História do produto: Ladrilho Hidráulico

  Com estampas florais, geométricas, coloridas e até brasões familiares, os ladrilhos hidráulicos não passam despercebidos. Esses revestimentos cimentícios voltaram recentemente à moda, com a tendência retrô e vintage, e ainda são produzidos de forma artesanal.  O ladrilho hidráulico é uma peça, geralmente quadrada, composta por três camadas de argamassa prensada. A mais superficial, com […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 11 abril 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
História do produto: Ladrilho Hidráulico

Os ladrilhos hidráulicos podem ser combinados para formar desenhos maiores em pisos e paredes 

 

Com estampas florais, geométricas, coloridas e até brasões familiares, os ladrilhos hidráulicos não passam despercebidos. Esses revestimentos cimentícios voltaram recentemente à moda, com a tendência retrô e vintage, e ainda são produzidos de forma artesanal. 

O ladrilho hidráulico é uma peça, geralmente quadrada, composta por três camadas de argamassa prensada. A mais superficial, com cerca de 5 mm, leva cimento pigmentado para a criação dos desenhos, seu grande diferencial. O processo de fabricação se encerra com 8h de submersão em água, para a cura do revestimento, o que lhe rendeu o nome de ladrilho hidráulico. 

História do produto

Os ladrilhos hidráulicos surgiram em meados do século XIX, como uma alternativa ao uso de pedras naturais mais caras, como o mármore, e também à cerâmica, que possui um longo período de cura. O revestimento foi apresentado em 1876 na Exposição Universal, em Paris, pela empresa Garret, Rivet i cia

Contudo, o ladrilho só atingiu seu apogeu nas décadas de 1930 e 1940, quando rapidamente se espalhou pelos países europeus, em especial, Espanha, Inglaterra e Rússia. O movimento modernista contribuiu para o sucesso da peça, empregada em murais e mosaicos artísticos para a criação de desenhos super complexos. 

Muito presente nas mansões da nobreza europeia, acredita-se que os primeiros ladrilhos hidráulicos chegaram ao Brasil na época da imigração italiana, nos anos 1920. No início do século XX, ainda eram importados dos países europeus, até que um cônsul suíço trouxe a técnica para o território nacional. A produção brasileira diminuiu o custo final, permitindo que mais brasileiros tivessem acesso ao revestimento. 

História do produto: Ladrilho Hidráulico

Ladrilhos hidráulicos britânicos com revestimento de chumbo (Foto: British Museum / CC BY-NC-SA 4.0)

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o revestimento das calçadas com ladrilhos hidráulicos foi utilizado em residências, comércios e espaços públicos, como o Teatro São Pedro, Casa da Marquesa de Santos, Bolsa Oficial do Café, em Santos, Paróquia Nossa Senhora do Brasil e o prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

CONFIRA: 25 IDEIAS DE COZINHAS COM LADRILHOS HIDRÁULICOS

O Iphan considera o ladrilho hidráulico um bem material, natural e imóvel, com significado e importância artística, cultural, religiosa, documental e estética. Ele representa não só o encantamento pelo antigo, mas a lembrança do nostálgico. “Revela brasões familiares, armas, selos, casas de nobreza, castas clericais, preces ou trechos bíblicos, admirados pela beleza e pela durabilidade que desafiam o tempo”, descreve o artigo A produção de ladrilho e o ofício de ladrilhar: método de produção de ladrilhos do século XVIII aos nossos dias

Como é produzido o ladrilho hidráulico?

As estampas do ladrilho hidráulico não são impressas, mas produzidas artesanalmente (Foto: Andalucia / Reprodução)

Mesmo nos dias atuais, o ladrilho hidráulico mantém um processo de fabricação artesanal, feito em moldes de ferro. As peças são produzidas à base de cimento branco, quartzo, diabásio e pó-de-pedra, que podem ser coloridos em até cinco tons, permitindo diversas combinações de cores. 

A produção se dá em três camadas de argamassa prensada: a primeira com cimento e pigmentos coloridos; a segunda, com cimento e areia; e a terceira, com cimento, areia e água. Então, a fôrma é fechada e prensada manualmente. Quando retiradas da fôrma, as peças são armazenadas por 24 horas em prateleiras e, depois, submersas em água para a cura do material. O processo detalhado ainda é mantido em segredo pelas famílias de fabricantes, sendo um ofício que passa de pai para filho. 

Vale destacar que, após o assentamento, o ladrilho hidráulico precisa ser impermeabilizado. A aplicação de uma camada de resina protege o revestimento da umidade e facilita sua limpeza e manutenção. Algumas marcas não recomendam o uso do ladrilho em áreas molhadas, mesmo com o uso de impermeabilizante. Por isso, sempre cheque a recomendação do fabricante.

Vantagens do ladrilho hidráulico

Piso de ladrilho hidráulico de 1950 preservado em reforma do escritório SAO Arquitetura (Foto: Victor Affaro / Editora Globo)

O sucesso duradouro do ladrilho hidráulico tem motivo. Com uma imensa variedade de cores, texturas e desenhos, eles permitem composições criativas de pisos, paredes, pilares, murais, fachadas, entre outros. Outro diferencial do ladrilho hidráulico é sua durabilidade e resistência, como vemos preservados em grandes monumentos europeus e brasileiros.

CONFIRA: BANHEIROS COM LADRILHOS HIDRÁULICOS PARA SE INSPIRAR

Além disso, é um revestimento de fácil assentamento e manutenção. As peças de ladrilho hidráulico são pré-fabricadas, de forma que já chegam à obra prontas para a instalação. O assentamento é simples, mas deve ser feito por uma mão de obra qualificada, e o piso é liberado para tráfego em apenas 24 horas, muito mais rápido do que uma cerâmica, por exemplo.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 11 abril 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais