Porcelanato: o que é, vantagens e ideias de aplicação

Sem dúvida, um dos revestimentos mais utilizados na construção brasileira, o porcelanato merece a fama que tem! Feito a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros materiais, o porcelanato é submetido a uma temperatura de mais de 1300 ºC em seu processo de fabricação. O resultado é uma peça compacta, rígida e […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 19 janeiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Area externa com porcelanatos aplicado em toda a casa, jardim e cozinha gourmet

No projeto do Jacarandá Atelier de Arquitetura, o porcelanato foi aplicado em toda a casa (Foto: Divulgação / Jhonatam Miranda de Oliveira)

Sem dúvida, um dos revestimentos mais utilizados na construção brasileira, o porcelanato merece a fama que tem! Feito a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros materiais, o porcelanato é submetido a uma temperatura de mais de 1300 ºC em seu processo de fabricação. O resultado é uma peça compacta, rígida e homogênea, que leva um corte totalmente reto.

Em termos de absorção e resistência, é considerado um dos melhores materiais que existe para a sua casa, sendo possível utilizá-lo tanto em áreas internas, como externas. Devido às tecnologias de fabricação, é possível ter diversos acabamentos, que reproduzem mármores, madeiras e pedras naturais com perfeição. 

 

A seguir, vamos nos aprofundar nas principais características deste material! 

  1. Resistência

O porcelanato é uma das peças cerâmicas mais resistentes, por apresentar uma base mais rígida e maior espessura, com cerca de 1 cm. Um número para ficar de olho é o PEI (Porcelain Enamel Institute), que varia de 0 a 5 e indica a capacidade daquele piso de suportar o desgaste por atrito, como o tráfego de pessoas. Quanto maior o índice, mais resistente o porcelanato. 

CONFIRA: COMO VALORIZAR A DECORAÇÃO UTILIZANDO REVESTIMENTO CERÂMICO E PORCELANATO NA PAREDE

Se a ideia é utilizar o porcelanato no piso, é importante levar em consideração quantas pessoas irão passar por ali e que tipo de sapatos elas usam. No interior da sua casa, a não ser que você dê uma festa por dia, não há muito com o que se preocupar, mas ambientes comerciais já exigem mais atenção. 

 

  1. Uniformidade

Sua resistência também permite que ele seja cortado na máquina, com quinas perfeitas, enquanto a cerâmica tradicional tem bordas mais irregulares. Isso é importante na hora de assentar a peça, pois possibilita a junta seca: a menor largura possível de um rejunte, cerca de 2 mm. 

Esta solução reduz a aparência de sujeira e gera um acabamento mais bonito e homogêneo. Mas fique atento: nem todo porcelanato admite junta seca, por isso, é fundamental ler as orientações do fabricante sobre a largura e o tipo de rejunte recomendado para cada peça. 

Sala de estar com parede revestida com porcelanatos SuperFormato Mármore Verde Alpi

Ambiente interno com porcelanato SuperFormato Mármore Verde Alpi (Foto: Roca / Divulgação)

 

  1. Peças maiores

Há alguns anos, produzir revestimentos cerâmicos maiores que 60 cm² era algo improvável. Porém, com o avanço da tecnologia novos tamanhos foram possíveis no mercado de acabamentos, como os SuperFormatos, que ultrapassam 1 m² e se tornaram os queridinhos dos arquitetos. 

Essa é uma forte tendência para quem procura valorizar a amplitude em um ambiente e preza por uma estética mais minimalista, sem tanto rejunte. Além disso, as peças maiores permitem a aplicação do porcelanato em bancadas e móveis, sem necessidade de tantas emendas. 

 

  1. Porosidade

Os porcelanatos, e algumas pedras industrializadas (como o dekton, por exemplo) lideram a lista de materiais menos porosos, enquanto as demais peças cerâmicas são divididas em Grês, Semi-Grês, Semi-porosos e Porosos. A porosidade é medida através do grau de absorção de água: 

  • Porcelanatos: baixa absorção – resistência mecânica alta (BI a – de 0 a 0,5 %);
  • Grês: baixa absorção – resistência mecânica alta (BI b – de 0,5 a 3%);
  • Semi-Grês: média absorção – resistência mecânica média (BII a – de 3 a 6%);
  • Semi-Porosos: alta absorção – resistência mecânica baixa (BII b – de 6 a 10%);
  • Porosos: alta absorção – resistência mecânica baixa (BIII – acima de 10%). 

 

É essencial estar familiarizado com este parâmetro, já que a baixa absorção do porcelanato é o que permite que ele seja utilizado em áreas molhadas e molháveis. Já vi várias pessoas cometendo o erro de comprar um grês achando que era porcelanato e fazer um uso indevido do revestimento!

Area externa com Porcelanatos Terrazzo da Roca, sofá, jardim vertical, divisória separando a sala de estar

Porcelanato da área externa é o Terrazzo da Roca. Projeto do escritório SP Estúdio (Foto: Divulgação / Nathalie Artaxo)

  1. Acabamentos

No mercado, os porcelanatos são divididos em técnicos, que não recebem nenhuma camada de esmalte na sua superfície, e esmaltados. Esta segunda categoria pode receber diversos tipos de acabamento, sendo os mais comuns o polido, acetinado e o resistente ao escorregamento. 

O tipo polido costuma ser destinado a ambientes secos, como salas de estar e jantar, suíte ou espaços corporativos, uma vez que o polimento o deixa muito escorregadio quando em contato com água. A especificação da versão acetinada é apropriada para áreas molhadas, como lavanderia, cozinha e banheiro, sendo mais resistente ao escorregamento, mas ainda fácil de limpar. A última categoria é voltada para áreas externas, jardins e piscinas, com camada áspera justamente para evitar acidentes. 

 

  1. Versatilidade

Todas as características anteriores fizeram do porcelanato um dos revestimentos mais versáteis para áreas internas e externas: escolhendo o acabamento correto, é difícil vetar alguma aplicação para o porcelanato. Tanto é que eles são aplicados em pisos, paredes, bancadas, áreas molhadas, molháveis e secas. Basta levar em consideração as indicações de cada fabricante! 

Além disso, é muito comum que o porcelanato imite outros revestimentos mais caros, o que as pessoas amam. Mas fiquem atentos: nem todas as imitações são bem feitas, especialmente, de pedras naturais, como o mármore. Na hora de escolher, peça para ver a amostra no chão, porque é a essa distância que você irá encará-la no dia a dia.

Hoje, os porcelanatos que estão mais em alta imitam cimento queimado, concreto ou granilite, trazendo esta estética para áreas molhadas e molháveis, onde os materiais originais não são recomendados.

 

Confira a seguir 15 ideias diferentes de aplicação para  porcelanatos. 

 

Porcelanato no piso

Projeto do escritório Marcella Peixoto Arquitetura (Foto: Divulgação / Bruno Meneghitti)

 

Porcelanato em piso monolítico

Peças de SuperFormato assentadas em junta seca (Foto: Roca / Divulgação)

 

Porcelanato na parede

Porcelanato rsmaltado Cronos Branco, da Eliane Revestimentos (Foto: Eliane Revestimentos / Divulgação)

 

Porcelanato no piso e na parede

Porcelanatos da linha Mármore Paraná aplicado nas paredes e piso do quarto (Foto: Roca / Divulgação)

 

Porcelanato no banheiro

Banheiro todo revestido de porcelanatos imitando granilite rosa

Porcelanato da Ceusa que imita granilite, Linha Confete, no Projeto Donna Arquitetura (Foto: Divulgação)

 

Porcelanato na ilha da cozinha

Linha Venatino, da Incepa, aplicada na bancada da ilha e no piso da cozinha (Foto: Roca / Divulgação)

 

Porcelanato no frontão da cozinha

Projeto Signorino (Foto: Divulgação)

 

Porcelanato na churrasqueira

Porcelanato aplicado na churrasqueira e em bancada (Foto: Pinterest / Reprodução)

 

Porcelanato na bancada do banheiro

Porcelanato da Ceusa aplicado em bancada de banheiro com cuba de apoio (Foto: Ceusa / Divulgação)

 

Painel de porcelanato

Linha Bosque, da Roca Cerâmica, ganhou status de obra de arte neste hall. Projeto da Arkez Arquitetura (Foto: Roca / Divulgação)

 

Porcelanato no painel de tv

Sala de estar com Porcelanatos SuperFormato aplicado no painel de tv, tapete grande cinza, mesinha de centro e sofá

Porcelanato SuperFormato aplicado no painel de tv (Foto: Roca / Divulgação)

 

Porcelanato na cabeceira

Cabeceira de quarto revestida com porcelanatos

Linha Piemonte, da Roca Cerámica, tornou-se cabeceira no projeto de Elis Horning (Foto: Ana Vanin / Roca / Divulgação)

 

Porcelanato que imita madeira

Projeto do Oficina 11.11 (Foto: Divulgação)

 

Porcelanato que imita granilite

Projeto Amoedo Design (Foto: Divulgação)

 

Porcelanato que imita mármore 

Banheiro revestido com porcelanatos imitando mármore, armário de madeira, bancada branca, box envidraçado

Porcelanato Calacata Clássico da Portinari. Projeto do escritório A+G Arquitetura (Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio / Divulgação)

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 19 janeiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais