As pedras naturais são aquelas extraídas diretamente da natureza. No mercado de decoração e arquitetura, costumam apresentar um custo mais elevado do que as pedras sintéticas, afinal, são recursos não-renováveis. Além disso, cada pedra natural é única, o que confere uma estética ímpar a qualquer projeto.
Mas nem tudo são flores: por não apresentarem resina em sua composição, elas tendem a ser mais porosas do que os revestimentos industrializados. Isso requer um cuidado especial ao aplicá-las em bancadas, áreas molhadas e externas.
CONFIRA: CORIAN, DEKTON, SILESTONE, NANOGLASS E NEOLITH: CONHEÇA AS PRINCIPAIS PEDRAS SINTÉTICAS
A seguir, conheça as principais pedras naturais utilizadas como revestimento, suas vantagens e desvantagens!
Ardósia
A pedra ardósia já foi muito conhecida como “pedra de lousa”, por ser o material usado nos quadros escolares. Sendo um xisto argiloso, que possui um bonito aspecto rústico, suas cores vão dos tons escuros como preto, grafite e roxo, até tons mais claros como a ferrugem e o branco.
A pedra pode ser polida, escovada, lixada ou usada ao natural, e é uma excelente alternativa para quem prefere decorações sóbrias. Sua principal aplicação é em áreas internas, principalmente, em paredes.
O uso no piso requer alguns cuidados, uma vez que a ardósia é uma pedra bastante escorregadia quando molhada. Também não é recomendada para bancadas, pois tende a esquentar bastante em contato com o calor.
Granito
Assim como o mármore, é uma das pedras naturais mais visadas por quem procura um estilo clássico e elegante. Esta rocha natural é composta essencialmente de quartzo, mica e feldspato. Por isso, apresenta uma aparência granulada, com pontos pretos em sua composição. As tonalidades da pedra variam, mas vale ressaltar que as opções mais claras tendem a ser mais porosas.
O granito pode ser aplicado em ambientes internos e externos, revestindo pisos, paredes, tampos, frontões e bancadas. Tem baixo índice de porosidade e demonstra alta resistência a desgastes, riscos e impactos. É uma ótima opção, considerando qualidade e custo-benefício. Contudo, se a limpeza não for diária, a pedra tende a manchar facilmente.
Hijau
A pedra hijau é a rocha vulcânica com maior aplicação na arquitetura, queridinha para revestir piscinas, graças à coloração esverdeada. Composta por mais de 80% quartzo, também podem ser aplicadas em áreas internas ou externas, como pisos, paredes, fachadas, calçadas e garagens. Apresenta alta resistência à umidade e abrasão, e é resistente aos raios UVA e UVB do sol.
CONFIRA: PEDRAS NATURAIS: PATRICIA PENNA DÁ DICAS PARA INCLUIR O MÁRMORE E O GRANITO NA DECORAÇÃO
Sua principal desvantagem está na manutenção e limpeza, pois é uma pedra que tende a absorver impurezas. Uma lavadora de alta pressão pode ser necessária quando aplicada em fachadas ou pisos de área externa.
Mármore
Elegância é a palavra que melhor define o mármore! Trata-se de uma rocha natural originada de calcário, quando o elemento é exposto a altas temperaturas e pressão. Tem uma aparência homogênea, com veios expostos, e pode ser encontrado em cores variadas.
Seu uso é indicado, preferencialmente, em áreas internas, como bancadas de banheiro, revestimento de paredes, frontões e pisos. Possui uma excelente durabilidade e resistência à abrasão. Quando aplicado em áreas externas, pode apresentar alterações de cor, porque o material sofre com a ação do tempo, dos raios solares e da poluição.
Também não é indicado em áreas de tráfego intenso, pois desgasta-se facilmente, nem em bancadas de cozinha, por apresentar um índice de porosidade elevado, motivo pelo qual mancha facilmente.
A principal recomendação, independente do ambiente em que o mármore for aplicado, é uma boa e frequente manutenção da impermeabilização, além dos cuidados de limpeza.
Pedra Madeira
A pedra madeira é uma rocha metamórfica, ou seja, formada através da transformação de outras rochas pré-existentes na natureza. Seu principal componente também é o quartzo, que lhe confere alta resistência.
Assemelha-se à madeira pela coloração amarela e também confere um aspecto rústico e aconchegante. Pode ser utilizada sem problemas em áreas externas, expostas às intempéries climáticas e alto tráfego. O preço pode parecer salgado à primeira vista, mas a durabilidade compensa.
Como costuma ser aplicada em fachadas e paredes, é necessário levar em consideração as perdas ao entalhar. Além disso, essa instalação complexa exigirá uma mão de obra especializada para um resultado satisfatório.
Quartzo
O quartzo é um dos minerais mais resistentes do planeta. Ele está presente em todos os tipos de rochas, sejam ígneas, sedimentares ou metamórficas. Sendo assim, pode-se dizer que é encontrado em abundância na natureza.
Na decoração, consideramos como quartzo os materiais que possuam 90% do elemento em sua composição, seja uma pedra natural ou industrializada. Em ambos os casos, é um revestimento pouquíssimo poroso e extremamente resistente.
O quartzo pode variar desde tons escuros como preto, marrom, dourado, azul, aos claros, como o quartzo branco. Seu principal uso é nas bancadas da cozinha, pois dificilmente os líquidos conseguirão penetrar, manchando ou estragando a peça.
São Tomé
O revestimento, que recebeu esse nome por ser originário da cidade de São Tomé das Letras, em Minas Gerais, é considerado um quartzito, por contar com arenito em sua composição.
Apresenta alta resistência térmica e baixa porosidade, motivo pela qual é amplamente utilizada em áreas externas, incluindo bordas de piscina. Uma das principais vantagens da Pedra São Tomé é a sua resistência às intempéries climáticas, tanto sol, como chuva. Além disso, oferece mais segurança para áreas molhadas, já que tem um aspecto muito parecido com os revestimentos antiderrapantes.