Quando falamos em uma paleta neutra, logo vem à mente tons de branco e bege. Na realidade, as cores neutras são branco, preto e cinza, por apresentarem baixa intensidade, baixa saturação, pouco reflexo e pouca energia. Não à toa, o preto é uma excelente base para ambientes monocromáticos, minimalistas e elegantes.
Nos últimos anos, muitos arquitetos e designers de interiores conseguiram vencer o preconceito geral com banheiros pretos. Além da estética sofisticada, porcelanatos, pedras naturais e louças escuras são opções interessantes para disfarçar a sujeira, e facilitar a limpeza diária.
A principal forma de intensificar qualquer cor no ambiente é imprimi-la no piso e nas paredes. Rejuntes brancos trazem mais dinamismo a azulejos e pequenos formatos, enquanto rejuntes escuros ajudam a valorizar a amplitude de grandes formatos. Aliás, a sensação de amplitude precisa ser considerada em lavabos e banheiros pequenos, uma vez que tons escuros tendem a “reduzir” o ambiente.
Se você ainda tem receio de mergulhar nos tons escuros, é possível apostar na cor em acabamentos, como bancadas, serralherias, esquadrias, louças e metais. Nos ambientes a seguir, confira 27 ideias de como adotar o preto de forma predominante em banheiros!
- O banheiro do escritório Projetar Engenharia e Arquitetura para a CASACOR Minas Gerais comprova que o preto também pode proporcionar uma experiência relaxante, como um refúgio. O jardim vertical aparece em um ambiente noir, com paredes na cor lápis preto e cubas pretas.
- O muxarabi metálico no teto do boxe garante uma iluminação suave no banheiro projetado pelo arquiteto João Panaggio. O perfil preto segue a paleta escura do restante do ambiente.
- O banheiro da influenciadora britânica Jess Hurrell recebeu piso de azulejos decorados, paredes pretas e acabamentos escuros. Para trazer pontos de cor ao espaço, ela apostou ainda em um gabinete de latão dourado e em plantas.
- No banheiro projetado por Roberto Migotto para a Deca, na CASACOR São Paulo 2022, louças, metais e acessórios pretos foram combinado à madeira clara e à leve rusticidade dos revestimentos.
- No projeto do escritório Loft87, os tons escuros prevalecem, com destaque para o piso preto de seixo rolado. Bancada, nicho, louças e esquadrias também são pretas.
- O lavabo de Wal Bastos para a Casacor Sergipe foi inspirado nas belezas naturais dos rios subterrâneos do Riviera Maya, em Cancun, com mármore preto.
- O lavabo do arquiteto Maycon Altera traz destaque aos azulejos pretos com rejunte branco. Louças, metais e armários também ganham acabamentos escuros.
- Neste banheiro do escritório TN Arquitetura, os azulejos cinzas ganham um aspecto mais escuro graças aos acabamentos pretos, como a louça sanitária.
- A arquiteta Kika Mattos apostou no preto e branco para este banheiro. A pintura no teto deixa o banheiro mais sóbrio, em harmonia com a bancada e a marcenaria, também pretas.
- O banheiro público do escritório Cioli Stancioli Arquitetura e Design para a CASACOR Minas Gerais tem teto de vidro com iluminação zenital, que valoriza com o porcelanato marmorizado aplicado no piso e na bancada zig-zag, com cubas pretas.
- Este pequeno lavabo, projetado pelo Studio Drop, aposta em uma paleta de cores preta e cinza. A divisória, a serralheria, os metais e os espelhos pretos reforçam a estética industrial.
- Apesar das paredes brancas, o escritório Zalc Arquitetura apostou no preto para manter o ar minimalista neste banheiro: piso, metais, esquadrias e bancada ganharam a cor.
- No projeto do escritório South Arquitetura, dois banheiros foram transformados em um. Na área das cubas, o porcelanato cinza escuro marca a transição para a área íntima, com subway tiles pretos.
CONFIRA: 40 PROJETOS COM VITRÔ NO BANHEIRO
- No projeto do estúdio russo Cartelle Design, a área molhada foi demarcada com granilite branco, criando contraste em meio a paredes, teto, piso e acabamentos pretos.
- O escritório Flat Arquitetura apostou em revestimentos pretos com diferentes texturas para o lavabo masculino da Casacor Espírito Santo.
- Projetado pelo arquiteto Lucas Lage, o banheiro da suíte principal tem cuba de ardósia preta. O revestimento também foi aplicado na parede do espelho e no boxe.
- Inspirado nas residências modernas do norte europeu, o projeto do Estúdio Gilk de Interiores usou revestimentos escuros para dar um ar elegante e sofisticado ao banheiro.
- Projetado pelo escritório de arquitetura australiano DX Architects, o banheiro com azulejos e banheira preta tem uma atmosfera sóbria, mas repleta de personalidade.
- No projeto assinado pelo Studio Julliana Camargo, o amarelo-mostarda na parede é o contraponto perfeito para a área do box, com azulejos quadrados pretos.
- No projeto do Studio Deux Arquitetura, o boxe até o teto apresenta um recorte para acompanhar a estrutura, valorizado pelo contorno preto. O mesmo porcelanato preto foi aplicado no piso e na parede principal da área molhada.
CONFIRA: TIPOS DE RALOS: COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO PARA O SEU BANHEIRO
- Tons de azul, branco e preto se encontram neste banheiro projetado pelo estúdio INT2architecture. Apesar de misturar outras cores, o espaço recebeu uma área molhada totalmente revestida por azulejos pretos e rejunte branco.
- Neste banheiro do Studio 3.7, o revestimento de seixos escuros nas paredes do boxe atrai os olhares com seu visual natural e sofisticado. A marcenaria foi desenhada pelo Studio 3.7.
- O porcelanato Nero Venato chama a atenção e cria contraste com o restante do apê. O preto e o cinza foram as bases do projeto do escritório Up3 Arquitetura.
- Neste projeto do escritório Flipê Arquitetura, o porcelanato que imita granilite traz estilo e originalidade ao banheiro.
- No banheiro projetado pelo escritório Lez Arquitetura, as pastilhas hexagonais maiores conferem sensação de amplitude. A torneira preta e o espelho emoldurado com ferro pintado complementam a estética escura.
- Banheiro projetado pelo Studio Livia Amendola tem piso de madeira e paredes revestidas com mármore preto, que confere elegância ao decor.
- No projeto de Consuelo Jorge, a pia e a bacia, pretos para combinar com os revestimentos, são separadas virtualmente por um perfilado de alumínio no qual foi inserido uma fita LED.