto, pela alta qualidade e por luxo. 

Separamos alguns dos benefícios dos SuperFormatos para você conferir:

Esta matéria tem o apoio da Roca Cerâmica, marca conhecida mundialmente por ser a pioneira na fabricação de SuperFormatos no país, além de sua alta qualidade em seus produtos. 

  1. Ambiente mais amplo

Os SuperFormatos possuem o benefício de proporcionar uma sensação de amplitude no espaço que é aplicado. Isso se resulta por eles possuírem pouco rejunte, com juntas de 1 a 2mm,  proporcionando uniformidade aos ambientes.  

Nos modelos que reproduzem cimento queimado este benefício se torna ainda mais importante, pois estes acabamentos, geralmente, apresentam poucas emendas. Desta forma, o porcelanato possibilita um resultado fiel ao material natural, com resistência, durabilidade e sem a necessidade de manutenção.

Ambiente com estante de ferro com sapatos, puff cinza, porcelanato superformato cor neutra revestindo piso e parede.

2. Material mais leve comparado aos mármores

Os SuperFormatos são uma opção exclusiva e sofisticada para você considerar na hora de revestir seu projeto. 

Enquanto o mármore e o granito possuem uma média de 2cm, eles possuem apenas 7mm de espessura, sendo extremamente mais leves para a logística e a mão de obra de assentamento. O fato de ser mais fino não significa que é frágil. Sendo assentado de maneira correta por mão de obra especializada, ele tem alta durabilidade.

O porcelanato esmaltado possui uma camada de esmalte que o torna mais resistente a manchas em relação ao mármore e o granito.

Sala de recepção com sofás de couro e poltronas pretas, jardim vertical, parede divisória com madeira ripada, piso porcelanato superfomato imitando mármore e granito.

3.Versatilidade 

Além de serem utilizados como piso para todos os ambientes e revestimento para paredes, os SuperFormatos podem ser utilizados para formação de mobiliários, como bancadas e tampos de mesa. As placas que possuem 120×250 têm altura exata do pé direito, proporcionando muitas possibilidades de aplicação. Elas oferecem mais uniformidade na parede com poucas juntas, permitindo que você aplique os SuperFormatos na cabeceira da cama, na parede do home theater, em paredes de banheiros e cozinhas. 

A Roca Cerâmica possui mais de 20 opções de estampas de alta definição que reproduzem materiais como mármores clássicos e exóticos, cimento queimado, aço corten e pedras com aspecto mais rústicos. 

Confira todos os modelos do catálogo da Roca Cerâmica clicando aqui (https://conteudo.rocaceramica.com.br/superformatos)

Outra vantagem é a escolha da superfície do material. Você pode optar por acetinada ou polida, dando mais liberdade criativa para fazer composições incríveis de acordo com o seu gosto e necessidade. 

Sala de star com sofá e poltronas cinza, painel de porcelanatos superformato, mesinhas de centro de vidro redonda e acessórios decorativos.

4. Encaixa no elevador

Um dos problemas  que impedem a escolha de um dos SuperFormatos é quando eles possuem mais de 2 metros e não cabem dentro de elevadores. Desta forma, os porcelanatos são transportados para dentro dos apartamentos por içamento (pelo lado de fora do prédio), e muitas vezes os produtos não passavam pela janela.

O lançamento da Roca Cerâmica que foi um dos mais inovadores da Expo Revestir este ano, é o formato 200×100. Ele entra no elevador sem precisar fazer o içamento, se tornando uma solução bem interessante para quem deseja este produto no projeto.

Ambiente com porcelanato superformato amadeirado, bancadas  de cimento com tampa de vidro e esculturas.

5. Facilidade de estoque e reposição

Por muito tempo os porcelanatos de grandes formatos não eram fabricados aqui no Brasil. Todos eram importados e o prazo de entrega demorava em média 120 dias. Além do prazo extenso, o produto tinha um alto custo, devido aos impostos e todas burocracias de comprar um produto de outro país.

Lembro que quando era vendedora, fiquei super feliz quando soube que a Roca Cerâmica seria pioneira na fabricação dos SuperFormatos no Brasil. O maquinário foi adquirido em 2018 pela empresa com a produção do formato 120×120. Em janeiro deste ano, começaram a produção dos formatos 100×200 e 120×250. Agora você consegue ter produtos  pronta-entrega ( + o prazo da revenda que for fazer encomenda)

Caso aconteça algum problema, como por exemplo faltar piso, você irá conseguir reposição com mais facilidade. Já pensou esperar 4 meses para chegar um complemento de piso? Agora com a Roca Cerâmica você terá mais facilidade na hora de comprar um SuperFormato. 
I

Sala com painel de porcelanato superformato, piso amadeirado, sofá cinza, mesa de centro retangular e rack preta.

Você quer saber mais sobre o SuperFormatos da Roca?

Baixe o catálogo clicando aqui (https://conteudo.rocaceramica.com.br/superformatos)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 11 novembro 2020 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais