Paginação: o que é e quais os principais tipos para pisos e paredes

Na hora de escolher e comprar revestimentos, um ponto fundamental do projeto é a paginação. Indicada na planta, ela indica como deve ser feito o assentamento do piso em um determinado ambiente. Independente do revestimento escolhido, o padrão formado nos pisos e paredes é fundamental para alcançar o resultado estético desejado.  Quando bem pensada, a […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 25 maio 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Paginação: o que é e quais os principais tipos para pisos e paredes

Projeto do escritório Caroline Kreling Arquitetura tem paginação escama de peixe (Foto: Claudio Fonseca / Divulgação)

Na hora de escolher e comprar revestimentos, um ponto fundamental do projeto é a paginação. Indicada na planta, ela indica como deve ser feito o assentamento do piso em um determinado ambiente. Independente do revestimento escolhido, o padrão formado nos pisos e paredes é fundamental para alcançar o resultado estético desejado.

 Quando bem pensada, a paginação garante a satisfação do cliente e é uma grande aliada para a economia na obra. Isso porque a paginação influencia diretamente nos cortes necessários e, consequentemente, na porcentagem de perda inerente ao projeto.

 Saber como as placas, réguas, pastilhas e azulejos serão dispostos permite escolher com sabedoria as dimensões, de forma que utilize o maior número de peças inteiras e alcance um resultado mais harmonioso.

 Com as medidas dos cômodos em mãos e as preferências de revestimento do cliente, é possível definir a melhor paginação para os ambientes da casa. A partir desta decisão, a mão de obra terá as instruções corretas para o assentamento e a disposição das peças, de forma que se encaixem perfeitamente.

Paginação: o que é e quais os principais tipos para pisos e paredes

Projeto do designer André Bastos tem paginação escama de peixe (Foto: Carol Spercel / Editora Globo)

 

 Para um resultado satisfatório, vale levar alguns pontos em consideração: 

 

  • Peças cerâmicas e porcelanatos costumam exigir uma maior quantidade de rejunte. Com linhas mais evidentes, a paginação também chama mais atenção, motivo pelo qual geralmente ela é feita alinhada. Além disso, a espessura do rejunte deve ser levado em consideração no cálculo da quantidade de revestimento necessária.
  • Sempre dê prioridade a peças inteiras no desenho, dispondo-as nas áreas centrais de maior circulação. Os cortes aumentam o desperdício e também o tempo de execução. Procure dispor as peças cortadas próximas aos cantos ou sob algum móvel, de forma que não interfiram no desenho.
  • Peças grandes e SuperFormatos fazem os olhos dos clientes brilharem, mas podem ser um tiro no pé em ambientes menores, como cozinhas, banheiros e lavanderias, gerando muitos recortes.
  • Para facilitar a instalação do piso e evitar desperdícios, é importante começar a paginação pelo canto de alguma parede, principalmente quando a obra for feita com porcelanato.
  • Além de definir a paginação, a execução faz toda a diferença no resultado final. O ideal é que ela seja iniciada de um canto ou fundo do cômodo em direção à porta, assim, a mão de obra não precisará andar sobre as peças recém-instaladas, diminuindo o risco de comprometê-las.

Confira a seguir as paginações mais comuns!

Alinhada

Paginação: o que é e quais os principais tipos para pisos e paredes

Projeto do arquiteto Rafael Ramos tem azulejos alinhados no frontão (Foto: Luiza Schreier / Divulgação)

A forma mais tradicional e econômica de assentar revestimentos é a alinhada. As peças, de mesmo tamanho e formato, são dispostas em um perfeito alinhamento. Muito comum em porcelanatos e cerâmicas, esta paginação evita recortes e representa a menor perda, cerca de 10%. A paginação alinhada pode ser feita na vertical ou horizontal.

CONFIRA: DIFERENÇAS ENTRE PISO VINÍLICO EM RÉGUA, PLACA E MANTA

Vertical

Paginação: o que é e quais os principais tipos para pisos e paredes

Projeto da arquiteta Patricia Pomerantzeff tem azulejos paginados verticalmente (Foto: Isadora Tricerri / Divulgação)

Mais comum em paredes, na disposição vertical temos como eixo o lado da peça retangular com maior medida, de forma a valorizar a altura do pé-direito. Costuma ser indicada em pisos apenas quando temos uma planta mais comprida.

