A Pedra Ferro, também conhecida como basalto, pedra topázio ou pedra pericó, tem origem vulcânica. Em seu processo de formação, passa por uma oxidação, que resulta em sua coloração característica: tons de marrom, que passam pelo ferrugem e podem até alcançar a cor preta.
Este processo de oxidação também faz da pedra ferro uma rocha muito resistente a impactos; intempéries climáticas, como sol, chuva e ventos; e altas temperaturas. Por este motivo, algumas das aplicações mais comuns são fachadas, piscinas, churrasqueiras e lareiras.
Dicas de uso
No Brasil, seu uso mais comum é em fachadas. Graças às variações de cores e paginações, o revestimento pode flutuar entre um visual discreto ou chamativo, sempre com um toque rústico e natural. Quando aplicado em áreas externas, é recomendado o uso de um impermeabilizante para proteger a coloração da pedra ferro.
CONFIRA: 9 REVESTIMENTOS DE PEDRAS NATURAIS PARA USAR NO SEU PROJETO
Outra aplicação muito comum é em mosaicos internos, trazendo um toque moderno e elegante ao ambiente graças à sua textura única. Este é um revestimento particularmente simples de ser limpo, bastando utilizar água e vassoura para que a parede mantenha um visual impecável.
A pedra ferro também traz aquele toque mais natural e rústico, que muita gente procura na área da churrasqueira. Vale destacar que as pedras naturais demandam uma limpeza mais pesada, já que sua textura tende a acumular mais gordura.
Paginações
No mercado, é possível encontrar esse tipo de pedra em diversos formatos, como placas inteiras, com cortes em diferentes espessuras, ou pequenas peças soltas, como filetes.
Entre as placas, há opções com cortes iguais e diferentes espessuras, indicadas para paredes externas; placas com cortes específicos, para criar mosaicos; e até opções com travamento, técnica que consiste no assentamento lado a lado, no qual uma peça fica para cima e outra para baixo.
Os formatos menores, como 5×5 cm e em filetes são mais indicadas para ambientes internos, churrasqueiras e lareiras, de forma a trazer mais destaque para pontos específicos. Mesmo em formatos menores, as pedras naturais, quando colocadas em placas, adquirem um relevo sutil e bonito.
Já deu para perceber como este é um revestimento super versátil, não é mesmo? E isso tem seu preço! Como a maioria das pedras naturais, a pedra ferro pode apresentar um valor salgado, principalmente, quando consideramos a mão de obra para aplicação – que deve ser qualificada e especializada.
Para quem busca uma alternativa com melhor custo-benefício, uma opção pode ser o porcelanato que imita pedra-ferro. No geral, as reproduções são bem fiéis e mais acessíveis.