
Projeto do Note Design Studio com bancada de granilite (Foto: Hût Architecture/ Divulgação)
Super tendência nos últimos anos, o granilite é muito empregado em cozinhas por sua estética retrô. Trata-se de um revestimento feito a partir de uma mistura de cimento branco ou comum, areia e água, com pedras de diferentes tamanhos como granito, mármore, quartzo e outros minerais – até vidro.
Como é feito in loco, ou seja, moldado na própria obra, é uma excelente alternativa para criar bancadas. A versão mais recomendada para este uso é a polida, que recebe uma camada de resina como acabamento, tornando-o impermeável.
A seguir, confira 11 cozinhas com bancadas de granilite!
- No projeto assinado pela arquiteta Andressa Venturini, a aplicação de granilite na bancada, em meio a estruturas metálicas, madeira e tecnocimento, foi um dos pontos altos do loft.

Projeto da arquiteta Andressa Venturini (Foto: Mariana Boro / Divulgação)
- A cozinha é a maior atração deste apartamento em Barcelona, na Espanha, reformado pelo escritório Colombo e Serboli Architecture. Mesa de jantar e ilha ganharam formas curvas. O granilite cobre o frontão da pia e a bancada.
CONFIRA: 23 IDEIAS DE BANCADAS DE MÁRMORE PARA COZINHAS E BANHEIROS

Projeto do escritório Colombo e Serboli Architecture (Foto: Roberto Ruiz / Divulgação)
- Na cozinha projetada pelo escritório LCAC Arquitetura, a marcenaria com madeira freijó, combinada com a bancada de granilite branco, confere elegância e leveza para o ambiente.

Projeto do escritório LCAC Arquitetura (Foto: Guilherme Pucci / Divulgação)
- Com arquitetura moderna, a cafeteria Elixir Bunn Coffee Roasters faz amplo uso do granilite nas bancadas e no piso. Projeto do escritório Azaz Architects.

Projeto do escritório Azaz Architects (Foto: Abdulrahman Bayshout/ Archdaily /Reprodução)
- Na cobertura do casal de arquitetos Gustavo Figueiredo e Lívia Fischer, a área de lazer possui 60 m². A churrasqueira com marcenaria executada de carvalho, bancada de granilite, banquetas e tijolos à vista compõem um mix de texturas.

Projeto dos arquitetos Gustavo Figueiredo e Lívia Fischer (Foto: Ricardo Bassetti / Divulgação)
- A bancada da cozinha desse apartamento em Bruxelas, projeto do Atelier Cialect, tem desenho recortado e revestimento em granilite terracota, que complementa o efeito suave do rosa das portas dos armários.

Projeto do Atelier Cialect (Foto: Divulgação)
- Antes uma azulejaria, esta cozinha em Estocolmo passou por uma reforma comandada pelo Note Design Studio. A bancada de granilite moderniza o ambiente, que ganhou pintura em tons pastel.
CONFIRA: 30 IDEIAS DE PORCELANATOS QUE IMITAM GRANILITE

Projeto do Note Design Studio (Foto: Hût Architecture/ Divulgação)
- Totalmente reformado pela arquiteta Flavia Espíndola e sua equipe, este apartamento na zona oeste de São Paulo ganhou uma vasta bancada de granilite, com 6,40 m de comprimento, para unificar toda a área social do endereço.

Projeto da arquiteta Flávia Espindola (Foto: Nathalie Artaxo/ Divulgação)
- A cozinha projetada pelo Estúdio BRA foi feita com granilite no piso, na ilha e na bancada, criando uma unidade através do material. A bancada tem detalhes curvos nas extremidades.

Projeto do Estúdio BRA (Foto: Divulgação / Maura Mello)
- O granilite industrial de cor areia, desenvolvido pelo escritório Bloco Arquitetos especialmente para esse projeto, reveste bancadas, paredes e pisos da cozinha.

Projeto do escritório Bloco Arquitetos (Foto: Joana França / Divulgação)
- Neste apartamento de 250 m², original dos anos 1960, a escolha do granilite para a bancada e a ilha da cozinha não poderia ser mais acertada. Projeto do escritório Beta Arquitetura.

Projeto do escritório Beta Arquitetura (Foto: Rômulo Fialdini / Divulgação)