 

Horizontal

Projeto do escritório M/PA Arquitetos têm azulejos retangulares paginados na horizontal (Foto Victor Affaro/Editora Globo)

 

A paginação horizontal é muito utilizada em peças menores, como os azulejos de metrô, em banheiros e lavabos. A lógica é contrária à paginação vertical, com o eixo no sentido da largura, favorecendo a sensação de amplitude. Em pisos, o maior lado é aplicado no sentido de menor dimensão do cômodo, o que dá a sensação de regularidade e aumento da largura.

 

Transpassada

Piso vinílico em réguas Dakota, da Eucafloor, transpassado (Foto: Eucatex / Divulgação)

 

A paginação contrária à alinhada é a transpassada. Neste tipo de paginação, as peças são instaladas de forma a causar um desencontro entre suas extremidades. Geralmente, este tipo de paginação só é indicado para réguas de madeira, vinílico ou laminado.

 Este desalinhamento pode ser aleatório, geralmente, em peças menores; ou padrão, no qual a diferença entre o final da peça e o início de outra não ultrapassa 15% da dimensão total da peça.

 

Diagonal

Réguas de madeira instaladas na diagonal em sala de tv (Foto: Ateliê Revestimentos / Divulgação)

 

Nesta paginação, os revestimentos são dispostos em um ângulo de 45°. Isso traz certo dinamismo ao ambiente, mas gera mais recortes e perdas, u, as réguas do piso são distribuídas a 45 graus.

 Esse tipo de paginação traz uma sensação de dinamismo e movimento ambiente, mas gera mais recortes e perdas, que variam de 15 a 25%. É uma opção quando possuímos paredes fora de esquadro ou outras imperfeições na planta que valha a pena ocultar.

 

Escama de peixe

Projeto do escritório MNBR Arquitetos com paginação escama de peixe no piso e na cabeceira (Foto: Alexandre Disaro / Divulgação)

 

De volta à moda, a paginação espinha de peixe tem uma estética retrô, já que foi muito aplicada nos tradicionais tacos de madeira. Trata-se de uma mistura entre a paginação diagonal e a transpassada, na qual as peças formam ângulos de 90º entre si e, consequentemente, aquelas dispostas lado a lado tem um transpasse.

Embora seja mais comum utilizá-la com tacos de madeira, também é possível instalar dessa forma peças cerâmicas e outros revestimentos retangulares.

 

Espinha de peixe

A paginação espinha de peixe é feita no sentido da parede (Foto: Pinterest/Reprodução)

 

Irmã gêmea da escama de peixe, a espinha de peixe não é feita na diagonal. Confuso? Apesar de formar um L na diagonal, esta paginação segue o sentido das paredes, o que lhe confere uma estética mais moderna. Ela tem sido muito utilizada no piso ou nas paredes de banheiros e cozinhas.

 

Chevron

Revestimento Santa Luzia instalado em padrão chevron no frontão da cozinha (Foto: Santa Luzia / Divulgação)

No estilo chevron, as peças são recortadas para que uma se encaixe na outra, em vez de uma se sobrepor a outra. Este trabalho minucioso traz sofisticação graças ao encaixe perfeito, mas exige uma mão de obra especializada, capaz de executar os recortes e o assentamento com precisão. É ideal para ambientes pequenos, conferindo uma sensação de amplitude.

CONFIRA: REVESTIMENTOS PARA PAREDES INTERNAS: CONHEÇA MELHOR AS DIFERENTES OPÇÕES

Dama

No projeto do escritório Entre Design Studiodo escritório Entre Design Studio, o piso de tacos tem paginação dama (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

 

Assim como o chevron, a paginação dama é mais rara, mas também chama atenção. Nela, as peças retangulares são posicionadas lado a lado no sentido horizontal, formando um quadrado. Ao lado da mesma quantidade de peças, é colocada outra só que no sentido vertical. O resultado final parece um tabuleiro de damas.

É necessário ficar atento ao tamanho específico da peça para que seja possível a execução dessa paginação. No geral, é utilizada apenas em tacos de madeira. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 25 maio 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais