10 ambientes com pedra moledo para se inspirar

A pedra moledo está entre as favoritas dos brasileiros! Trata-se de um granitóide nacional, portanto, sua aparência rústica se assemelha muito a um granito. Composta basicamente de feldspato e quartzo, apresenta excelente durabilidade e baixa manutenção, motivo pelo qual é muito aplicada em muros e fachadas.  Parte de sua graça está nos blocos de diferentes […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 12 janeiro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

A pedra moledo está entre as favoritas dos brasileiros! Trata-se de um granitóide nacional, portanto, sua aparência rústica se assemelha muito a um granito. Composta basicamente de feldspato e quartzo, apresenta excelente durabilidade e baixa manutenção, motivo pelo qual é muito aplicada em muros e fachadas. 

Parte de sua graça está nos blocos de diferentes tamanhos e tonalidades, que criam uma composição única. Sua aparência rústica e porosa, super alinhada com as referências à natureza que vemos nos projetos atuais, é ideal para aplicação em áreas externas, cascatas, jardins, mas também confere um aspecto interessante a banheiros, salas, casas de campo e até lareiras. 

Aqui no Revestindo a Casa, já temos uma matéria super completinha sobre o revestimento, que você acessa aqui. A seguir, você confere 10 ambientes com pedra moledo para se inspirar! 

  1. Na fachada projetada pelo escritório Rua 141 Arquitetura e Zalc Arquitetura, volume com pedras moledo avança até a laje-jardim. O janelão é escondido por gradil com trepadeiras.
10 ambientes com pedra moledo para se inspirar

Projeto de Rua 141 Arquitetura e Zalc Arquitetura (Foto: Fran Parente / Divulgação)

  1. Neste projeto do paisagista Gil Fialho, a porta de entrada da casa foi emoldurada por bambus do tipo hachiku e muro em pedra moledo. 
10 ambientes com pedra moledo para se inspirar

Projeto de Gil Fialho (Foto: Leonardo Finotti e Luis Gomes / Divulgação)

  1. Para combinar com a vegetação presente, o projeto do escritório Macro Arquitetos leva apenas materiais naturais, como pedra, concreto e madeira. A estrutura de pedra moledo bruta, ao fundo, embute o forno a lenha, entre a cozinha e o pergolado com parrilla uruguaia. 
10 ambientes com pedra moledo para se inspirar

Projeto do escritório Macro Arquitetos (Foto: Victor Affaro / Divulgação)

  1. A arquiteta Flavia Petrossi resolveu rebaixar uma área do quintal para fazer ali um espelho d’água. O resultado é uma linda combinação de texturas: repare na interessante mistura das pedras moledo nos muros, dos seixos rolados que preenchem o fundo do tanque e do deque de madeira. 
10 ambientes com pedra moledo para se inspirar

Projeto da arquiteta Flavia Petrossi (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

  1. A área da churrasqueira, projetada pelos escritórios Rua 141 Arquitetura e Zalc Arquitetura, foi revestida de pedras moledo. Na parede oposta, o jardim vertical com samambaias e guaimbês foi criado em coluna formada por dois pilares estruturais unidos por alvenaria

Projeto dos escritórios Rua 141 Arquitetura e Zalc Arquitetura (Foto: Fran Parente / Divulgação)

  1. O destaque deste bar é a pedra moledo, que foi filetada para ser usada como revestimento. O armário baixo desenhado pelo escritório Mandril Arquitetura foi executado de MDF azul. 
10 ambientes com pedra moledo para se inspirar

Projeto do escritório Mandril Arquitetura (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

  1. Nesta casa de praia, projetada pelo escritório GAM Arquitetos, as paredes foram revestidas com pedra moledo bruta. A cuba de louça preta ganhou companhia de um nicho de madeira iluminado sob o espelho
10 ambientes com pedra moledo para se inspirar

Projeto do escritório GAM Arquitetos (Foto: Tarso Figueira/Divulgação)

  1. No projeto de Roberto Riscala, a pedra moledo, também usada em uma parte da fachada e na área do spa, forma um belo desenho no gramado, ligando a casa ao deque da piscina. 

Projeto de Roberto Riscala (Foto: Gui Morelli / Divulgação)

  1. O destaque deste banheiro é o box caracol, criado pelo designer Fabio Galeazzo, com ducha de teto no meio do ambiente, junto à parede curva com pedras moledo.

Projeto do designer Fabio Galeazzo (Foto: Divulgação)

  1. No projeto do escritório Macro Arquitetos, a lareira a gás está embutida em nicho horizontal no volume de concreto com pedras moledo. 

Projeto do escritório Macro Arquitetos (Foto: Victor Affaro / Divulgação)

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 12 janeiro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais