Não tem jeito: na hora de projetar quartos de bebê, o papel de parede ainda é uma escolha frequente entre arquitetos, designers de interiores e pais entusiastas. Para além das inúmeras estampas, que vão do lúdico ao minimalista, essa escolha tem uma explicação técnica.
Como o próprio nome já diz, o papel de parede é um material utilizado para cobrir e decorar as paredes de ambientes internos, e pode ser aplicado com cola ou adesivo. Isso coloca o revestimento num patamar exclusivo de solução rápida e sem quebradeira para trazer novos ares a um ambiente.
Imagine que você está grávida e precisa improvisar um quarto de bebê em um antigo quarto de hóspedes ou escritório. Em meio a tantas outras preocupações da gestação, dificilmente você vai querer se envolver em uma reforma. Aí entram os papéis de parede. Com instalação rápida e praticamente sem resíduos, ele é o sonho de consumo da grávida com uma lista eterna de pendências.
Além disso, crianças crescem rápido e, logo, a estampa de safári precisa abrir espaço para mapa múndi, nichos de parede, escrivaninha e novos armários. Assim como a tinta, o papel de parede oferece menor resistência à troca do que um porcelanato ou vinílico, por exemplo. No fim das contas, a preferência por este revestimento é uma questão prática.
É claro que as atuais estampas de papel de parede também não deixam a desejar. Entre padrões lúdicos, estampas florais, tropicais e geométricas, é impossível não se apaixonar. E, se o valor do m² parecer exorbitante, sempre há a possibilidade de aplicar apenas em uma parede ou até meia-parede.
A seguir, confira 40 projetos com papel de parede no quarto de bebê!
- No projeto da arquiteta Ana Toscano, o discreto papel de parede com bolinhas coloridas foi combinado à meia-parede cinza.
- No projeto do escritório Mandril Arquitetura, o tema do universo aparece no papel de parede e no teto azul, com efeito de céu estrelado graças à fibra ótica espalhada por todo o forro de gesso do quarto.
CONFIRA: 60 QUARTOS DE CRIANÇA PARA SE INSPIRAR
- No quarto infantil projetado pelo escritório MBV Arquitetura, o papel de parede foi personalizado com a cadelinha da família. Uma graça, né?
- No projeto do escritório Paleta Arquitetura Infantil, a estampa do papel de parede fica concentrada apenas no terço superior, com plantas pendentes e um sutil degradê verde.
- No quarto de bebê projetado pelo Studio Tan-gram, o papel de parede apresenta tons de cinza, abrindo espaço para a marcenaria verde.
- No projeto da arquiteta Júlia Guadix, o papel de parede geométrico com triângulos rosa foi escolhido para durar alguns anos.
- O quarto projetado pela arquiteta Hana Lerner comporta duas crianças em fases diferentes. O papel de parede com temática de mapa mundi de um lado não briga com o berço de outro.
- Neste outro projeto do Studio Tan-gram, o papel de parede predominantemente cinza foi aplicado em uma única parede para trazer destaque ao berço.
- Neste quarto de bebê, idealizado pelos jornalistas Isabela Caban e Simone Raitzik, apesar da estampa infantil, o papel de parede tem uma pegada moderninha pelas cores.
- Com cores pastéis e pequenos corações, o papel de parede destaca o painel estilo boisserie atrás do berço no projeto da Degradê Arquitetura.
- Na parede oposta ao berço, o papel de parede de mapa mundi é menos datado e poderá ser mantido conforme o crescimento da criança.
- No quarto projetado pelos arquitetos Daniel Bolson e Mariana Marchioro, o papel de parede, em tons claros, tem desenhos de animais e plantas.
- No projeto infantil da Fabular Arquitetura, o papel de parede com estampa de granilite marca visualmente a área de dormir e é combinado a outro mais neutro, com estampa geométrica.
- Quarto de bebê assinado pelo escritório Dirani e Marchió ganha decoração em tons de azul com tema marinheiro e papel de parede com conchas.
- A pedido da irmã mais velha, este quarto de bebê tem como temática uma viagem a Paris. O papel de parede ilustrado escolhido pela arquiteta Leila Bittencourt foi o matching perfeito.
- A arquiteta Ana Cano Milman criou um quarto de bebê sem gênero com mix de branco, cinza e azul. O papel de parede listrado é contraposto à parede texturizada.
- O berço de acrílico e o papel de parede personalizado tornam este quarto infantil único. Projeto do escritório Da Hora Arquitetura.
- O projeto do Mini Noma tem papel de parede com elementos da natureza. Em destaque, a cômoda no centro do quarto flui entre tons de azul e verde para integrar-se à decoração.
- O papel de parede de floresta trouxe o tom lúdico que os pais desejavam para o quartinho do bebê e guiaram a paleta verde e terracota, que foge ao óbvio. Projeto do Estúdio Halina Sanchez.
- Padrão estratégico para compor com outros papéis de parede, o grid foi usado neste quarto de 16 m² pela arquiteta Hana Lerner para dar leveza e textura.
- O escritório AS Design Arquitetura aproveitou o pé-direito alto com um painel ripado contínuo em meia-parede e papel de parede com estampa infantil.
- O tom amadeirado do berço remete ao tema natureza, que foi a proposta para o painel serigrafado que cobre uma das paredes. Projeto de Daniela Funari Arquitetura.
- No projeto do escritório Mar Arquitetura, o papel de parede também tem tema sáfari, mas a estampa lavada é mais discreta e promete não enjoar tão rápido.
- O quarto montessoriano projetado pelo estúdio de design de interiores Fabular tem papel de parede com tracinhos discretos.
- Quarto de bebê em tons de amarelo e balões decorativos foi inspirado pelo papel de parede desenhado à mão. Projeto de Juliana Pagani Interiores.
- O Estúdio Halina Sanchez combinou o papel de parede tropical com berço e armário superior em palhinha e painel ripado nas laterais da janela.
27. O puro luxo, o projeto do designer de interiores Abir Salim combina berço de madeira West Elm com papel de parede inspirado em paisagens canadenses e luminárias vintage.
28. Papel de parede com estampa de floresta, tons claros de verde e móveis sob medida foram a aposta da arquiteta Carla de Mello.
29. O escritório Milkshake.co revestiu as paredes com boiseries de madeira sobre o papel de parede estampado com animais como elefantes e girafas.
30. No projeto da arquiteta Paola Capucho, o papel de parede com mescla de verdes e tons terrosos foi o ponto de partida do décor.
31. O quarto de bebê da arquiteta Ana Luisa Barreira combina meia parede revestida com marcenaria verde-clara e papel de parede.
32. Realçando o papel de parede rosa, o arco desenhado serve para setorizar a área da cômodo com trocador e adicionar bossa ao projeto do escritório Memoá Arquitetos.
33. O projeto de Cris Passos recebeu o papel de parede inspirado no terrazzo, que remonta à atmosfera da casa de vó.
34. No projeto assinado por Duda Tavares, o mesmo papel de parede foi aplicado no teto e combinado a paredes vibrantes.
CONFIRA: 50 IDEIAS COM PAPEL DE PAREDE PARA O QUARTO
35. O escritório Workstead optou por um papel de parede preto e lúdico, com estampa de animais da floresta e cogumelos.
36. No projeto da designer de interiores Julia Premazzi, o papel de parede com estampa poá e o painel de madeira trazem aconchego ao quarto do bebê.
37. O projeto da arquiteta Gabriela Marques foi pensado para acompanhar o crescimento do bebê, com papel de parede descontraído.
38. No projeto lúdico da designer de interiores Sophie Robinson, as cores quentes flutuam sobre o fundo escuro.
39. No quarto de bebê, a decoração teve como ponto de partida o papel de parede da Dina Bandman Interiors. A estampa de limoeiro ressalta as cores verde e amarela, que, juntas, dão o tom ao ambiente.