Piso aquecido: entenda o funcionamento deste sistema de aquecimento

Muito comum em países frios, o piso aquecido, também conhecido como térmico ou radiante, é um sistema de aquecimento instalado embaixo do piso. Além de tornar o revestimento mais agradável ao toque dos pés descalços, esta é uma excelente forma de trazer maior conforto térmico a todo o ambiente. Existem dois sistemas mais comuns, o […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 28 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Piso aquecido: entenda o funcionamento deste sistema de aquecimento

O piso de porcelanato aquecido é agradável para quem gosta de andar descalço em casa (Foto: Cats Coming / Pexels / Creative Commons)

Muito comum em países frios, o piso aquecido, também conhecido como térmico ou radiante, é um sistema de aquecimento instalado embaixo do piso. Além de tornar o revestimento mais agradável ao toque dos pés descalços, esta é uma excelente forma de trazer maior conforto térmico a todo o ambiente. Existem dois sistemas mais comuns, o hidráulico e o elétrico. 

 

Aquecimento hidráulico

Na Europa Central, o aquecimento de pisos hidráulico  teve início no ano de 1950. 

O sistema consiste em uma tubulação disposta embaixo do contrapiso, por onde passa a água aquecida. A caldeira de gás costuma ser instalada na cozinha, lavanderia ou garagem, e o calor pode ser reaproveitado no aquecimento da água consumida pela casa. 

Este é um sistema de instalação com custo alto, mais indicado para ambientes amplos e comerciais.

 

Aquecimento elétrico

O sistema de aquecimento elétrico de piso é feito com cabos calefatores dispostos de forma simétrica e paralela, também embaixo do contrapiso. Conforme o cabo aquece, transmite calor ao piso. A temperatura é controlada por meio de um termostato digital, que possibilita programar e distribuir o calor de forma individualizada em cada ambiente.

No geral, o custo de instalação é menos do que o sistema hidráulico, pois não requer bombas ou aquecedores a gás, além de menor manutenção. 

Piso aquecido: entenda o funcionamento deste sistema de aquecimento

No aquecimento elétrico, os calefatores são instalados sob o piso (Foto: Tecnolatina / Divulgação)

 

Vantagens dos pisos aquecidos

Os pisos aquecidos, tanto hidráulicos, como elétricos, podem ser uma excelente opção para os ambientes mais frios da casa, como banheiros, ou quartos infantis e brinquedotecas, onde as crianças costumam brincar no chão. Afinal, não é estritamente necessário instalar o sistema de aquecimento em toda a casa. 

Além do piso mais agradável ao toque, o piso aquecido propaga o calor para a cima, conforme o princípio físico de convecção, aumentando a temperatura de todo o cômodo. Sendo assim, o piso aquecido também pode esquentar as paredes, as roupas de cama e o mobiliário. 

CONFIRA: 4 PISOS QUE GARANTEM CONFORTO TÉRMICO O ANO TODO

Instalação de pisos aquecidos

O ideal é realizar a instalação ainda em fase de obras. Isso porque, para imóveis prontos, a instalação do piso aquecido exige uma grande reforma, pois ambos os circuito precisam estar embaixo do contrapiso. 

Se você está planejando instalar um aquecimento de piso, precisará definir o tipo, os ambientes e o revestimento a ser instalado sobre o sistema, sempre com a consulta de um profissional especializado. A partir daí, a instalação seguirá os seguintes passos:

  1. Isolamento térmico sobre o piso bruto;
  2. Régua de fixação;
  3. Cabos calefatores ou tubulações;
  4. Tela;
  5. Contrapiso;
  6. Revestimento.

Devido à aplicação da argamassa sobre o sistema de aquecimento, é necessário esperar até dois dias antes da instalação do revestimento. O piso radiante hidráulico demora um pouco mais para ser instalado, o que pode levar até uma semana. 

Piso aquecido: entenda o funcionamento deste sistema de aquecimento

Os pisos cerâmicos e porcelanatos são os mais indicados para a instalação de sistemas de aquecimento (Foto: Cats Coming / Pexels / Creative Commons)

 

Revestimentos 

Ao contrário do que se imagina, o sistema de aquecimento pode ser usado sob vários tipos de piso. Os melhores e mais famosos são os revestimentos cerâmicos, que possuem uma boa condutividade térmica. Esta propriedade diz respeito à distribuição mais rápida e uniforme do calor. 

Pisos com características isolantes, tais como carpetes, madeiras e laminados, precisam passar por uma avaliação mais cuidadosa. Em todo o caso, verifique se o piso é compatível com o sistema de aquecimento escolhido e certifique-se de seguir as instruções do fabricante para não comprometer sua segurança ou a garantia do revestimento. 

 

Porcelanato e cerâmica

Os revestimentos cerâmicos, incluindo porcelanatos, são ótimos condutores de calor. Esses tipos de piso não se expandem à medida que aquecem ou contraem quando esfriam, uma característica que poderia causar trincas em pisos aquecidos. 

Os pisos cerâmicos são a primeira escolha para um sistema de aquecimento. Como eles transferem o calor de forma eficiente, aquecem mais rápido e retém o calor, chegando a até 29 °C. 

 

Laminado 

O laminado é constituído de lâminas de madeiras em larguras e comprimentos variados. Sendo assim, também não apresenta a propriedade de expandir ou contrair conforme a temperatura, como é o caso da madeira natural. 

A escolha do laminado para um piso aquecido exige atenção às orientações do fabricante e às propriedades térmicas daquele produto em específico. No geral, os laminados mais densos e finos, são melhores condutores de calor e, por isso, os mais recomendados. A temperatura da superfície também não deve exceder 27°C. 

 

Madeira

Como mencionei antes, o piso de madeira requer uma análise mais cuidadosa antes da instalação. Por se tratar de um material natural, que expande e contrai conforme a temperatura, o sistema de aquecimento precisa estar preparado para distribuir o calor de forma mais suave e controlada.

Assim como no laminado, vale a máxima de que quanto mais densa e fina a madeira, melhor a condutividade térmica e, portanto, a eficiência do sistema. O uso de um termostato para controlar o sistema de aquecimento é a principal saída para o uso deste piso aquecido, que também nunca deve exceder os 27 ºC, sob o risco de danificar a madeira.

 

Pedra natural

As pedras naturais, em especial, o granito, apresentam um desempenho similar ao porcelanato em sistemas de aquecimento. Como são materiais de alta densidade, eles possuem propriedades térmicas interessantes para a aplicação em ambientes que sofrem com a alta perda de calor, como salas espaçosas com pés-direitos altos. Assim como o porcelanato, o granito pode ser aquecido a até 29 °C. 

CONFIRA: 3 REVESTIMENTOS QUE DEIXAM A CASA MAIS CONFORTÁVEL NO INVERNO

Vinílico

O vinílico é composto por cloreto de vinila, ou PVC, um material que aquece e esfria rapidamente, apresentando alta condutividade térmica. Também está sujeito a uma limitação de carga elétrica e temperatura, em torno dos 27 ºC, o que pode variar conforme o fabricante. Por isso, é recomendado apenas para ambientes menores e fechados, que não sofram variações de temperatura extrema. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 28 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais