Porcelanato acetinado: o que é, como escolher, quando é indicado, vantagens e desvantagens

“Polido ou acetinado?” Já perdi a conta de quantas vezes essa simples pergunta gerou confusão em profissionais e amadores! Ainda que existam outros acabamentos para o porcelanato, certamente, estes são os mais comuns em projetos residenciais. Hoje, quero falar um pouco mais sobre o acetinado.  Como o próprio nome já diz, este porcelanato possui uma […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 31 março 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Projeto do escritório Onze48 tem piso de porcelanato Acetinado Le Blanc (62,5 x 62,5), marca Elizabeth (Foto: Mariana Boro / Divulgação)

“Polido ou acetinado?” Já perdi a conta de quantas vezes essa simples pergunta gerou confusão em profissionais e amadores! Ainda que existam outros acabamentos para o porcelanato, certamente, estes são os mais comuns em projetos residenciais. Hoje, quero falar um pouco mais sobre o acetinado. 

Como o próprio nome já diz, este porcelanato possui uma aparência suave, semelhante ao cetim, com brilho suave. Ao invés do polimento, ele passa por um processo final de escovação, que cria uma peça mais resistente ao escorregamento e aos riscos. 

Enquanto o tipo polido é recomendado apenas em ambientes secos, como salas de estar e jantar, suíte ou espaços corporativos, a especificação da versão acetinada é apropriada também para áreas molhadas, como lavanderia, cozinha e banheiro, desde que tenha mais que o coeficiente de atrito seja maior que 0,40.

Quando é indicado? 

Banheiro projetado pela designer de interiores Ana Veirano tem porcelanato acetinado para evitar escorregamento (Foto: Divulgação / Evelyn Müller)

O porcelanato acetinado costuma ser indicado para todos os ambientes internos de uma casa.. O acabamento polido fica extremamente escorregadio quando em contato com água, o que é amenizado na versão acetinada, diminuindo o risco de acidentes em banheiros, cozinhas e lavanderias. 

CONFIRA: PORCELANATO: O QUE É, VANTAGENS E IDEIAS DE APLICAÇÃO

Para áreas comerciais, onde o tráfego de pessoas é mais intenso, o acabamento acetinado também leva a melhor.  Já em ambientes secos, como salas de estar, jantar e quarto, é uma questão de gosto. Enquanto o porcelanato acetinado traz mais aconchego, a versão polida é mais elegante e costuma apresentar maior verossimilhança ao reproduzir pedras naturais, como no caso dos porcelanatos marmorizados. 

 

Como escolher? 

Nas paredes das áreas molhadas, o escritório Blaia e Moura Arquitetos utilizou o porcelanato 3D acetinados da Ceusa (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

 

No geral, os fabricantes apresentam o acabamento em questão já de cara. Mas caso queira garantir a resistência ao escorregamento, procure por pisos com coeficiente de atrito entre 0,4 a 0,7. 

Quanto à cor, os porcelanatos acetinados mais claros dão um toque mais clássico e clean ao ambiente. Existem excelentes modelos que imitam madeira, incluindo até uma textura similar à natural. Já as peças que simulam cimento queimado, pedras rústicas ou com tons mais fechados e escuros são uma excelente opção para trazer sofisticação, sem recorrer ao porcelanato polido. 

 

Vantagens 

Menos escorregadio: Essa é, sem sombra de dúvidas, a maior vantagem do piso acetinado. E acredite: você não vai querer esperar um acidente ou escorregamento para levar isso em consideração. 

 Menos riscos: Como o porcelanato acetinado não recebe nenhum tipo de polimento ou acabamento, ele apresenta maior resistência a riscos. Isso interfere diretamente na durabilidade do produto.  

Fácil de limpar: Por apresentar pouco ou nenhum brilho e dificilmente manchar, é facilmente limpo com o uso de uma vassoura e pano úmido. 

Pet friendly: Por conta da resistência ao escorregamento, melhor que o polido, o porcelanato acetinado é o mais indicado em casas com animais de estimação, evitando que eles se acidentem ou tenham dificuldade em levantar. 

Preço competitivo: No geral, o preço por m² do porcelanato acetinado é inferior ao vinilico.

 

No projeto do escritório DGL Arquitetura, o piso é o porcelanato Brooklyn acetinado da Portinari (Foto: Favaro Jr. / Divulgação)

 

Você já usou esse tipo de porcelanato no seu projeto? Conta para gente (;

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 31 março 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais