4 pisos que garantem conforto térmico o ano todo

Em um país tropical como o Brasil, a chegada do inverno desperta maior preocupação com relação ao conforto térmico. Afinal, passamos a maior parte do ano nos adaptando ao calor, com pisos frios, ar-condicionados e climatizadores, já estamos craques! Com as baixas temperaturas, já não é bem assim.  Ao contrário do que possa parecer por […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 21 maio 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
pisos que garantem conforto térmico

Projeto do escritório Arquideias com piso vinílico (Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação)

Em um país tropical como o Brasil, a chegada do inverno desperta maior preocupação com relação ao conforto térmico. Afinal, passamos a maior parte do ano nos adaptando ao calor, com pisos frios, ar-condicionados e climatizadores, já estamos craques! Com as baixas temperaturas, já não é bem assim. 

Ao contrário do que possa parecer por este movimento típico brasileiro, conforto térmico não tem a ver com a época do ano, muito pelo contrário! Nada mais é do que se sentir confortável com a temperatura interna da casa ou apartamento, independente do clima externo. 

A temperatura térmica ideal varia conforme a localização ou o gosto individual, mas no geral gira em torno de 21 a 24 ºC. Garantir esta circunstância dentro de casa é muito mais simples durante a obra ou a reforma, do que depois com a casa pronta, e a escolha do piso é uma das principais estratégias para isso! 

 

Pensando nisso, selecionei 4 opções para quem deseja garantir o conforto térmico do lar o ano todo! 

 

Madeira 

pisos que garantem conforto térmico

Projeto do escritório Kika Tiengo Arquitetura com piso de madeira (Foto: Divulgação)

 

CONFIRA: CONFORTO TÉRMICO: O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DOS REVESTIMENTOS

Entre os materiais naturais, a madeira é disparada a que mais oferece conforto térmico em termos de piso. Não à toa, ela foi por muito tempo a principal opção para casas de campo e de praia, já que é capaz de estabilizar sua temperatura tanto em regiões frias, como quentes.

Cada peça tem cores, tonalidades e veios únicos. Como existe uma grande diversidade de madeiras na natureza, há tipos que terão mais variações de tons e outros que serão mais uniformes. Este aspecto natural traz maior aconchego e acolhimento, “aquecendo” visualmente o projeto.  

 

Vinílico

pisos que garantem conforto térmico

Piso vinílico Home Caravalho da Eucafloor (Foto: Eucatex / Divulgação)

 

Com um custo melhor do que a madeira, o piso vinílico é feito de cloreto de vinila ou PVC. No mercado, é possível encontrar diversas opções de cores e texturas, com destaque para os amadeirados. 

Assim como o laminado, que trarei a seguir, ele é considerado um piso térmico, ou seja, sua temperatura não varia conforme o exterior. Mesmo em dias muito quentes ou frios, o piso vinílico fica estável e confortável para pisar. Para quem ama andar descalço ou tem crianças que engatinham e brincam pelo chão, vale a pena o investimento. 

 

Laminado 

pisos que garantem conforto térmico

Piso laminado Carvalho Prime da Eucafloor (Foto: Eucatex / Divulgação)

 

Já o piso laminado é composto por diversas camadas de derivados de madeira, em larguras e comprimentos variados. Ele é coberto por uma resina melamínica e também dispõe de diversas cores, acabamentos e estampas. Por ser instalado sobre uma manta, garante mais conforto térmico ao ambiente. 

 

Porcelanato aquecido

pisos que garantem conforto térmico

Porcelanato pode ser instalado sobre sistema de aquecimento elétrico ou hidráulico (Foto: Roca / Divulgação)

 

Se você está buscando conforto térmico no inverno ou em regiões frias, uma alternativa pode ser o piso aquecido, também conhecido como piso radiante. Ele consiste em um sistema de aquecimento instalado sob o piso para controlar a temperatura do ambiente. 

Existem dois modelos de pisos aquecidos, que variam conforme o tamanho da casa: os hidráulicos e elétricos. No primeiro sistema, o aquecimento ocorre através de uma tubulação disposta embaixo do contrapiso, por onde passa a água aquecida a gás. No modelo elétrico, o aquecimento é feito por cabos calefatores (resistências elétricas) em forma de serpentina ou através de mantas de aquecimento, também instaladas embaixo do contrapiso.

O porcelanato é o mais indicado para este tipo de instalação, por apresentar uma alta condutividade térmica, transferindo o calor de forma eficiente de um cabo de aquecimento para a superfície do piso. Sem dúvida, esta é uma opção mais cara que a demais, mas é uma solução para quem deseja a praticidade e elegância do piso frio, com mais conforto térmico. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 21 maio 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais