Você sabia que a fase de acabamentos corresponde de 20 a 40% do custo total de uma obra? Por falta de planejamento ou de orçamento realista, muitas pessoas não conseguem finalizar o projeto como gostariam, resultando em fachadas mal acabadas ou até cruas. Isso é especialmente problemático porque a fachada funciona como um cartão de visitas para a casa e é responsável pela integração do projeto ao entorno.
Em casas de praia ou de campo, há sempre uma preocupação estética para que a construção não destoe da natureza circundante. Por este motivo, muitos arquitetos e engenheiros optam pelo uso de materiais naturais nas fachadas. É o caso da madeira e também da pedra natural.
As pedras naturais são uma opção muito visada para fachadas. Elas são perfeitas para quem busca um estilo mais rústico e natural, além de oferecerem conforto térmico, variedade de cores e paginações. Durabilidade, resistência e manutenção são os pontos chave para escolher um revestimento adequado ao uso em fachadas.
A escolha entre uma rocha ou outra deve sempre levar em consideração o local e o clima. No litoral, por exemplo, a fachada estará sempre exposta à umidade e à maresia. No campo, o material escolhido precisará garantir conforto térmico nos meses mais frios.
A seguir, confira 20 fachadas com pedra natural para uma casa integrada à natureza!
- No projeto do escritório Jacobsen Arquitetura e do paisagista Gil Fialho, o muro é todo coberto por pedras moledo. A porta de entrada, com vidros nas laterais, é emoldurada por bambus.
- Projetada pelos escritórios Rua 141 Arquitetura e Zalc Arquitetura, essa casa de praia possui soluções para ampliar a entrada de luz natural e a integração do interior com o exterior. Repare como a fachada de pedra natural com plantas é o perfeito complemento para o fechamento em vidro no piso superior.
- A combinação de pedras moledo e madeira muiracatiara destacam a fachada neste projeto do escritório Maíma Arquitetura. Já o muxarabi próprio para fachadas dá um ar leve e despojado.
- Na casa projetada pelo Estúdio Zargosa, o concreto predomina, mas a parede de pedras naturais da garagem invade a fachada, valorizando a arquitetura.
- A fachada desta casa na Praia do Forte tem intervenções em pedras e brises de madeira, enquanto espécies nativas são o destaque do paisagismo. Projeto da arquiteta Tatiana Campos Melo.
- No projeto do arquiteto Daniel Gusmão, o muro de pedra natural e o ripado de madeira é o mix de materiais naturais perfeito para o paisagismo, que começa a tomar conta do pergolado.
- Na entrada social projetada pelo arquiteto Marcelo Couto, o muro de pedra basalto com acabamento de cimento branco chama a atenção. A mesma pedra foi usada no piso, permeada de grama-esmeralda.
- Seja por estética ou orçamento, as pedras naturais não precisam necessariamente revestir toda a fachada. Uma opção é utilizá-la em um muro estrutural, como no projeto do escritório Bia Prado Arquitetura e Interiores.
- A Casa da Asa, projetada pelo arquiteto Claudio Bernardes em parceria com o escritório Jacobsen Arquitetura, combina perfeitamente pedras naturais, aço, caixilhos de madeira e forro de palha.
- Na casa projetada pelo escritório Andrade Morettin, as pedras naturais não foram utilizadas apenas no muro da fachada, mas também no caminho, guiando os visitantes em uma espécie de saudação à natureza.
CONFIRA: COMO ESCOLHER PEDRAS PARA REVESTIMENTO EXTERNO + 10 OPÇÕES PARA O SEU PROJETO!
- Com uma estrutura de pedras, madeira, cimento e ferro, a casa de campo do ator Ricardo Tozzi encaixa perfeitamente com a paisagem em que está inserida. Além disso, sua fachada ganha a cobertura da trepadeira falsa-vinha.
- No projeto do arquiteto Arthur Casas, a fachada da casa é coberta de madeira pínus autoclavada. O deque de cumaru é entremeado por degraus de granito, evitando o escorregamento.
- Com ênfase nos materiais atemporais e naturais, a arquiteta Raquel Miyatake utilizou pedra natural e cimentícios na fachada, que trazem um ar acolhedor, além dos vidros responsáveis por toda a integração interna e externa.
- Pedras rústicas e madeira compõem a identidade da residência de linhas retas e contemporâneas, projetada pelo escritório Architects + Co.
- No projeto desta casa de 70 m², assinada pela arquiteta Carla Juaçaba, dois muros de pedras sustentam quatro vigas metálicas, onde se apoiam as lajes de piso e de cobertura.
- A fachada projetada pelo escritório de arquitetura MDA exibe um muro de pedras escurecidas em contraste com muito verde do paisagismo.
- Para esta casa sustentável, que produz mais energia do que consome, o escritório Laura Álvarez Architecture optou pela fachada revestida com pedras naturais e madeira.
- A casa pelo escritório Faulkner Architects visa preservar a natureza existente. Assim, toda a arquitetura contorna as pedras do próprio relevo, em destaque na fachada.
- No projeto do escritório de arquitetura Tav Group foram utilizadas pedras encontradas no próprio terreno para revestir a fachada.
- No interior do Rio Grande do Sul, a imponente construção de três andares, projetada pelo arquiteto Maurício Pinheiro Lima, combina dois tipos de pedras naturais, além da pintura roxa.