O vitrô no banheiro é fundamental para a circulação de ar e entrada de luz natural
As janelas são elementos fundamentais para garantir a entrada de iluminação natural e favorecer a ventilação cruzada nos ambientes. Informalmente, nos referimos às esquadrias como portas ou janelas, mas também temos a classificação de vitrôs, muito comuns em banheiros.
Enquanto as janelas são aberturas maiores, instaladas em salas, quartos e cozinhas, os vitrôs ficam restritos a cômodos menores, como banheiros, lavabos, corredores e áreas de serviço. Em relação à abertura, temos a tradicional versão de giro, também conhecida como de abrir, e o tipo pivotante, cuja folha gira no próprio eixo.
Nos banheiros, os vitrôs são essenciais para diminuir os impactos negativos da umidade excessiva na área de banho, como mofo e mau cheiro, provendo uma abertura para a saída de ar. Além disso, mesmo com medidas reduzidas, são uma importante fonte de luz natural no cômodo, fundamental para as atividades ali desempenhadas, como higiene, skin care e maquiagem.
A seguir, confira 40 projetos com vitrô no banheiro e inspire-se nas diferentes propostas!
- No projeto do escritório ACF Arquitetura, o vitrô em folha única valoriza a iluminação natural, clareando o boxe apesar do azulejo de metrô escuro.
- No projeto dos arquitetos Luis Café e Vivian Contri, o vitrô duplo tem vidro leitoso, garantindo a privacidade no banheiro. As esquadrias pretas combinam com os metais e revestimentos escuros.
- O escritório PKB Arquitetura optou por um vitrô basculante com vidro canelado, que contribui para a estética minimalista.
- Projeto do escritório Rua 141 e Rafael Zalc equilibra o vintage, com gabinete de madeira e vitrô, e o moderno com concreto na parede.
- O vitrô maior no banheiro do Studio Canto traz uma iluminação natural generosa para o ambiente, que possui base branca.
- No projeto do Macaxá Arquitetura, o vitrô tem perfil de alumínio, que traz destaque ao azulejo de metrô branco em contraste com o piso de azulejo verde.
- No projeto do escritório Oliva Arquitetura, o vitrô fica fora do boxe, favorecendo a iluminação graças ao espelho sobre a bancada.
- O vitrô quadrado, de 60 x 60 cm, é um modelo tradicional facilmente encontrado nas lojas de construção. Projeto dos arquitetos André Chukr e Luís Canepa, do LCAC Arquitetura.
CONFIRA: TIPOS DE RALOS: COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO PARA O SEU BANHEIRO
- Os vitrôs conferem maior sensação de amplitude a banheiros estreitos e compridos, como neste projeto do escritório Garimporio.
- No projeto do Studio Julliana Camargo, o banheiro da suíte principal ganhou um grande vitrô na área do box, que valoriza os acabamentos verdes.
- No mesmo projeto, um segundo banheiro ganhou um vitrô estreito junto ao teto, valorizando o pé-direito.
- No projeto da designer de interiores Patricia Kolanian Pasquini, a metragem generosa exigiu que fossem instalados dois vitrôs, um dentro e outro fora do box.
- No projeto do escritório UP3 Arquitetura, a cor do perfil de alumínio que envolve o vitrô foi escolhida de forma a camuflar-se no revestimento das paredes.
- No projeto do escritório Escala Arquitetura e da arquiteta Luisa Parente, o vitrô foi embutido na abertura do boxe, tornando-se ainda mais discreto.
- Projeto de Matheus Ilt tem vitrô com vidro texturizado e serralheria preta, combinando com a estética retrô do banheiro.
- Projeto da arquiteta Juliana Pippi tem vitrô na parte superior da parede, acompanhado de floreira com plantas naturais.
- O painel de azulejos é o destaque no projeto do escritório Arq. Simplifica. O perfil do vitrô é feito de madeira, assim como o armário e os ganchos.
- Apesar da reforma comandada pelo escritório Dobra Arquitetura, os moradores quiseram manter alguns elementos em referência à época do acabamento, como os ladrilhos e o vitrô basculante.
- No projeto do Studio Deux Arquitetura, o boxe até o teto exigia uma saída de ar, resolvida com o vitrô quadrado.
- O visual minimalista impera no banheiro projetado pelo Concretize Interiores. O vitrô com altura exagerada provê uma linda luz natural ao ambiente.
- No projeto do arquiteto João Panaggio, um muxarabi metálico no teto do boxe e dois vitrôs estreitos criam uma iluminação suave para o banho, mesmo com as luzes apagadas.
- No banheiro projetado pelo escritório Bohrer Arquitetos, a intenção foi trazer uma linguagem mais industrial, percebida pela esquadria preta do box e do vitrô.
CONFIRA: NICHO DE BANHEIRO DE EMBUTIR: 14 IDEIAS PARA APLICAR NO SEU PROJETO
- No banheiro projetado pela arquiteta Bianca Rieg, os revestimentos em tons areia e madeiras claras criam um cenário ideal para relaxar na banheira de hidromassagem, com vitrô ao fundo.
- Para segmentar a área molhada, o escritório Matú Arquitetura optou por separar a banheira de imersão e os chuveiros instalados no teto com um boxe de vidro. Dentro dele, ficam dois vitrôs.
- O banheiro projetado pelo escritório SP Estúdio une as funções de lavabo e chuveiro para quarto de hóspedes. O vitrô favorece a iluminação e a circulação de ar.
- O escritório Guabi Arquitetura, em parceria com a arquiteta Flavia Theodorovitz, projetou o apartamento para uma senhora de 70 anos, que nasceu no Japão, com decoração clean e atemporal.
- No projeto do TODOS Arquitetura, a esquadria de madeira no vitrô combina com o deque na área do box.
- No projeto do ACF Arquitetura, o vitrô corresponde apenas à parte superior da abertura, com um vidro estático abaixo para aumentar a entrada de luz natural.
- As cores são o mote do banheiro no apartamento da influenciadora Magá Moura, com vitrô acima do ofurô.
- No projeto do Estúdio Minke, o revestimento rosa contrasta com os metais pretos, inclusive no vitrô.
- No projeto do escritório Andrade & Mello Arquitetura, o jardim vertical no box do banheiro só é possível graças à luz natural que provém do vitrô.
- No projeto do DT Estúdio Arquitetura, o vitrô com perfil de alumínio é uma opção discreta para harmonizar o revestimento laranja na parede e o piso preto de granito.
- O projeto do escritório Loft87 apostou no seixo rolado no piso, uma pedra dura e resistente, que fornece um aspecto rústico e natural ao banheiro. A luz de spa provém do vitrô no box.
- No projeto do escritório Arq. Simplifica, uma persiana foi instalada em frente aos vitrôs para garantir privacidade ao banheiro.
- Para dosar a iluminação vinda do vitrô, a arquiteta Kika Mattos optou por um padrão listrado e divertido no box do banheiro.
- No projeto do escritório Mentô Arquitetura, os tons de cinza com ares minimalistas recebem elementos para “aquecer” o ambiente, como o vitrô recuado com finas esquadrias.
- No projeto do escritório Figueiredo Fischer, foram instalados dois vitrôs: um para a banheira e outro para a área do box.
- No projeto do escritório Beta Arquitetura, o vitrô com esquadria branca foi alinhado ao nicho embutido na área do box.
39. O armário espelhado e a iluminação natural conferem amplitude ao banheiro com tons neutros, madeira e esquadrias pretas. Projeto de Quattrino Arquitetura.
40. Com planta de diamante, o projeto do Estúdio Villa apostou em um visual bem clean, com revestimento prioritariamente branco, focando na geometria. As duas aberturas do vitrô favorecem a ventilação cruzada.