Nove motivos para usar o Silestone® nas bancadas de cozinhas e banheiros

Escolher acabamentos duráveis, com alta resistência ao uso do dia a dia, e ainda contar com uma superfície bonita, com um design que se encaixa perfeitamente ao seu projeto de interiores. Essas são algumas das características do Silestone®, um revestimento exclusivo do grupo Cosentino, empregado principalmente em bancadas de cozinhas e banheiros. Mas afinal, o […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 28 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Escolher acabamentos duráveis, com alta resistência ao uso do dia a dia, e ainda contar com uma superfície bonita, com um design que se encaixa perfeitamente ao seu projeto de interiores. Essas são algumas das características do Silestone®, um revestimento exclusivo do grupo Cosentino, empregado principalmente em bancadas de cozinhas e banheiros. Mas afinal, o que é Silestone®?

O Silestone® é o principal aglomerado de Quartzo Natural do mercado, criado para dar cor e textura às superfícies. Ele é composto por 94% de quartzo e o restante do percentual é formado por uma mistura de resina de poliéster e pigmentos. Por ser constituído por minerais de alta qualidade, possui dureza e resistência superiores, o que o torna uma excelente opção para utilização não só em bancadas de cozinhas e banheiros, como também em pisos e revestimentos de parede com quantidade reduzida de juntas.

Uma coisa que sempre falamos no blog é sobre escolher os materiais do projeto de acordo com a necessidade e o uso dos moradores. Quando falamos do Silestone®, estamos tratando de um produto que atende a diferentes formas de morar, desde um imóvel para uma pessoa solteira, que preze pela durabilidade e sofisticação dos acabamentos, até famílias grandes com pessoas de diferentes faixas etárias e que primam pela praticidade no cotidiano sem ter que se preocupar com manchas e riscos.

As propriedades químicas e físicas do produto, aperfeiçoadas ao longo de anos de pesquisas, aliada à sua composição feita quase integralmente de quartzo, que apresenta um elevado grau de dureza, traz uma série de vantagens. Confira cada uma delas!

  1. Resistente a manchas

O Silestone® é uma superfície não porosa, o que o torna altamente resistente a manchas de café, vinho, óleo, vinagre, maquiagem e muitos outros produtos de uso diário.

  1. Resistente a ácidos

O quartzo, que constitui a maior parte do produto, é um dos minerais mais duros que existem. Isso torna as superfícies muito duráveis, com alto nível de resistência a danos externos, inclusive aos ácidos cítricos presente em alguns alimentos.

  1. Resistente a risco

Graças à dureza natural do quartzo, Silestone® possui altíssima resistência a riscos, o que possibilita ao usuário maior liberdade para manipular todo tipo de objetos no dia a dia, sem a preocupação de danificar a superfície.

CONFIRA: COSENTINO LANÇA SUNLIT DAYS, A PRIMEIRA COLEÇÃO CARBONO NEUTRO DE SILESTONE®

  1. Resistente a impactos

O alto nível de resistência a impactos de Silestone® permite que objetos muito duros, como potes, bandejas, tábuas etc., sejam manuseados com total facilidade.

  1. Garantia de 25 anos

Silestone® é a única marca que oferece garantia certificada, por escrito. Apenas uma empresa líder mundial na produção de superfícies para cozinha poderia oferecer uma garantia real de 25 anos sobre seus produtos. A garantida além de estendida, também é transferível e oferecida desde janeiro de 2015 e para obtê-la, basta que o usuário registre o produto no site da empresa, mediante a nota fiscal, em um prazo de até seis meses após a compra.

  1. Sem limitação no design

Além da resistência incomparável, Silestone® é um material que possibilita explorar a criatividade e os estilos por meio de sua ampla gama de cores, acabamentos, espessuras e tipos de uso. O produto está disponível com os acabamentos Polido (brilho), Suede (acetinado) e Volcano (textura rugosa), em espessuras de 12mm, 20mm e 30mm, com variação de tamanhos dependendo do tipo de uso: chapas de (306x104cm) e tamanho Jumbo (325x159cm) para bancadas de cozinhas e banheiros e revestimento de paredes. Já para utilização em piso há opções de 30×30 cm, 40×40 cm, 60x60cm, 60×30 cm e 60×40 cm.

  1. Desenho de veia

O processo de fabricação de Silestone® tem o mesmo desenho em toda sua profundidade, conhecido como “full body”, por isso permite realizar qualquer tipo de projeto onde as laterais ou mesmo o verso da chapa sejam aparentes.

  1. Gama de cores

Todo o portfólio conta com cerca de 50 tons diferentes, e recentemente a marca lançou a Coleção Sunlit Days, com cinco padrões inspirados no mediterrâneo, na conexão com a natureza e, acima de tudo, na cor, por meio de uma viagem pela luz, com um estilo fresco e tons mediterrânicos, inspirada nos valores humanos e numa forma de viver simples e profunda. Faro White, Cincel Grey, Arcilla Red, Cala Blue e Posidonia Green são os padrões que integram esta coleção e cada um deles é inspirado em uma persona, em seu modo de vida e nas sensações que a região desperta em cada um deles.

Bancada branca de banheiro com cuba cinza

Faro White homenageia as paredes brancas da arquitetura mediterrânea banhadas de sol, simbolizando pureza, simplicidade e serenidade. É inspirada nos faróis que apontam o caminho dos navios e se caracteriza por uma textura sedosa e macia. Traz consigo a nostalgia da lembrança da quase extinta profissão de faroleiro e das histórias que se perpetuam através dos tempos.

bancada de cozinha Cincel Grey com cuba embutida

O Cincel Grey é um cinza sedoso de granulação fina, em um tom que tem melhor desempenho quando banhado pela luz. É neutro e versátil, equilibrado entre quente e frio, com uma textura macia é cativante.

bancada de banheiro com superfície Arcilla Red combinando com revestimento da parede e cuba branca

Arcilla Red se apresenta como um vermelho em tons de fogo com cheiro de terra molhada. Um ar terroso que evoca a uma explosão de cor, força, paixão e caráter, por meio de uma textura macia que combina harmoniosamente com sua beleza. Uma cor exuberante que instiga a sensação de estabilidade ao promover uma ligação com a terra e a natureza, inspirando o cuidado e a dedicação.

bancada em tom azul claro

Uma coleção que pode ser utilizada em bancadas de cozinhas e banheiros, inspirada no mediterrâneo não poderia deixar de homenagear o mar. O tom Cala Blue é um azul profundo e sofisticado que vibra com o resto dos elementos que o rodeiam. Sua textura parece uma carícia, como a brisa do mar.

bancada de banheiro posidonia green com cuba embutida

Posidonia Green transmite a beleza dos prados Posidonia por meio de um tom de verde que remete a energia, alegria e a natureza, em uma proposta pronta para surpreender e hipnotizar. A sua textura macia e delicada é complementada por esta tonalidade harmoniosa, que encanta o olhar.

  1. Compromisso com o meio ambiente

Ao longo das duas últimas décadas, a Cosentino tem colocado no cerne de suas ações  a sustentabilidade. Desde 2015 se comprometeu com uma mudança no modelo de negócio que lhe permite cumprir seu compromisso com suas metas de desenvolvimento sustentável, desde seus processos industriais até a criação dos produtos. 

Atualmente 75% dos materiais utilizados são reciclados (vidros, espelhos, porcelanas, cinzas vitricadas) e os 25% restantes são compostos por uma mistura de quartzo, pedra natural, pigmento, areia e resina. No ano passado, o grupo traçou um Plano Estratégico de Emissões de gases até 2030 e tornou o Dekton, um produto neutro em carbono.

A última coleção, Sunlit Days, reflete essa preocupação e compromisso constante da marca, sendo primeira linha neutra em carbono da indústria de superfícies de quartzo e pedras compostas. Este marco demonstra o empenho em questões de sustentabilidade e destaca as iniciativas de gestão ambiental realizadas há anos pelo Grupo Cosentino. Para alcançar este novo marco na indústria, a companhia se compromete a compensar as emissões de CO² de todo o ciclo de vida da série Silestone® Sunlit Days. Para isso, conta com diversos projetos de compensação voluntária, devidamente certificados e no âmbito do Mercado Voluntário de Carbono. 

Essa iniciativa também é complementada por um programa de parceria para a preservação do fundo do mar, com ações realizadas em conjunto com a ONG Equilibrio Marino, que atua na coleta de plásticos, redes e ferramentas descartadas em recifes, fundos marinhos, praias e costas da Posidonia, no Mediterrâneo, com o objetivo de recuperação dos prados da região, necessários para reduzir o CO² e restaurar a vida marinha.

Sobre a Cosentino

O Grupo Cosentino é uma empresa espanhola global, de propriedade familiar, que produz e distribui superfícies inovadoras de valor elevado para o mundo do design e da arquitetura, por meio de soluções com design e valor, inspirando a vida das pessoas.

Este objetivo é possível graças às marcas pioneiras e líderes em seus respectivos segmentos, tais como Silestone®, Dekton® Sensa by Cosentino®. Superfícies tecnologicamente avançadas que permitem a criação de ambientes e designs únicos para espaços residenciais e públicos.

O grupo baseia seu desenvolvimento na expansão internacional, um programa inovador de pesquisa e desenvolvimento, respeito pelo meio ambiente e sustentabilidade, e seu constante compromisso com a sociedade e as comunidades locais onde opera, educação, igualdade, saúde e segurança.

O Grupo Cosentino atualmente distribui seus produtos e marcas em mais de 80 países, a partir de sua sede em Almeria, Espanha. A empresa está presente em 32 países com ativos próprios. O grupo tem sete fábricas (seis na Espanha e uma no Brasil), uma plataforma de logística inteligente na Espanha, e mais de 120 unidades comerciais e de negócios ao redor do mundo. Mais de 90% do faturamento do Grupo vem do mercado internacional.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 28 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais