Coeficiente de atrito: o que é e como levar em consideração na escolha do piso

Ao comprar ou pesquisar pisos para sua casa, é possível que você tenha se deparado com alguns índices, números que à primeira vista podem não fazer muito sentido, mas são de fundamental importância para acertar na escolha. Um dos mais importantes quando falamos em revestimentos é o coeficiente de atrito.  O coeficiente de atrito é […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 03 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Coeficiente de atrito: o que é e como levar em consideração na escolha do piso

No projeto de Paola Ribeiro, as pedras naturais utilizadas na área externa apresentam uma rugosidade que evita o escorregamento (Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio/Divulgação)

Ao comprar ou pesquisar pisos para sua casa, é possível que você tenha se deparado com alguns índices, números que à primeira vista podem não fazer muito sentido, mas são de fundamental importância para acertar na escolha. Um dos mais importantes quando falamos em revestimentos é o coeficiente de atrito

O coeficiente de atrito é o parâmetro utilizado para medir a resistência do revestimento ao escorregamento. A lógica é simples: quanto maior o atrito, menor o escorregamento. Assim, conseguimos dividir os pisos conforme o risco que eles apresentam a acidentes quando molhados. 

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um piso antiderrapante é aquele que apresenta coeficiente de atrito maior ou igual a 0,4. Esta informação deve ser encontrada na descrição do produto.

 

No geral, dividimos os revestimentos da seguinte maneira: 

 

  • Pisos com coeficiente de atrito < 0,4: recomendados para instalações normais, que não demandam maiores cuidados com segurança;
  • Pisos com coeficiente de atrito entre 0,4 a 0,7: recomendados para locais onde se requer resistência ao escorregamento;
  • Pisos com coeficiente de atrito > 0,7: recomendados para locais onde o risco de escorregamento é muito intenso. 

CONFIRA: PAGINAÇÃO: O QUE É E QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS PARA PISOS E PAREDES

Agora que você já consegue definir em que grupo o piso se encaixa, é necessário avaliar se ele é ideal para o uso planejado. Para isso, você precisa saber se estamos tratando de uma área molhada ou molhável. 

 

  • Áreas molhadas: ambientes onde a condição de uso ou a exposição a intempéries naturais poderão resultar na formação de uma lâmina de água. Este é o caso de banheiros com chuveiro, mais especificamente, dentro da área do box; áreas externas descobertas; lavanderias abertas; entre outros. 

 

Se você tem o hábito de lavar alguns ambientes com grande quantidade de água, também é melhor considerá-los uma área molhada. 

Coeficiente de atrito: o que é e como levar em consideração na escolha do piso

Projeto do Studio 3.7 tem porcelanato antiderrapante na área do box, considerada uma área molhada (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

 

  • Áreas molháveis: recebem respingos de água devido ao uso do ambiente ou à exposição a intempéries naturais, mas não o suficiente para acumular grande quantidade de água. É o caso de lavabos; área próxima à bancada do banheiro, da cozinha ou da lavanderia.
Coeficiente de atrito: o que é e como levar em consideração na escolha do piso

Projeto da arquiteta e designer de interiores Barbara Jalles tem ladrilho hidráulico na cozinha, considerada uma área molhável (Foto: Manu Oristanio / Divulgação)

Caso você verifique que o ambiente em questão é uma área molhada ou molhável interna, provavelmente, o piso indicado deve ter um coeficiente de atrito entre 0,4 e 0,7. Isso porque, dentro desta categoria, ele já apresenta certa resistência ao escorregamento, mas também não é uma superfície super rugosa que pode incomodar ao toque ou acumular muita sujeira. 

CONFIRA: O QUE É TRANSIÇÃO DE PISO E QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS

Os pisos com coeficiente menor que 0,4 são indicados apenas para áreas internas que tem pouco ou nenhum contato com água. É o caso de salas, quartos e escritórios. Apesar de secas, as escadas são um ponto de dúvida na maioria dos projetos: eu prefiro pecar pelo excesso e especificar um piso antiderrapante, por se tratar de uma zona que já representa naturalmente um risco à segurança. 

Coeficiente de atrito: o que é e como levar em consideração na escolha do piso

Projeto do arquiteto Homã Alvico, do Estúdio HAA!, com piso antiderrapante em toda a área externa descoberta (Foto: Evandro Oliveira / Divulgação)

Já os pisos com coeficiente de atrito maior que 0,7 são recomendados apenas para locais onde o risco de escorregamento é muito intenso, como rampas, degraus externos, áreas externas e próximo à piscina. No geral, são superfícies mais rugosas, que tendem a dar um pouco mais de trabalho na limpeza, mas compensam pela segurança oferecida.

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 03 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais