Conheça as principais pedras naturais utilizadas como revestimento

As pedras naturais são aquelas extraídas diretamente da natureza. No mercado de decoração e arquitetura, costumam apresentar um custo mais elevado do que as pedras sintéticas, afinal, são recursos não-renováveis. Além disso, cada pedra natural é única, o que confere uma estética ímpar a qualquer projeto. Mas nem tudo são flores: por não apresentarem resina […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 22 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

As pedras naturais são aquelas extraídas diretamente da natureza. No mercado de decoração e arquitetura, costumam apresentar um custo mais elevado do que as pedras sintéticas, afinal, são recursos não-renováveis. Além disso, cada pedra natural é única, o que confere uma estética ímpar a qualquer projeto.

Mas nem tudo são flores: por não apresentarem resina em sua composição, elas tendem a ser mais porosas do que os revestimentos industrializados. Isso requer um cuidado especial ao aplicá-las em bancadas, áreas molhadas e externas. 

CONFIRA: CORIAN, DEKTON, SILESTONE, NANOGLASS E NEOLITH: CONHEÇA AS PRINCIPAIS PEDRAS SINTÉTICAS

A seguir, conheça as principais pedras naturais utilizadas como revestimento, suas vantagens e desvantagens! 

Ardósia 

Conheça as principais pedras naturais utilizadas como revestimento

(Foto: MHM Pedras / Divulgação)

A pedra ardósia já foi muito conhecida como “pedra de lousa”, por ser o material usado nos quadros escolares. Sendo um xisto argiloso, que possui um bonito aspecto rústico, suas cores vão dos tons escuros como preto, grafite e roxo, até tons mais claros como a ferrugem e o branco.

A pedra pode ser polida, escovada, lixada ou usada ao natural, e é uma excelente alternativa para quem prefere decorações sóbrias. Sua principal aplicação é em áreas internas, principalmente, em paredes. 

O uso no piso requer alguns cuidados, uma vez que a ardósia é uma pedra bastante escorregadia quando molhada. Também não é recomendada para bancadas, pois tende a esquentar bastante em contato com o calor. 

Granito

Conheça as principais pedras naturais utilizadas como revestimento

(Foto: Magma Mármores / Divulgação)

Assim como o mármore, é uma das pedras naturais mais visadas por quem procura um estilo clássico e elegante. Esta rocha natural é composta essencialmente de quartzo, mica e feldspato. Por isso, apresenta uma aparência granulada, com pontos pretos em sua composição. As tonalidades da pedra variam, mas vale ressaltar que as opções mais claras tendem a ser mais porosas. 

O granito pode ser aplicado em ambientes internos e externos, revestindo pisos, paredes, tampos, frontões e bancadas. Tem baixo índice de porosidade e demonstra alta resistência a desgastes, riscos e impactos. É uma ótima opção, considerando qualidade e custo-benefício. Contudo, se a limpeza não for diária, a pedra tende a manchar facilmente. 

Hijau

(Foto: Palimanan / Divulgação)

A pedra hijau é a rocha vulcânica com maior aplicação na arquitetura, queridinha para revestir piscinas, graças à coloração esverdeada. Composta por mais de 80% quartzo, também podem ser aplicadas em áreas internas ou externas, como pisos, paredes, fachadas, calçadas e garagens. Apresenta alta resistência à umidade e abrasão, e é resistente aos raios UVA e UVB do sol. 

CONFIRA: PEDRAS NATURAIS: PATRICIA PENNA DÁ DICAS PARA INCLUIR O MÁRMORE E O GRANITO NA DECORAÇÃO

Sua principal desvantagem está na manutenção e limpeza, pois é uma pedra que tende a absorver impurezas. Uma lavadora de alta pressão pode ser necessária quando aplicada em fachadas ou pisos de área externa. 

Mármore 

(Foto: Decolores Mármores / Divulgação)

Elegância é a palavra que melhor define o mármore! Trata-se de uma rocha natural originada de calcário, quando o elemento é exposto a altas temperaturas e pressão. Tem uma aparência homogênea, com veios expostos, e pode ser encontrado em cores variadas. 

Seu uso é indicado, preferencialmente, em áreas internas, como bancadas de banheiro, revestimento de paredes, frontões e pisos. Possui uma excelente durabilidade e resistência à abrasão. Quando aplicado em áreas externas, pode apresentar alterações de cor, porque o material sofre com a ação do tempo, dos raios solares e da poluição. 

Também não é indicado em áreas de tráfego intenso, pois desgasta-se facilmente, nem em bancadas de cozinha, por apresentar um índice de porosidade elevado, motivo pelo qual mancha facilmente. 

A principal recomendação, independente do ambiente em que o mármore for aplicado, é uma boa e frequente manutenção da impermeabilização, além dos cuidados de limpeza.

Pedra Madeira 

Conheça as principais pedras naturais utilizadas como revestimento

(Foto: Blok / Divulgação)

A pedra madeira é uma rocha metamórfica, ou seja, formada através da transformação de outras rochas pré-existentes na natureza. Seu principal componente também é o quartzo, que lhe confere alta resistência. 

Assemelha-se à madeira pela coloração amarela e também confere um aspecto rústico e aconchegante. Pode ser utilizada sem problemas em áreas externas, expostas às intempéries climáticas e alto tráfego. O preço pode parecer salgado à primeira vista, mas a durabilidade compensa. 

Como costuma ser aplicada em fachadas e paredes, é necessário levar em consideração as perdas ao entalhar. Além disso, essa instalação complexa exigirá uma mão de obra especializada para um resultado satisfatório. 

Quartzo

Conheça as principais pedras naturais utilizadas como revestimento

(Foto: Leroy Merlin / Divulgação)

O quartzo é um dos minerais mais resistentes do planeta. Ele está presente em todos os tipos de rochas, sejam ígneas, sedimentares ou metamórficas. Sendo assim, pode-se dizer que é encontrado em abundância na natureza. 

Na decoração, consideramos como quartzo os materiais que possuam 90% do elemento em sua composição, seja uma pedra natural ou industrializada. Em ambos os casos, é um revestimento pouquíssimo poroso e extremamente resistente. 

O quartzo pode variar desde tons escuros como preto, marrom, dourado, azul, aos claros, como o quartzo branco. Seu principal uso é nas bancadas da cozinha, pois dificilmente os líquidos conseguirão penetrar, manchando ou estragando a peça. 

 

São Tomé

Conheça as principais pedras naturais utilizadas como revestimento

(Foto: Pinterest / Reprodução)

O revestimento, que recebeu esse nome por ser originário da cidade de São Tomé das Letras, em Minas Gerais, é considerado um quartzito, por contar com arenito em sua composição. 

Apresenta alta resistência térmica e baixa porosidade, motivo pela qual é amplamente utilizada em áreas externas, incluindo bordas de piscina. Uma das principais vantagens da Pedra São Tomé é a sua resistência às intempéries climáticas, tanto sol, como chuva. Além disso, oferece mais segurança para áreas molhadas, já que tem um aspecto muito parecido com os revestimentos antiderrapantes. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 22 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais