50 cozinhas planejadas para se inspirar

A cozinha planejada é aquela em que os móveis são produzidos sob medida. No geral, quando utilizamos este termo estamos nos referindo à marcenaria desenhada por um arquiteto ou designer de interiores e executada por um terceiro.  Se, há alguns anos, uma cozinha planejada estava fora do orçamento da maioria dos brasileiros, hoje, ela é […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 24 dezembro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

A cozinha planejada é aquela em que os móveis são produzidos sob medida. No geral, quando utilizamos este termo estamos nos referindo à marcenaria desenhada por um arquiteto ou designer de interiores e executada por um terceiro. 

Se, há alguns anos, uma cozinha planejada estava fora do orçamento da maioria dos brasileiros, hoje, ela é mais acessível e a melhor opção para aproveitar melhor pequenos espaços, favorecer a circulação e agregar em estética ao projeto. 

O primeiro passo é compreender os hábitos daquela família para, então, determinar quais são os eletrodomésticos necessários e desenhar a marcenaria em torno disso. Outra vantagem dos armários planejados é poder projetá-los conforme os utensílios que você possui em casa, suas louças, panelas, talheres, copos, taças, etc. 

Além disso, hoje, vemos diversos nichos criados para expor plantas, cerâmicas e objetos de decoração. Dá para apostar em lâmpadas de LED, diferentes acabamentos, mecanismos de abertura e puxadores. Tudo isso deve ser definido conforme a necessidade e o gosto do morador. 

A seguir, confira 50 cozinhas planejadas para se inspirar!

  1. O escritório Studio 92 Arquitetura projetou a cozinha com armários em tom romântico, que contrasta com a prateleira suspensa preta de serralheria e a madeira do piso. 

Projeto do escritório Studio 92 Arquitetura (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

 

  1. O azul-cobalto usado nos armários se destaca em contraste com os revestimentos sóbrios e modernos no projeto do escritório LL Arquitetura. 

Projeto do escritório LL Arquitetura (Foto: Kelly Queiroz Fotografia / Divulgação)

 

  1. No projeto da arquiteta Vinícia Brandão, os armários de MDF misturam verde e areia para sair do lugar-comum, mas sem ousar demais. 

Projeto da arquiteta Vinícia Brandão (Foto: Carolina Mossin / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório FPBF Arquitetura a solução para ocultar a antiga lavanderia foi desenhar um armário mimetizado com portas-camarão, que, quando fechado, mescla-se aos demais.

Projeto do escritório FPBF Arquitetura (Foto: Fernando Crescenti / Divulgação)

 

  1. Com desenho do escritório Spazio Arquitetura, um dos armários da cozinha aberta tem portas de vidro aramado, que dá efeito translúcido sem revelar totalmente o que tem dentro.

Projeto do escritório Spazio Arquitetura (Foto: Thiago Travesso / Divulgação)

 

  1. Na cozinha americana projetada pelo escritório Lene Arquitetos, o próprio balcão foi aproveitado como um armário para armazenamento na parte inferior, criando unidade e funcionalidade. 

Projeto do escritório Lene Arquitetos(Foto: Luciano Sessa / Divulgação)

 

  1. Nesta cozinha projetada pelo arquiteto Diego Revollo, o armário suspenso ganhou iluminação tanto na parte superior como embaixo do móvel para destacar a bancada. 

Projeto do arquiteto Diego Revollo (Foto: Alain Brugier / Divulgação)

 

  1. A arquiteta Marina Carvalho criou uma cozinha com armários azuis. No lugar da alvenaria, um móvel sob medida tem multifunção: passa-prato, cantinho do café e área da adega, além de nichos e gavetas que organizam tudo no apê. 

Projeto da arquiteta Marina Carvalho (Foto: Evelyn Müller / Divulgação)

 

  1. No projeto de Patrícia Gasparelo de Alborta, a área de serviço fica dentro dos armários da cozinha para ganhar espaço. 

Projeto de Patrícia Gasparelo de Alborta (Foto: Divulgação / GPE Incorporadora)

 

  1. Na cozinha integrada assinada pelo escritório Lilutz Arquitetura, os armários coloridos compõem perfeitamente com a planta pendente disposta em um dos nichos. 

Projeto do escritório Lilutz Arquitetura (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

 

  1. A cozinha projetada pelo escritório Mandril Arquitetura traz dois tons de rosa no piso e um terceiro, de aspecto mais queimado, nos armários baixos, que contrastam com os suspensos de acabamento amadeirado. 

Projeto do escritório Mandril Arquitetura (Foto: Divulgação / Mariana Orsi)

 

  1. O escritório Lelalo Arquitetura e Design apostou em uma parede lateral revestida com um grande painel ripado para embutir a geladeira e ainda comportar os armários. 

Projeto do escritório Lelalo Arquitetura e Design (Foto: Joana França / Divulgação)

 

  1. Tons amadeirados nos armários da cozinha são bem-vindos quando a intenção é compor com plantas, como neste projeto assinado pela arquiteta Flávia Theodorovitz. 

Projeto da arquiteta Flávia Theodorovitz (Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Duda Senna Arquitetura, os armários combinam dois tons: a parte suspensa foi executada com cinza e a inferior em goiaba. 

Projeto do escritório Duda Senna Arquitetura (Foto: João Paulo Oliveira / Divulgação)

 

  1. O arquiteto Fábio Frutuoso usou uma composição de laranja e azul nos armários a pedido do proprietário, pois lembra a cozinha onde ele cresceu e aprendeu a gostar de cozinhar. 

Projeto do arquiteto Fábio Frutuoso (Foto: Leila Viegas / Divulgação)

 

  1. O arquiteto Rafael Ramos misturou armários superiores brancos e inferiores amadeirados em busca de um contraste de materiais na cozinha. 

Projeto do arquiteto Rafael Ramos (Foto: Luiza Schreier / Divulgação)

 

  1. A arquiteta Claudia Alionis usou elementos de fácil manutenção, entre eles os armários suspensos com vidro martelado, que traz um ar retrô. 

Projeto da arquiteta Claudia Alionis (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

 

  1. No projeto de Leo Romano, o degradê de azuis nos armários com portas de vidro laqueadas internamente reforça a suavidade e a simplicidade dos tijolos 

Projeto de Leo Romano (Foto: Lufe Gomes / Editora Globo)

 

  1. Na cozinha projetada pelo escritório ACF Arquitetura, cooktop, forno e micro-ondas dividem espaço com as prateleiras suspensas e seu vitrô móvel. 

Projeto do escritório ACF Arquitetura (Foto: Evelyn Müller / Divulgação)

 

  1. O bloco de madeira rovere canova desenhado pelo escritório Andrade & Mello Arquitetura foi complementado por um armário com portas de vidro. 

Projeto do escritório Andrade & Mello Arquitetura (Foto: Emerson Rodrigues / Divulgação)

 

  1. Na cozinha projetada pelo Estúdio Urbhá, os armários brancos ganharam detalhes em madeira, como a bancada. 

Projeto do Estúdio Urbhá (Foto: Manu Oristanio / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Loft87, a marcenaria integra a sala, a cozinha e a varanda deste apartamento. Para dar um respiro ao layout e servir de apoio ao lado do fogão, um nicho central foi embutido na madeira. Os puxadores também mudam, de acordo com a praticidade de abertura para cada região da cozinha pequena.

Projeto do escritório Loft87 (Foto: Mariana Ortis / Divulgação)

 

  1. No projeto do Studio 92, de um lado, as prateleiras ocupam menos espaço do que um armário convencional e ainda colaboram com a decoração. Do outro, os compartimentos ocupam os dois extremos do pé-direito.

Projeto do Studio 92 (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

 

  1. Para ter os temperos à mão, os armários mais altos ganharam um nicho estreito, que acomoda apenas itens pequenos como saleiros, dosadores e livros de culinária. Projeto do escritório britânico Rise Design Studio.

Projeto do escritório britânico Rise Design Studio (Foto: Ståle Eriksen/Reprodução)

 

  1. No projeto do designer Paulo Azeco, o fogão industrial que o morador já possuía combinou com a bancada, a parede e a prateleira de concreto moldados na obra. O armário de preto fosco complementa perfeitamente a decoração.

Projeto do designer Paulo Azeco (Foto: Christian Maldonado / Editora Globo)

 

  1. A cozinha projetada pela arquiteta Marcela Wandenkolk é de estilo provençal, em referência aos anos que o morador viveu na Bolívia, e que dialoga com o restante do mobiliário moderno por meio do azul.

Projeto da arquiteta Marcela Wandenkolk (Foto: Renato Navarro / Divulgação)

 

  1. Feitos de marcenaria sob medida desenhada pelo 3P Studio, os armários ganharam tom de verde, que contrasta com a madeira e o forno à lenha de cimento queimado vermelho, cor revitalizada na obra.

Projeto do 3P Studio (Foto: Rafael Ribeiro / Divulgação)

 

  1. Na cozinha industrial projetada pelo Estúdio Maré, os eletrodomésticos passam despercebidos em meio aos armários escuros sob medida. 

Projeto do Estúdio Maré (Foto: Luiz Franco / Divulgação)

 

  1. Na cozinha projetada pelo Estúdio Glik de Interiores, o tom cinza dos armários planejados e da pintura das paredes é quebrado pelo freijó da marcenaria. 

Projeto do Estúdio Glik de Interiores (Foto: Cacá Bratke / Divulgação)

 

  1. A marcenaria escura da cozinha projetada pela arquiteta Mariana Olha funciona como um contorno de destaque para o canto mais funcional do ambiente. 

Projeto da Mariana Olha (Foto: Divulgação)

 

  1. Os tons terracota e louro-freijó nos armários se contrapõe ao concreto e ao revestimento verde-claro do frontão no projeto do Voilà Studio. 

Projeto do Voilà Studio (Foto: Roberta Gewehr / Divulgação)

 

  1. No projeto da arquiteta Flavia Cardim e do designer de interiores Alison Limontt, a cozinha recebeu armários descolados na cor preta com alguns detalhes em branco.

Projeto da arquiteta Flavia Cardim e do designer de interiores Alison Limontt (Foto: Divulgação)

 

  1. No projeto do Studio Vista Arquitetura, toda a marcenaria da local foi executada em cinza para equilibrar com o piso vinílico amadeirado. 

Projeto do Studio Vista Arquitetura (Foto: Maura Mello / Divulgação)

 

  1. O arquiteto escolheu armários pretos para a cozinha ficar mais discreta no espaço. A geladeira fica embutida na marcenaria e o fogão e o micro-ondas seguem a paleta. 

Projeto do arquiteto Pedro Haruf (Foto: Dentro Fotografia / Divulgação)

 

  1. Na cozinha projetada pela Triart Arquitetura, os armários ripados verdes equilibram a abundância dos elementos frios, entre eles, o concreto, o cimento e o aço. 

Projeto da Triart Arquitetura (Foto: Renato Navarro / Divulgação)

 

  1. A madeira cabreúva nos nichos e os puxadores de latão conferem uma dose de sofisticação ao projeto de Mona Singal e Rafael Zalc. 

Projeto de Mona Singal e Rafael Zalc (Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação)

 

  1. A obra de Tarsila do Amaral, “Abaporu”, ajudou o arquiteto Renato Mendonça a definir a paleta só com cores primárias da cozinha. 

Projeto do arquiteto Renato Mendonça (Foto: Lufe Gomes / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Bloco Arquitetos, a cozinha foi ampliada para a antiga área de serviço, com armários revestidos de lâmina de freijó.

Projeto do escritório Bloco Arquitetos (Foto: Joana França / Divulgação)

 

  1. A marcenaria desenhada pelo escritório Macaxá Arquitetura foi executada com fórmica verde pastel, laca cinza e folha de madeira carvalho americano. 

Projeto do escritório Macaxá Arquitetura (Foto: Gizele Rampazzo / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Beta Arquitetura, a cozinha ganhou armários planejados e bancada de quartzo calacata. 

Projeto do escritório Beta Arquitetura (Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio / Divulgação)

 

 41. No projeto do estúdio Ali Vivoda Interiors, a cozinha traz um equilíbrio perfeito entre o antigo e o novo. Sua paleta de cores concentra-se em tons claros, principalmente nos grandes armários planejados que cobrem toda a parede principal. 

Projeto do estúdio Ali Vivoda Interiors (Foto: Nick Glimenakis / Divulgação)

 

  42. É possível ouvir o barulho do mar e sentir o frescor da maresia só de olhar para esta cozinha. Na reforma comandada pelo estúdio Anja Michals Design, o espaço ganhou grandes espaços de armazenamento planejados em um tom azul bebê.

Projeto do estúdio Anja Michals Design (Foto: Jessica Burke / Divulgação)

 

   43. Com armários em verde menta,  a marcenaria planejada garantiu a criação de uma torre quente sob medida nessa cozinha projetada pelo Estúdio Volpert. 

Projeto do Estúdio Volpert (Foto: Rafael Renzo)

 

    44. Armários na cor verde e madeira são os protagonistas no projeto de reforma da arquiteta Lenina Pacheco.

Projeto da arquiteta Lenina Pacheco (Foto: Favaro Jr. / Divulgação)

 

   45. No projeto da arquiteta Djanira Cabral, o estilo provençal dos armários se contrapôs à estética escandinava dos outros ambientes e, ao mesmo tempo, trouxe um charme a mais para o todo. 

Projeto da arquiteta Djanira Cabral (Foto: OPE! / Divulgação)

 

   46. No projeto da designer de interiores Magdalena Keck, o mármore envolve toda a parede dos fundos da cozinha e forma os balcões e o tampo da ilha. Os armários pretos de aço foram personalizados com portas de vidro com nervuras, fornecendo um vínculo visual com o par de luminárias pendentes. 

Projeto  da designer de interiores Magdalena Keck (Foto: Jeff Cate)

 

    47. No projeto do arquiteto Gabriel Mazorra, o forro no teto na cor verde e os armários em tom terracota contrastam com o aço utilizado para criar um ambiente industrial para a área de refeições. 

Projeto do arquiteto Gabriel Mazorra (Foto: Sidney Doll)

 

    48. Atemporal, com emprego maciço de materiais naturais, esta cozinha pedia uma marcenaria mais neutra. Por isso, a arquiteta Letícia Morais optou pelo tom acinzentado. 

Projeto da arquiteta Letícia Morais (Foto: Bruno Meneghitti)

 

   49. Na cozinha da arquiteta Livia Ornellas, vale destacar o tom terracota do acabamento em laca do armário superior. Para equilibrar visualmente, tanto os armários inferiores como os móveis são de madeira clara.

Projeto da arquiteta Livia Ornellas (Foto: Re Freitas)

 

   50. No projeto da designer de interiores Joan Enger, a marcenaria foi planejada para aproveitar cada cm do pé-direito alto da cozinha. 

Projeto da designer de interiores Joan Enger (Foto: Tim Lenz/Divulgação)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 24 dezembro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais