Tipos de porcelanatos: técnico, natural, polido, acetinado, esmaltado e EXT

Ao entrar em uma loja especializada ou em um home center, é bem possível que você se perca em meio a tantas opções de porcelanatos! Tendência nos projetos contemporâneos, o revestimento ficou famoso por reproduzir fielmente diversos outros materiais, como madeira, mármore, granito e outras pedras naturais.  As opções se multiplicam quando levamos em consideração, […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 06 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Ao entrar em uma loja especializada ou em um home center, é bem possível que você se perca em meio a tantas opções de porcelanatos! Tendência nos projetos contemporâneos, o revestimento ficou famoso por reproduzir fielmente diversos outros materiais, como madeira, mármore, granito e outras pedras naturais. 

As opções se multiplicam quando levamos em consideração, além dos padrões/estampas, os acabamentos disponíveis para cada peça. Na maioria dos casos, um mesmo porcelanato pode ter um acabamento polido ou acetinado, por exemplo, a depender da especificação. Isso impacta diretamente na resistência do piso, na limpeza e manutenção. 

Por isso, é importante entender as características técnicas de cada acabamento para acertar na escolha. Confira a seguir os principais tipos de porcelanato! 

 

Porcelanato técnico

Tipos de porcelanatos: técnico, natural, polido, acetinado, esmaltado e EXT

Porcelanato técnico Stelar Black aplicado na sala de estar (Foto: Piso de pedra / Divulgação)

 

Os porcelanatos técnicos, também conhecidos como toda massa, são aqueles que não recebem nenhuma camada de esmalte na sua superfície. Este tipo de revestimento tem uma alta resistência mecânica, ou seja, aguenta mais peso e também uma circulação intensa. 

Por conta dessa resistência e da baixa absorção de água, menor ou igual a 0,1%, ele é muito utilizado em espaços comerciais, como shoppings centers ou lojas de departamento. Normalmente, todos os porcelanatos técnicos são retificados, com bordas perfeitamente retas, o que disfarça o rejunte. 

 

Porcelanato natural

Tipos de porcelanatos: técnico, natural, polido, acetinado, esmaltado e EXT

Porcelanato Natural Borda Reta Artsy Cement da Portobello (Foto: Portobello / Divulgação)

 

A princípio, o porcelanato natural é uma categoria de porcelanato técnico, sem esmalte, que imita texturas e cores de pedras naturais. Essa estética mais natural é queridinha entre arquitetos e designers de interiores para varandas, áreas externas e garagens. 

CONFIRA: PORCELANATO QUE IMITA MADEIRA: 4 VANTAGENS DO MATERIAL

Este porcelanato é bastante resistente e pouco escorregadio. Sua superfície fosca, sem brilho,traz uma sensação de aconchego e conforto aos ambientes residenciais e comerciais. 

Hoje, já encontramos no mercado porcelanatos esmaltados com superfícies naturais, como é o caso da linha Khaya da Portobello, com estampa de madeira.

 

Porcelanato polido

Tipos de porcelanatos: técnico, natural, polido, acetinado, esmaltado e EXT

Porcelanato polido interno Duoro da Artens (Foto: Leroy Merlin / Divulgação)

 

Esses tipos de porcelanatos recebem um polimento e uma camada extra de impermeabilização que lhe conferem brilho intenso e superfície super lisa. Essa estética já foi muito valorizada em projetos residenciais, mas também pode representar um perigo quando aplicado em áreas equivocadas. 

Isso porque o polimento torna esta peça muito escorregadia, aumentando o risco de acidentes. Por esse motivo, é mais indicado para ambientes como salas, quartos e escritórios, sendo aconselhado evitá-lo em áreas molhadas ou molháveis, como cozinhas, banheiros, lavanderias, quintais e varandas.

 

Porcelanato acetinado

Tipos de porcelanatos: técnico, natural, polido, acetinado, esmaltado e EXT

Porcelanato acetinado da Roca Cerâmica (Foto: Roca / Divulgação)

 

O porcelanato acetinado é um acabamento com menos brilho e textura fosca. Sendo assim, é menos escorregadio e pode ser utilizado em todos os ambientes da casa. Além disso, esse tipo de material é muito resistente, inclusive a riscos e manchas, uma dor de cabeça comum no caso dos polidos. 

Além da estética fosca, o porcelanato acetinado possui uma textura diferente, mais sedosa e suave, resultado de um processo chamado escovação. Suas maiores desvantagens são o custo da mão de obra, uma das mais caras entre os pisos frios, e a dificuldade na remoção completa do piso. 

 

Porcelanato esmaltado

Tipos de porcelanatos: técnico, natural, polido, acetinado, esmaltado e EXT

Porcelanato esmaltado Silverstone da Elizabeth (Foto: Leroy Merlin / Divulgação) 

Como o próprio nome já diz, o porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte sobre a peça. Esta aplicação permite uma diversidade de estampas e efeitos, com praticamente as mesmas vantagens do porcelanato técnico no quesito absorção de água. Além disso, possuem as versões retificada e não-retificada. 

A indicação técnica é feita através do PEI, um índice que determina a resistência do porcelanato esmaltado e varia entre 1 e 5. Quanto maior o PEI, mais resistente é o revestimento.

CONFIRA: É SEGURO UTILIZAR PORCELANATO EM LAREIRAS?

  • PEI 1: Indicado para áreas com pouquíssimo atrito, de preferência, paredes em ambientes internos; 
  • PEI 2: Também apresenta baixa resistência mecânica e é indicado para áreas com pouca circulação, como quartos;
  • PEI 3: É um modelo intermediário do grupo, que já apresenta uma durabilidade um pouco maior e pode ser instalado dentro de casa; 
  • PEI 4: A qualidade já é bem superior e a instalação pode ser feita em áreas com mais circulação, como hall de entrada e salas; 
  • PEI 5: Considerado o de melhor resistência e, por isso, mais durável. Pode ser usado em áreas externas e com alta circulação de pessoas.

 

Além disso, os porcelanatos esmaltados podem ser divididos em lisos, ásperos, brilhantes e foscos. O acabamento brilhante é alcançado através de um esmalte especial, não do polimento da peça, mas pode ser igualmente escorregadio, por isso, vale ficar atento às orientações do fabricante.

 

Porcelanato EXT

Porcelanato para área externa da Roca Cerâmica (Foto: Roca / Divulgação)

 

De certa forma, o porcelanato EXT é como se fosse uma versão mais parruda e resistente do porcelanato. Altamente resistente à abrasão e ao escorregamento, tende a ser um revestimento difícil de limpar, mas graças à impermeabilidade, não mancha com facilidade. 

É indicado para áreas externas, como terraços, rampas e próximo à piscina, por conta da resistência ao escorregamento. Não costuma ser indicado para fachadas e paredes externas por conta da limpeza.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 06 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais