Corian, Dekton, Silestone, Nanoglass e Neolith: conheça as principais pedras sintéticas

Quando falamos em pedras sintéticas, já vem à mente aquela imitação barata de mármore ou granito, não é? Mas é preciso desconstruir esse preconceito! As pedras sintéticas são aquelas fabricadas pela indústria, independente de imitarem ou não outras pedras naturais. Isso significa apenas que elas não podem ser extraídas diretamente da natureza.  CONFIRA: 5 FORMAS […]

Lilian Santos
Calendario 19 novembro 2021 Lilian Santos
Compartilhe:
Ambiente com bancada Dekton branca, com pia embutida e torneira peta, banquetas de madeira. De fundo marcenaria com prateleiras com vasos de vidros.
Bancada em Dekton (Foto: Cosentino / Divulgação)

Quando falamos em pedras sintéticas, já vem à mente aquela imitação barata de mármore ou granito, não é? Mas é preciso desconstruir esse preconceito! As pedras sintéticas são aquelas fabricadas pela indústria, independente de imitarem ou não outras pedras naturais. Isso significa apenas que elas não podem ser extraídas diretamente da natureza. 

CONFIRA: 5 FORMAS CRIATIVAS DE USAR DEKTON E SILESTONE

Entre as principais vantagens das pedras sintéticas estão maior durabilidade e garantias mais vantajosas, fornecidas pelas indústrias. Além disso, podem ser encontradas em espessuras a partir de 4 mm, enquanto uma pedra natural tem espessura padrão de 2 a 3 cm. 

E esqueça as imitações baratas! Com o avanço da tecnologia, há diversas opções interessantes no mercado, inclusive, que imitam pedras naturais. Dentre as mais conhecidas estão o Corian, o Dekton, o Silestone, o Nanoglass, o Neolith e as Lâminas Sinterizadas.  

CORIAN®

Bancada de cozinha em Corian branco, pia embutida e torneira prata
Bancada da cozinha em Corian branco (Foto: Corian / Divulgação) 

O Corian é uma superfície sólida criada pela DuPont. Composto por minerais naturais derivados da bauxita, resina acrílica para unir as partículas e pigmentos especiais. Entre as principais vantagens estão a baixíssima absorção de líquidos e alta resistência a desgastes, riscos e impactos. 

Quanto à estética, ele é encontrado em 27 cores, e as emendas das placas são praticamente imperceptíveis. Pode ser aplicado em áreas internas e externas, revestindo pisos, bancadas, paredes, tampos, frontões, fachadas e na criação de móveis. Porém, por apresentar resina em sua composição, pode apresentar problemas com calor em excesso. Apoiar panelas quentes com frequência, por exemplo, pode comprometer o brilho ou amarelar a peça. 

DEKTON®

Cozinha com piso de madeira, bancada com Dekton Laurent preto e detalhes dourados, quatro banquetas de madeira, lâmpadas pendentes, marcenaria com fogão
Bancada em Dekton Laurent (Foto: Cosentino / Divulgação)

O Dekton é produzido pela Cosentino. O revestimento é feito a partir da mistura de matérias-primas utilizadas para fabricar vidro, porcelana e superfícies de quartzo, tudo ultracompactado e prensado por 25 mil toneladas. 

Distingue-se dos concorrentes por não utilizar resina em sua composição. Por isso, pode ser empregado em áreas externas e é bastante resistente a temperaturas altas. Tem baixíssima absorção de líquidos e alta resistência a desgastes, riscos, impactos e temperaturas altas. 

Disponível em 15 cores e diferentes acabamentos, o fabricante oferece até 25 anos de garantia. Com tantas vantagens, você já deve imaginar que o preço deste produto é um pouco mais elevado que o dos demais. 

CONFIRA: NOVE MOTIVOS PARA USAR O SILESTONE® NAS BANCADAS DE COZINHAS E BANHEIROS

SILESTONE®

Bancada de cozinha e frontão em Silestone Bianco Colacatta branco e armários brancos
Silestone Bianco Calacatta (Foto: Cosentino / Divulgação)

Também produzido pela Cosentino, o Silestone é uma superfície sólida composta por quartzo natural (mais de 90%), resina de poliéster para conectar as partículas e pigmentos especiais. É possível encontrar materiais semelhantes no catálogo de outras marcas, como o Caesarstone. A maior diferença está nas cores e na garantia, já que a Cosentino oferece 25 anos. 

Apresenta baixíssima absorção de líquidos e alta resistência a desgastes, riscos e impactos. Além disso, tem propriedade antibacteriana à base de íons de prata que inibe a reprodução de bactérias, ou seja, é super-higiênico. É indicado apenas para ambientes internos, revestindo pisos, paredes, tampos, móveis, frontões e bancadas.

Por ter resina em sua composição, deve-se evitar o uso em áreas externas, pois a exposição a raios UV pode alterar a cor do material. Evite também o contato de panelas ou recipientes quentes sobre a superfície.

NANOGLASS

Bancada de cozinha em nanoglass e marcenaria toda branca
Bancada da cozinha em Nanoglass (Foto: MHM Pedras / Divulgação)

O Nanoglass é uma pedra composta de minerais e vidro, por isso, é a única do mercado que possui um brilho mais leitoso. Produzida na China, ela não costuma apresentar garantias, mas tem baixa absorção de líquidos, aparência homogênea e alta resistência a desgastes, riscos e impactos.

Com aspecto cristalizado, possui uma única cor, que é o branco. Não suporta temperaturas altas, ou seja, nada de colocar a panela em cima da bancada, por exemplo, pois ele pode manchar ou até rachar. Por ser uma superfície muito rígida, pode trincar quando não polida.  Indicado para áreas internas, pode ser aplicado em ambientes internos e externos, revestindo pisos, paredes, tampos e bancadas.

Lâminas porcelânicas ou sinterizadas

Bancada branca com lâminas sinterizadas
Combinação de lâminas sinterizadas em bancada (Foto: Sardep Marmoraria) 

Fabricadas em diversos países, existem várias marcas de lâminas porcelânicas ou sinterizadas. Elas são feitas a partir de uma base de minerais na indústria e, geralmente, apresentam grandes formatos e uma variedade de espessuras. No mercado, há diversas opções de cores, com acabamento acetinado ou natural. 

Podem ser aplicadas em áreas externas e internas, sendo uma opção leve, higiênica e impermeável. Possuem elevada resistência ao fogo, calor, manchas e flexão. 

NEOLITH®

Bancada e frontão em Neolith Colacatta branco e marcenaria marrom
Bancada e frontão em Neolith Calacatta (Foto: Neolith / Divulgação)

O Neolith é uma das lâminas sinterizadas mais famosas, fabricada pela empresa espanhola de mesmo nome. É composto de minerais 100% naturais, provenientes do granito, do vidro e da sílica, e óxidos naturais. Sendo assim, não utiliza nenhuma matéria-prima nociva ao meio ambiente. 

É um material impermeável, resistente ao fogo, calor, a manchas e à flexão. Indicado para inúmeras aplicações interiores e exteriores, nas áreas comerciais e residenciais, como pisos, paredes, bancadas, fachadas, revestimentos e mobiliário. Está disponível em mais de 100 cores e acabamentos distintos, desde texturas rugosas com relevo até brilhantes polidos com reflexos lineares.

Lilian Santos
Calendario 19 novembro 2021 Lilian Santos

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais