Cozinhas de apartamentos pequenos tendem a ser desafiadoras, mas com um bom planejamento estratégico é possível transformar este espaço em um ambiente funcional e esteticamente agradável.
Para otimizar o uso do espaço, é fundamental pensar em uma boa marcenaria. Móveis planejados ou sob medida permitem aproveitar melhor o pé-direito e cada centímetro disponível. As prateleiras e nichos ajudam a manter os itens de uso diário ao alcance das mãos e trazem maior leveza ao layout.
Com metragens reduzidas, outra excelente opção é integrar os ambientes sociais. Ao eliminar as paredes, uma bancada ou ilha pode funcionar como divisória e ainda servir de apoio para refeições rápidas. Se essa for a sua escolha, certifique-se de escolher revestimentos que combinam com os demais ambientes.
A seguir, confira 36 projetos de cozinhas em apartamentos pequenos com boas soluções para melhor aproveitamento do espaço!
- No projeto do escritório Ao Quadrado Arquitetura, os armários de MDF laqueado de verde fosco e a bancada flutuante trazem dinamismo à cozinha pequena.
- A marcenaria curva da cozinha foi a solução encontrada pelo escritório Apó Arquitetura para melhorar a circulação e fluidez no apê de 45 m² .
- A bancada com cooktop desta cozinha foi feita de alvenaria, com acabamento de cimento, e ocupa um espaço central no apartamento pequeno do escritório LCAC Arquitetura.
- No apartamento da Triart Arquitetura, a cozinha verde equilibra os elementos frios do projeto, como o concreto, o cimento e o aço.
- O arquiteto Pedro Haruf escolheu armários pretos para a cozinha ficar mais discreta no apartamento pequeno e integrado. A geladeira fica embutida na marcenaria e o fogão e o micro-ondas seguem a paleta.
- Na cozinha integrada assinada pelo escritório Lilutz Arquitetura, os armários verde menta compõem perfeitamente com a madeira escolhida para a marcenaria de todo o living.
- A cozinha integrada do escritório Eloy e Freitas Arquitetura possui conceito clean e minimalista, com paleta cinza. Bancada, balcão e frontão foram executados em porcelanato.
- No projeto do escritório InTown Arquitetura, para melhor aproveitamento de espaço, a ilha da cozinha tem uma extensão de madeira, que funciona como mesa de jantar.
- Com layout em L, a cozinha do escritório Arquiteto em Casa utilizou a marcenaria sob medida para melhor aproveitamento de espaço. De um lado, fica a bancada com cooktop e pia, do outro, armário com forno e microondas.
- Os azulejos coloridos dão um toque despojado à cozinha do Estúdio BRA, que ganhou armários suspensos no mesmo tom de azul claro.
- No estúdio projetado pelo arquiteto Gustavo Palma, a cozinha possui uma paleta sóbria, acompanhando a estética industrial do closet ao lado, com portas de serralheria e vidro canelado.
- Separada da sala de jantar apenas pela bancada de preparo com cooktop, a cozinha projetada pela arquiteta Marcela Wandenkolk recebeu revestimento azul para complementar a decoração.
- No projeto do escritório CoDA Arquitetos, o granito branco Itaúnas foi usado na bancada do banheiro e da cozinha para garantir unidade ao apartamento pequeno.
- A cozinha projetada pelas arquitetas Livia Dalmaso e Duda Senna tem uma península arredondada no mesmo tom de verde dos armários.
- Projetado pelo arquiteto Raphael Assaf e reformado pela construtora Help Reforma e Construção, este apartamento pequeno ganhou uma cozinha com efeito-caixa, graças ao teto preto e porcelanato cinza aplicado nas paredes e nas bancadas.
- Para ganhar espaço nessa cozinha, o escritório ACF Arquitetura criou prateleiras verdes cobertas apenas por um vitrô deslizável. Nas alturas, também fica o micro-ondas, a fim de liberar o espaço da pequena bancada.
- No projeto da arquiteta Flávia Franco, a bancada em U permitiu o máximo aproveitamento da pequena cozinha, integrada à sala de estar.
- Os azulejos rosas da cozinha são o destaque deste apartamento, cujos armários criam um contraponto sóbrio. Projeto do escritório Studio 92 Arquitetura.
- Na cozinha do escritório Zalc Arq, a bancada de madeira ripada e uma estrutura suspensa de serralheria trazem movimento para a composição.
- No projeto do escritório Beta Arquitetura, a cozinha ocupa um corredor, integrada à sala pela bancada de granito.
CONFIRA: BANCADA DE PORCELANATO NA COZINHA: 25 PROJETOS PARA SE INSPIRAR
- Apesar de estreita, a cozinha projetada pelo Studio 92 tem bastante espaço de armazenamento, com armários e nichos azul-claros.
- A cozinha projetada pelo escritório Antonio Armando de Araújo Arquitetura é compacta, porém funcional, graças ao bom uso da marcenaria.
- A arquiteta Marina Carvalho criou uma cozinha alegre, porém não muito chamativa, usando nos armários um tom sobre tom de azul.
- No projeto da designer de interiores Júlia Otaga, o porcelanato preto com grandes veios brancos domina a cozinha, revestindo frontão, bancada e ilha de refeições.
- Para criar uma unidade no apartamento pequeno, projetado pelo escritório Tatiane Waileman Arquitetura, o verde do sofá foi replicado nos ladrilhos da cozinha.
- A cozinha pequena e minimalista projetada pelo arquiteto Rafael Zalc recebeu a península arredondada de Corian, material que permite moldar formas orgânicas.
- O arquiteto Gabriel Cordeiro trouxe uma solução para quem aprecia a estética da cozinha integrada, mas não gosta do cheiro de comida: a divisória em vidro.
- Na cozinha da arquiteta Amanda Miranda, os azulejos foram instalados na paginação de estilo espinha de peixe, trazendo maior dinamismo para o ambiente.
- A cozinha assinada por Paula Costa combina diversos revestimentos, como os azulejos geométricos no frontão, ripado de madeira na parede, Dekton na bancada e cimento queimado no teto.
- Na cozinha americana projetada pelo escritório Lene Arquitetos, o próprio balcão foi aproveitado como um armário para armazenamento na parte inferior, criando unidade e funcionalidade.
- O escritório Lelalo Arquitetura e Design apostou em uma parede lateral revestida com um grande painel ripado para embutir a geladeira e ainda comportar os armários da cozinha.
- Bancadas vazadas para refeições rápidas são sempre uma boa opção para a cozinha em apartamentos pequenos, como fez o arquiteto Rafael Ramos.
- O escritório Tripper Arquitetura abriu a cozinha para a sala e deu toques industriais ao espaço com esquadrias, armários e bancadas pretas.
- No projeto do arquiteto Diego Revollo, os armários da cozinha são simples e discretos, favorecendo a organização do espaço. O destaque fica para o teto e a porta de entrada, pintados em verde água.
- No projeto do escritório Mirá Arquitetura, a área funcional da cozinha, com pia, cooktop e forno, foi encaixada entre geladeira e lavanderia.
- A ideia da arquiteta Vinícia Brandão foi sair do tradicional com armários verdes na cozinha, mas sem ousar demais, o que facilitaria uma futura locação do imóvel.