9 revestimentos de pedras naturais para usar no seu projeto

Consideramos pedras naturais aquelas extraídas diretamente da natureza, passando ou não por um processo de beneficiamento antes de serem utilizadas como revestimentos. Neste mercado, elas costumam apresentar um custo mais elevado do que as pedras sintéticas, afinal, são um recurso não-renovável.  Além disso, as pedras naturais são únicas, o que confere uma estética ímpar a […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 29 dezembro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Consideramos pedras naturais aquelas extraídas diretamente da natureza, passando ou não por um processo de beneficiamento antes de serem utilizadas como revestimentos. Neste mercado, elas costumam apresentar um custo mais elevado do que as pedras sintéticas, afinal, são um recurso não-renovável. 

Além disso, as pedras naturais são únicas, o que confere uma estética ímpar a qualquer projeto. A seguir, conheça 9  pedras naturais utilizadas como revestimento e suas principais aplicações! 

Ardósia

9 revestimentos de pedras naturais para usar no seu projeto

A pedra ardósia possui variações mais escuras, em preto e grafite, para quem prefere tons mais sóbrios (Foto: MHM Pedras / Divulgação)

A pedra ardósia já foi muito conhecida como “pedra de lousa”, por ser o material usado nos quadros escolares. Sendo um xisto argiloso, que possui um bonito aspecto rústico, suas cores vão dos tons escuros como preto, grafite e roxo, até tons mais claros como ferrugem, verde e branco.

A pedra pode ser polida, escovada, lixada ou usada ao natural, e é uma excelente alternativa para quem prefere decorações sóbrias. Sua principal aplicação é em áreas internas, principalmente, em paredes, mas também é possível especificá-la para o interior de piscinas e jardins. 

O uso no piso requer alguns cuidados, uma vez que a ardósia é uma pedra bastante escorregadia quando molhada. Também não é a pedra mais recomendada para bancadas, pois tende a esquentar bastante em contato com o calor. Ainda assim, algumas marcas permitem o uso, por isso, confira sempre as orientações do fabricante. 

Miracema

9 revestimentos de pedras naturais para usar no seu projeto

A pedra miracema em duas tonalidades aplicada na parede (Foto: JR Pedras / Divulgação)

A pedra miracema, também chamada de pedra lajinha, nada mais é do que um granito em sua forma bruta. Por não passar por nenhum tipo de polimento, apresenta uma aparência mais rústica e um custo menor. É possível encontrá-la em diversas cores, mas a mais comum é a cinza. 

Você provavelmente já deve ter visto a miracema aplicada em calçadas. Graças à sua alta resistência mecânica, é muito comum utilizá-la em áreas externas, calçadas, garagens, caminhos rústicos, escadas e locais públicos. Contudo, também pode ser aplicada em ambientes internos, trazendo um ar rústico à decoração.

Pedra Goiás

9 revestimentos de pedras naturais para usar no seu projeto

Pedra Goiás assentada como mosaico (Foto: Pedras Ouro e Prata / Divulgação)

A Pedra Goiás é composta predominantemente por quartzo, destacando-se por sua dureza e resistência. Por isso, seu uso mais comum é em áreas externas, em especial, bordas de piscina. Neste contexto, a rocha natural sai na frente de seus concorrentes por se tratar de um material atérmico, ou seja, não esquenta com facilidade, evitando queimaduras. 

O revestimento possui face plana, porém áspera, reduzindo o risco de acidentes quando molhada. Por se tratar de um material natural, apresenta variações de tamanho e cor, em tons de verde e amarelo.

Pedra Ferro

Mosaico de pedra ferro na fachada (Foto: Alvorada Materiais de Construção / Divulgação)

A Pedra Ferro, também conhecida como basalto, pedra topázio ou pedra pericó, tem origem vulcânica. Em seu processo de formação, passa por uma oxidação, razão pela qual é super resistente e utilizada em áreas externas, sujeitas a intempéries climáticas, como sol, chuva e ventos. 

No Brasil, seu uso mais comum é em fachadas, mas também pode ser utilizada para criar interessantes mosaicos internos, trazendo um toque moderno e elegante ao ambiente graças à sua textura única. 

CONFIRA: CONHEÇA AS PRINCIPAIS PEDRAS NATURAIS UTILIZADAS COMO REVESTIMENTO

Pedra Madeira

9 revestimentos de pedras naturais para usar no seu projeto

(Foto: Blok / Divulgação)

A pedra madeira é uma rocha metamórfica, ou seja, formada através da transformação de outras rochas pré-existentes na natureza. Seu principal componente também é o quartzo, que lhe confere alta resistência. 

Assemelha-se à madeira pela coloração amarela e também confere um aspecto rústico e aconchegante. Pode ser utilizada sem problemas em áreas externas, expostas às intempéries climáticas e alto tráfego. O preço pode parecer salgado à primeira vista, mas a durabilidade compensa. 

Como costuma ser aplicada em fachadas e paredes, é necessário levar em consideração as perdas ao entalhar. Além disso, essa instalação complexa exigirá uma mão de obra especializada para um resultado satisfatório. 

Pedra Mineira

A pedra mineira é muito aplicada em áreas externas, como bordas de piscina (Foto: Global Pedras / Divulgação)

A pedra mineira é um quartzito encontrado em abundância no estado de Minas Gerais. Muito confundida com a pedra São Tomé, ela possui uma superfície rugosa com baixa dureza e esfarela com a alta pressão, diferente da São Tomé, que apresenta uma superfície regular e lisa. 

A Pedra Mineira é uma das pedras naturais utilizada desde a década de 40, principalmente, em áreas externas residenciais, por ser atérmica e antiderrapante. Sua coloração mesclada vai do branco ao cinza, passando pelo bege e amarelo.

Pedra Portuguesa

Pedras portuguesas no calçadão de Copacabana (Foto: Divulgação)

Também conhecida como Mosaico Português ou piso Copacabana, a pedra portuguesa, como o próprio nome já diz, é originária de Portugal. Foi muito utilizada durante o século XIX para o calçamento de áreas externas. No Brasil, foi altamente aplicada em projetos urbanísticos, como o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, e na Avenida Paulista, em São Paulo. 

O gosto por essa pedra deve-se, principalmente, ao número infinito de desenhos que ela permite criar, dependendo apenas da imaginação do aplicador. Hoje, sua principal aplicação é em áreas externas ou para criar pequenos detalhes em ambientes. 

São Tomé

O revestimento, que recebeu esse nome por ser originário da cidade de São Tomé das Letras, em Minas Gerais, é considerado um quartzito, por contar com arenito em sua composição. 

Apresenta alta resistência térmica e baixa porosidade, motivo pela qual é amplamente utilizada em áreas externas, incluindo bordas de piscina. Uma das principais vantagens da Pedra São Tomé é a sua resistência às intempéries climáticas, tanto sol, como chuva. Além disso, oferece mais segurança para áreas molhadas, já que tem um aspecto muito parecido com os revestimentos antiderrapantes. 

Seixos

9 revestimentos de pedras naturais para usar no seu projeto

O seixo escuro demanda menos manutenção com os rejuntes e garante um resultado elegante (Foto: Divulgação)

O seixo ou pedra rolada é uma pedra dura, resistente, com uma pegada rústica e natural. A formação dos seixos ocorre através de fragmentos desprendidos de rochas, que rolam e se chocam no curso dos rios. Ao longo do anos, este processo acaba lixando sua superfície, fazendo com que adquiram um formato arredondado. 

Em rios que ainda possuem água, os seixos são brilhantes e mais lisos. Já em rios secos, o seixo não brilha e tende a ser mais poroso, chegando a ter formatos irregulares. Alguns seixos de rio apresentam maior percentual de quartzo e sílica, que lhe garantem uma tonalidade mais clara, similar a dos cristais. 

Os seixos soltos são muito comuns no paisagismo, criando caminhos em áreas externas ou forrando canteiros e vasos em jardins. A partir de um interesse em aplicar a pedra como revestimento, surgiu o seixo telado. Ele é vendido em placas de tela, onde as pedras estão coladas uma ao lado da outra, facilitando muito o assentamento em paredes e pisos, dispensando a necessidade de colar pedra por pedra. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 29 dezembro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais