Piso fulget: o que é, vantagens e desvantagens do revestimento

Na busca por revestimentos para área externa, é possível que você já tenha se deparado com o piso fulget. De pronúncia fulgê, ele também é conhecido como granito lavado. Trata-se de um piso feito de cimento e fragmentos de pedras naturais, como mármores e granitos.  Esta composição lhe garante algumas de suas principais vantagens: trata-se […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Projeto do Studio AG tem piso fulget na área gourmet (Foto: Fran Parente / Divulgação)

Na busca por revestimentos para área externa, é possível que você já tenha se deparado com o piso fulget. De pronúncia fulgê, ele também é conhecido como granito lavado. Trata-se de um piso feito de cimento e fragmentos de pedras naturais, como mármores e granitos. 

Esta composição lhe garante algumas de suas principais vantagens: trata-se de um revestimento durável, resistente, antiderrapante, atérmico e ecológico. Sua principal indicação é para uso em áreas externas, em especial, aquelas que exigem resistência ao escorregamento, como bordas de piscinas, quintais e garagens. 

Fabricação

Projeto de Odilon Claro, da Anni Verdi, tem um recorte sinuoso no caminho de fulget (Foto: Pedro Abude / Editora Globo)

Como citamos anteriormente, o piso fulget é composto por fragmentos ou pequenas pedras naturais, misturada ao cimento. Seu processo de fabricação não envolve processos industriais ou queima. Aliado ao reaproveitamento de materiais que seriam descartados como sobras, o piso fulget pode ser considerado um revestimento ecológico. 

CONFIRA: 15 PISOS ANTIDERRAPANTES PARA ÁREA EXTERNA

Os diferentes formatos e cores das pedras utilizadas na fabricação do revestimento garantem uma infinidade de modelos e padrões, sendo que cada peça é artesanal e única. Como o material não é polido, a superfície se mantém porosa e áspera. 

Tipos de piso fulget 

Os pisos fulget podem ser divididos em dois grupos: o piso fulget cimentício ou tradicional, e o piso fulget resinado ou natural. 

Piso fulget cimentício (Foto: Leo Pisos / Divulgação)

O piso fulget cimentício leva uma mistura de cimento, cal e quantidades pequenas de pedras de mármore, granito, calcário e arenito. Ele é aplicado e depois lavado com um ácido. As juntas ficam à mostra e exigem a aplicação de rejunte, que a longo prazo, demanda maior manutenção. 

Piso fulget resinado (Foto: Construindo Decor / Divulgação)

O piso fulget resinado é resultado da mistura de cimento, cal, pedaços de granito, quartzos, mármores e resinas de acrílico. Como sua estrutura é resinada, não apresenta juntas, garantindo um aspecto mais clean e uniforme à decoração. 

Além da ausência de rejuntes, o fulget resinado é mais resistente do que o cimentício. Como apresenta resina em sua composição, é um material menos rígido, que suporta maiores movimentações do piso, sem risco de sofrer rachaduras com o tempo. Além disso, é mais resistente às intempéries, como chuva e vento. 

Vantagens e desvantagens

O piso fulget cobre a lateral da piscina e os caminhos no paisagismo. Projeto do arquiteto Rogério Shinagawa (Foto: Alain Brugier / Divulgação)

O piso fulget apresenta uma textura naturalmente áspera, que faz antiderrapante. Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um piso antiderrapante é aquele que apresenta coeficiente de atrito maior ou igual a 0,4. Esta informação deve ser encontrada na descrição do produto. 

Se a área externa em questão é uma rampa muito inclinada ou borda de piscina, é recomendado optar por um coeficiente até mais alto, próximo ou maior a 0,7, como é o caso do fulget. Por isso, ele é frequentemente indicado para áreas de piscina, calçamento, rampa de garagem e escadas. 

Uma segunda vantagem, que garante a recomendação para áreas externas, é sua capacidade atérmica. Isso significa que o fulget não absorve calor, mesmo quando exposto diretamente ao sol, evitando desconfortos como se queimar ao sair descalço ou da piscina, o que é particularmente interessante em casas com crianças ou pets. 

Mas é claro que o fulget também pode ser aplicado em áreas internas, como varandas, jardins de inverno e lavabos, áreas que também são consideradas molhadas e, portanto, requerem resistência ao escorregamento. 

O pouco uso do fulget em espaços internos está ligado à sua principal desvantagem: a dificuldade de limpeza de sua superfície rugosa. O ideal seria limpá-lo diariamente com água e detergente, mas sabemos que isso não é uma realidade possível para a maioria das pessoas. 

Em áreas externas, este problema pode ser facilmente atenuado com uma torneira ou lavadora de alta pressão. Ainda assim, é importante que a limpeza seja feita uma vez por semana para evitar o acúmulo de sujeita e manchas no piso. 

Diferença entre fulget e granilite

Projeto do escritório AMZ Arquitetos leva fulget na parede (Foto: Pedro Napolitano Prata / Divulgação)

Por apresentar uma composição muito similar ao granilite, o fulget é frequentemente confundido com este revestimento. Como ambos podem apresentar fragmentos de pedras naturais e coloridas, a estética é realmente parecida, mas as semelhanças param por aí! 

CONFIRA: PISO PARA ÁREA EXTERNA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE REFORMAR

Enquanto, o piso fulget é totalmente poroso e áspero, o que lhe garante a característica antiderrapante, o granilite possui um acabamento em resina que resulta em uma superfície lisa e brilhante, indicada para espaços internos. Mais ou menos como um piso fulget polido.  Inclusive, quando molhado, o granilite pode ser extremamente escorregadio! 

Portanto, o fulget e o granilite são especificados em situações bastante distintas: enquanto um é ideal para áreas externas, como quintais, piscinas, jardins, rampas e garagens; o outro é perfeito para espaços internos e secos, como salas e quartos. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais