Como escolher piso para banheiro antiderrapante

O universo dos revestimentos é muito técnico e complexo – há muita informação que você precisa saber antes de iniciar um projeto. Quando falamos em banheiros, as dúvidas se multiplicam. Posso usar o mesmo revestimento dentro e fora do box? Como saber se o piso é seguro para o banheiro? Precisa ser antiderrapante? Essas são […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 02 novembro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Como escolher piso para banheiro antiderrapante

Banheiro projetado pelo escritório HYLA Architects (Foto: Derek Swalwell/Divulgação)

O universo dos revestimentos é muito técnico e complexo – há muita informação que você precisa saber antes de iniciar um projeto. Quando falamos em banheiros, as dúvidas se multiplicam. Posso usar o mesmo revestimento dentro e fora do box? Como saber se o piso é seguro para o banheiro? Precisa ser antiderrapante? Essas são apenas algumas perguntas que recebo diariamente. 

Antes de especificar o piso para o banheiro, é importante definir se estamos tratando de uma área molhada ou molhável. Isso irá determinar se o revestimento precisa ser mais ou menos resistente ao escorregamento, a fim de evitar acidentes.

Área molhada ou molhável

Como escolher piso para banheiro antiderrapante

Em banheiros, é comum escolher revestimentos distintos para a área molhada e molhável, como no projeto de Convene Architecture (Foto: Angela Newton Roy)

Áreas molhadas são ambientes onde a condição de uso ou a exposição a intempéries naturais poderão resultar na formação de uma lâmina de água. Este é o caso de banheiros com chuveiro, mais especificamente, dentro da área do box. Segundo a norma brasileira NBR15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, as áreas molhadas recebem impermeabilização e devem ser totalmente estanques e impedir a penetração de água.

Já as áreas molháveis são aquelas que recebem respingos de água devido ao uso do ambiente ou à exposição a intempéries naturais, mas não o suficiente para acumular grande quantidade de água. É o caso de lavabos ou da área próxima à bancada do banheiro. 

Vale lembrar que caso você tenha o hábito de lavar o banheiro com muita água, é melhor considerá-lo por completo uma área molhada. Para saber se o seu imóvel foi construído com base nessa nova norma, solicite o manual à construtora ou antigo proprietário. Caso não encontre essa informação, verifique se o ambiente contém ralo. Se sim, provavelmente foi construído com impermeabilização.

Coeficiente de atrito

Como escolher piso para banheiro antiderrapante

Projeto de Clemons Design Co. tem piso em calcário antigo resistente ao escorregamento (Foto: Ali Harper Photography)

Mais do que buscar a classificação de “antiderrapante” em um produto, ao escolher o piso para banheiro é fundamental olharmos para o coeficiente de atrito. Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um piso antiderrapante é aquele que apresenta coeficiente de atrito maior ou igual a 0,4. Esse índice determina o nível de segurança da superfície ao escorregamento quando há presença de líquidos, e pode ser encontrado na descrição do produto. 

  • Pisos com coeficiente de atrito < 0,4: recomendados para instalações normais, que não demandam maiores cuidados com segurança;
  • Pisos com coeficiente de atrito entre 0,4 a 0,7: recomendados para locais onde se requer resistência ao escorregamento;
  • Pisos com coeficiente de atrito > 0,7: recomendados para locais onde o risco de escorregamento é muito intenso, como próximo a piscinas, em rampas, degraus, banheiros e áreas externas. 

Quanto maior o coeficiente, mais áspero é o piso. Muitas marcas presentes no mercado acabam adotando a categoria antiderrapante apenas para os produtos com coeficiente de atrito superior a 0,7, indicados para áreas externas, com grande risco de escorregamento. 

No caso do banheiro, o mais indicado é que o piso, principalmente do boxe, tenha um coeficiente entre 0,4 e 0,7, evitando o escorregamento, sem comprometer a limpeza. Isso porque superfícies rugosas tendem a acumular mais sujeira, um problema sério quando falamos em banheiros. 

Revestimentos indicados 

Porcelanatos, ladrilhos hidráulicos, azulejos cerâmicos e pedras naturais são os revestimentos mais comuns para o piso do banheiro. Particularmente, considero o porcelanato a opção com melhor custo-benefício.  Em termos de absorção e resistência, é considerado um dos melhores materiais que existem para o seu banheiro. 

CONFIRA: BANHEIROS COM MEDIDAS VERDADEIRAMENTE COMPACTAS GANHAM MAIS CONFORTO COM AS LOUÇAS E METAIS CERTOS

O tipo ideal é o porcelanato acetinado, mate ou natural (cada fabricante tem uma nomenclatura), que é um pouco menos escorregadio. Nunca, nunca mesmo, especifique um porcelanato polido para o piso do banheiro.

Os ladrilhos hidráulicos são peças de cimento totalmente artesanais que encantam pelo colorido, personalização e desenhos que formam nos espaços. As peças podem apresentar diferenças de cores e tamanhos por serem artesanais. Por ter base cimentícia, demanda a aplicação de impermeabilizantes e requer mais manutenção. Algumas marcas não recomendam o uso do ladrilho no piso do box, mesmo passando impermeabilizante nas peças. Por isso, sempre cheque a recomendação do fabricante.

Como escolher piso para banheiro antiderrapante

Banheiro projetado por Davide Casaroli com azulejos cerâmicos em tons terrosos (Foto: Divulgação)

O mesmo acontece com os azulejos cerâmicos. Produzidos a partir da mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, são uma ótima solução para quem procura um produto fácil de instalar, durável e resistente a fungos. Contudo, as placas cerâmicas convencionais são menos resistentes do que os porcelanatos e muitos fabricantes não indicam a aplicação no piso, então, fique atento.

Já as pedras naturais são mais porosas e demandam maior manutenção, pois mancham com mais facilidade se não estão devidamente impermeabilizadas. Contudo, nada entrega maior luxo do que um banheiro de mármore. Independente da pedra escolhida, é necessário optar por um acabamento mais áspero ou rugoso para não causar acidentes. 

Banheiro projetado pela arquiteta Vivi Cirello com piso e paredes revestidos em mármore (Foto: Divulgação)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 02 novembro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais