15 pisos antiderrapantes para área externa

Confira dicas para pisos antiderrapantes Na hora de escolher o piso para área externa, a segurança deve vir em primeiro lugar! O porcelanato acaba sendo a primeira escolha de muitos profissionais e moradores, por apresentar baixa absorção de água e uma infinidade de cores, estampas e acabamentos.  Neste caso, é importante estar atento ao coeficiente […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 18 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Confira dicas para pisos antiderrapantes

15 pisos antiderrapantes para área externa

Porcelanato Fior di Bosco, da Roca, aplicado na área externa (Foto: Roca / Divulgação)

Na hora de escolher o piso para área externa, a segurança deve vir em primeiro lugar! O porcelanato acaba sendo a primeira escolha de muitos profissionais e moradores, por apresentar baixa absorção de água e uma infinidade de cores, estampas e acabamentos. 

Neste caso, é importante estar atento ao coeficiente de atrito, um parâmetro utilizado para medir a resistência do revestimento ao escorregamento. A lógica é simples: quanto maior o atrito, menor o escorregamento. Assim, conseguimos dividir os pisos conforme o risco que eles apresentam a acidentes quando molhados. 

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pisos antiderrapantes são aqueles que apresentam coeficiente de atrito maior ou igual a 0,4. Esta informação deve ser encontrada na descrição do produto. 

Se a área externa em questão é uma rampa muito inclinada ou borda de piscina, é recomendado optar por um coeficiente até mais alto, próximo ou maior a 0,7. Em áreas que oferecem menor risco, um piso com coeficiente de atrito entre 0,4 e 0,7 oferece a resistência ao escorregamento necessária, sem dificultar a limpeza. 

A nomenclatura dos pisos para área externa pode variar, mas costumamos reconhecê-los  por siglas como EXT, ABS, HARD, ou pelo acabamento, que deve ser rústico, mate e áspero, nunca polido! 

 

Confira a seguir 15 modelos de pisos antiderrapantes para todos os gostos! 

 

ABS Stone Real BG, da Roca

15 pisos antiderrapantes para área externa

A série Stone Real é uma das mais atemporais da Roca e reproduz fielmente uma pedra natural. Como este porcelanato apresenta diversos acabamentos, é importante atentar-se na hora da compra e optar pelo ABS, o mais indicado para áreas externas. 

 

Sandstone SGR Hard, da Portinari

15 pisos antiderrapantes para área externa

Evocando o arenito, rocha sedimentar composta principalmente por minerais de tamanho de areia, a linha Sandstone segue a vertente do minimalismo natural. Seu visual leve cria uma sensação de relaxamento e naturalidade, enquanto sua textura causa uma percepção muito sutil de movimento. Disponível em 100 x 100 cm. 

 

Verano Brisa, da Portobello

15 pisos antiderrapantes para área externa

A cara do verão, este porcelanato imita uma pedra com variação de desenhos e nuances frescas. Indicada para área externa, a superfície tem seus tons acentuados com o efeito da água e a luz solar. Em formato 15×15, é adequada também para área interna de projetos mais descontraídos. 

CONFIRA: 17 PISOS COLORIDOS PARA SE INSPIRAR

Pietra di Tibur, da Biancogres

15 pisos antiderrapantes para área externa

Pietra di Tibur é um porcelanato indicado para áreas externas, que apresenta a brutalidade das rochas extrusivas de origem vulcânica. É ideal para quem quer deixar as áreas externas mais sofisticadas e com detalhes exclusivos. Disponível no formato 83 x 83 cm. 

 

Areias Calmas BE Hard, da Portinari

Ainda nas tonalidades mais claras, a coleção Nuances da Natureza traz um olhar para a natureza e o sentir da arquiteta Juliana Medeiros. O porcelanato Areias Calmas BE Hard é uma alternativa para quem procura um piso bege mais uniforme. As dimensão são 120 x 120 cm. 

 

Concrete Greige ABS, da Roca

Os porcelanatos da Série Concrete ressignificam o concreto aparente, textura cada vez mais valorizada na arquitetura contemporânea. O principal destaque deste piso antiaderente é o SuperFormato, de 120 x120 cm ou 120 x 250 cm. 

 

Tribeca Grey

15 pisos antiderrapantes para área externa

Já faz um tempinho que os porcelanatos que imitam cimento se tornaram best-sellers. Pensando nisso, a Biancogres desenvolveu o Tribeca Grey para áreas internas e externas, garantindo o efeito in and out, do mesmo revestimento dentro e fora de casa. O porcelanato está disponível em diversos formatos, do 60 x 60 cm ao 90 x 180 cm. 

 

Thimos Sabbia, da Biancogres

Com o porcelanato Thimos Sabbia é possível ter as cores e texturas naturais da madeira com extremo realismo, sem precisar se preocupar com a manutenção, já que o revestimento resiste à exposição ao sol e à chuva. Fiel ao formato de régua, as dimensões são 26 x 106 cm. 

 

Deck Natural, da Ceusa

15 pisos antiderrapantes para área externa

Os fãs de deques na área externa, precisam conhecer o porcelanato Deck Natural da Ceusa. Com superfície rústica, ele permite diferentes paginações e está disponível nas dimensões 80 x 80 cm. 

 

Best Industrial Stone, da Portobello

15 pisos antiderrapantes para área externa

Um trabalho gráfico que sobrepõe diferentes pedras naturais faz surgir um material industrial com relevos de slate, veios de mármore e camadas de granito em uma única superfície: o Best Industrial Stone, disponível no formato 30 x 60 cm. 

 

Fior di Bosco ABS, da Roca

15 pisos antiderrapantes para área externa

Inspirado na pedra natural, o porcelanato Fior di Bosco apresenta a elegância e beleza atemporal do mármore. Em tons de cinza e com veios levemente marcados, no formato 90X90 retificado, permite aplicação com junta mínima de 1 mm. 

 

Sunset Key West, da Portobello

15 pisos antiderrapantes para área externa

A linha Sunset traz uma superfície desenvolvida especialmente para aplicação em piscinas. O movimento do desenho e a variação de tonalidade do produto se destacam no encontro com a água e revelam um efeito surpreendente. As cinco cores disponíveis em formato 14,5 x 14,5 passeiam por nuances de verde e azul.

 

Ardosia Grafite ABS, da Roca

15 pisos antiderrapantes para área externa

Quem procura um porcelanato mais escuro, vale conhecer o Ardosia Grafite. O porcelanato reproduz toda a variação de veios e texturas da pedra natural, que ficou conhecida há séculos como pedra lousa. Em tons de grafite, é ideal para ambientes externos, inclusive deques de piscina.

CONFIRA: PISO AQUECIDO: ENTENDA O FUNCIONAMENTO DESTE SISTEMA DE AQUECIMENTO

Malibu Mountain, da Portobello

15 pisos antiderrapantes para área externa

Inspirado na região de Malibu, este porcelanato reproduz a diversidade de rochas multicoloridas, fruto de variados movimentos tectônicos. Disponível no formato 20 x 20 cm, é recomendado para áreas externas e piscinas. 

 

Flake Negro Mate, da Roca

15 pisos antiderrapantes para área externa

Inspirado nos Terrazzos Venezianos, os porcelanatos da Série Flake são antideslizantes e mates, e podem ser aplicados até em interior de piscinas. O formato tradicional é 90 x 90 cm. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 18 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais