25 projetos com piso fulget aplicado de diferentes formas

O revestimento fulget é muito especificado para áreas externas, mas também pode ser aplicado em ambientes internos e apartamentos Com a valorização de revestimentos e texturas mais rústicos e naturais, a procura pelo fulget aumentou consideravelmente nos últimos anos. De pronúncia fulgê, ele também é conhecido como granito lavado. Trata-se de um piso feito de […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 30 janeiro 2024 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

O revestimento fulget é muito especificado para áreas externas, mas também pode ser aplicado em ambientes internos e apartamentos

Com a valorização de revestimentos e texturas mais rústicos e naturais, a procura pelo fulget aumentou consideravelmente nos últimos anos. De pronúncia fulgê, ele também é conhecido como granito lavado. Trata-se de um piso feito de cimento e fragmentos de pedras naturais, como mármores e granitos. 

Esta composição lhe garante algumas de suas principais vantagens: este é um revestimento durável, resistente, antiderrapante, atérmico e ecológico. Essas características permitem que seja aplicado com tranquilidade em áreas externas, tanto em pisos, como em paredes, fachadas e bordas de piscina. 

Mas é claro que o fulget também pode ser aplicado em áreas internas, como varandas, jardins de inverno e lavabos, áreas que também são consideradas molhadas e, portanto, requerem resistência ao escorregamento. 

O pouco uso do fulget em salas e quartos está ligado à sua principal desvantagem: a dificuldade de limpeza de sua superfície rugosa. Para mantê-lo lindo e brilhante, o ideal seria limpá-lo diariamente com água e detergente, mas sabemos que isso não é uma realidade possível para a maioria das pessoas. Em áreas externas, este problema pode ser facilmente atenuado com uma torneira ou lavadora de alta pressão.

CONFIRA: PISO FULGET: O QUE É, VANTAGENS E DESVANTAGENS DO REVESTIMENTO

A seguir, confira 25 projetos com fulget para se inspirar!

  1. O fulget é uma excelente opção para disfarçar a sujeira. Esta foi a escolha do Estúdio BRA para a área externa desta casa, com portas camarões que se abrem para o quintal. 
25 projetos com piso fulget aplicado de diferentes formas

Projeto do Estúdio BRA com piso fulget (Foto: Maura Mello / Divulgação)

 

  1. Na casa de vila dos anos 1970, reformada pelo Studio AG, a transição do piso granilite no espaço interno e do revestimento fulget na área externa é sutil.
25 projetos com piso fulget aplicado de diferentes formas

Projeto do Studio AG com piso fulget (Foto: Fran Parente / Divulgação)

 

  1. A madeira e o piso neutro de fulget trazem uma paleta neutra e elegante para a casa assinada pelo escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados (RMAA). 
25 projetos com piso fulget aplicado de diferentes formas

Projeto do escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados com piso fulget (Foto: Nelson Kon/ Divulgação)

 

  1. O terraço voltado para a fachada frontal do prédio ganhou varanda gourmet com cobertura de vidro sobre a pérgola de concreto e jardim de inverno em vaso de madeira. Todo o espaço, projetado pelo escritório Pascali Semerdjian, foi revestido com piso fulget.
25 projetos com piso fulget aplicado de diferentes formas

Projeto do escritório Pascali Semerdjian com piso fulget (Foto: Ricardo Bassetti / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório AMZ Arquitetos, o fulget foi aplicado nas paredes da área social, em contraste com a madeira. A escolha soma textura à composição, com piso de porcelanato que imita concreto. 
25 projetos com piso fulget aplicado de diferentes formas

Projeto do escritório AMZ Arquitetos com parede fulget (Foto: Pedro Napolitano Prata / Divulgação)

 

  1. No projeto do arquiteto Rogério Shinagawa, o piso de fulget cobre a lateral da piscina e os caminhos no paisagismo, garantindo resistência ao escorregamento e menos acidentes em áreas molhadas. 
25 projetos com piso fulget aplicado de diferentes formas

Projeto do arquiteto Rogério Shinagawa com revestimento fulget (Foto Alain Brugier / Divulgação)

 

  1. A arquiteta Mariana Dias ficou encarregada da reforma e dos interiores desta casa, preservando parte do projeto de 1994. A varanda, com tema praiano, foi revestida com piso fulget. 
25 projetos com piso fulget aplicado de diferentes formas

Projeto da arquiteta Mariana Dias com piso fulget (Foto: Christian Maldonado / Editora Globo)

 

  1. O paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi, criou um recorte sinuoso no caminho de fulget e preencheu o espaço com seixos, que formam uma espécie de “barreira natural” para os pets não comerem o jardim. 
25 projetos com piso fulget aplicado de diferentes formas

Projeto de Odilon Claro com piso fulget (Foto: Pedro Abude / Editora Globo)

 

  1. Para brincar com os limites da construção, o escritório FGMF Arquitetos projetou jardins que invadem os espaços internos. O fulget nas paredes é o pano de fundo perfeito para a composição. 
25 projetos com piso fulget aplicado de diferentes formas

Projeto do escritório FGMF Arquitetos com parede fulget (Foto Rafaela Netto/Divulgação)

 

  1. Esta casa em Brasília é marcada pelo saber artesanal. Para recobrir a fachada externa, o arquiteto Samuel Lamas optou pelo fulget terracota. 

Projeto do arquiteto Samuel Lamas com fachada em fulget (Foto: Filippo Banberghi / Casa Vogue)

 

  1. No living projetado pelo escritório Messa Penna, uma das paredes recebeu revestimento fulget, que soma um efeito sensorial ao bar. 

Projeto do escritório Messa Pena com parede fulget (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)

 

  1. Na área externa projetada por Lúcia Helena de Andrade Lima, o piso drenante fulget desenha o caminho que leva do mar à casa e aos lofts. 

Projeto da arquiteta Lúcia Helena de Andrade Lima com piso fulget (Foto: Rogério Maranhão)

 

  1. Na casa de campo projetada por Studio Gabriel Garbin Arquitetura, a piscina área da piscina leva fulget no perímetro e azulejos em tom de azul claro no interior.

Projeto do Studio Gabriel Garbin Arquitetura com piso fulget (Foto: Rafaela Netto / Divulgação)

 

  1. A parede da fachada principal é revestida de fulget cinza claro e o compensado naval, usado no forro e também no mobiliário da cozinha e banheiros. Projeto do arquiteto Samuel Lamas. 

Projeto do arquiteto Samuel Lamas com fachada fulget (Foto: Haruo Mikami / Divulgação)

 

  1. No projeto da arquiteta Carolina Maluhy, o rústico piso de fulget semipolido off-white dita a paleta e a decoração da casa. 

Projeto da arquiteta Carolina Maluhy com piso fulget (Foto: Ricardo Labougle / Divulgação)

 

  1. A entrada principal da casa na Fazenda Boa Vista se dá por uma escada de fulget preto, que entrecorta a vegetação até chegar à fachada de pedra bruta cinza. Projeto do escritório Gui Mattos Arquitetura. 
Projeto do escritório FGMF Arquitetos com parede fulget (Foto Rafaela Netto/Divulgação)

Projeto do escritório Gui Mattos Arquitetura com escada fulget (Foto: Ricardo Labougle / Divulgação)

 

  1. A casa de praia do arquiteto Gustavo Calazans exibe diversas soluções sustentáveis, incluindo o piso fulget da área externa. 
Projeto do escritório FGMF Arquitetos com parede fulget (Foto Rafaela Netto/Divulgação)

Projeto do arquiteto Gustavo Calazans com piso fulget (Foto: Edu Castello)

 

  1. No projeto da arquiteta Nora de Queiroz, as abas de concreto armado com balanço de 80 cm protegem as portas de vidro do terraço, que se abrem para a área externa com revestimento fulget

Projeto da arquiteta Nora de Queiroz com piso fulget (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

 

  1. Na casa projetada pela arquiteta Vivi Cirello, o revestimento fulget branco aplicado na área externa destaca o jardim. 

Projeto da arquiteta Vivi Cirello com piso fulget (Foto Lufe Gomes / Divulgação)

 

  1. No projeto do arquiteto Olegário de Sá, a área gourmet funciona como uma extensão da casa. Com churrasqueira, forno de pizza e bancada, o espaço é perfeito para receber os amigos. 

Projeto do arquiteto Olegário de Sá com piso fulget (Foto: Lufe Gomes/Divulgação)

 

  1. As arquitetas paisagistas da K+M Arquitetura Paisagística precisavam de altura para cultivo nesta cobertura e optaram por jardineiras suspensas com acabamento em fulget. 

Projeto de K+M Arquitetura Paisagística com piso fulget (Foto: Edu Castello)

 

  1. O espaço zen de 90 m², projetado por Odilon Claro, foi revestido de fulget. Já a parte das espreguiçadeiras recebeu um deque de cumaru com jardineiras de tijolo aparente.

Projeto de Odilon Claro com piso fulget (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)

 

  1. Nessa suíte da Casacor Ceará, projetada pelos arquitetos Gustavo Augusto, Lais Sampaio e Rene Parente, o fulget aplicado na parede e no teto, a textura amadeirada no piso, os tecidos leves e rústicos reforçam a arquitetura vernacular. 

Projeto dos arquitetos Gustavo Augusto, Lais Sampaio e Rene Parente com parede fulget (Foto: Casacor / Divulgação)

 

  1. No projeto de Simone Meirelles Arquitetura, o piso fulget foi instalado no corredor dos quartos. 

Projeto de Simone Meirelles Arquitetura com piso fulget (Foto: Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Vitral Arquitetura, a iluminação traz destaque à escada executada em revestimento fulget. 

Projeto do escritório Vitral Arquitetura com escada fulget (Foto: Divulgação)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 30 janeiro 2024 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais