Como valorizar a decoração utilizando revestimento cerâmico e porcelanato na parede

Já faz um tempo que os cuidados com casa e as escolhas de decoração ganharam um espaço central nas nossas vidas para criar ambientes mais funcionais e acolhedores. As dinâmicas de trabalho e estudo à distância, agravados pela chegada da pandemia, tem feito as pessoas olharem com mais atenção a decoração de casa, buscando conciliar […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Já faz um tempo que os cuidados com casa e as escolhas de decoração ganharam um espaço central nas nossas vidas para criar ambientes mais funcionais e acolhedores. As dinâmicas de trabalho e estudo à distância, agravados pela chegada da pandemia, tem feito as pessoas olharem com mais atenção a decoração de casa, buscando conciliar design e função para os espaços, por meio de materiais que facilitem o cotidiano e que também tragam uma estética agradável e alinhada aos diferentes estilos.

Decorar a casa tornou-se algo maior do que atender as necessidades especificas de um espaço, mas também uma forma de traduzir a nossa personalidade em cada detalhe, com ambientes cada vez mais personalizados. Nas paredes, o uso de revestimento cerâmico e porcelanato neutros cede espaço para modelos mais coloridos, com diversos tamanhos, formatos e paginações, para trazer uma proposta mais interessante para os projetos, indo além do uso nas áreas molhadas e trazendo diferentes texturas para outros espaços da casa.

Neutros nada básicos

Cozinha com bancada cinza com cooktop, parede de fundo com porcelanato esmaltado e armário amadeirado
Porcelanato Esmaltado Cronos Branco da Eliane Revestimentos

Os revestimentos marmorizados, que reproduzem com fidelidade o aspecto de pedra natural, invadiram o décor das casas nos últimos anos por trazer um aspecto sofisticado aos projetos e por ajudarem a criar uma atmosfera mais suave e delicada, amplamente reproduzida em espaços com inspiração minimalista e escandinava, geralmente empregados em peças de grandes formatos, que reforçam a ideia de um acabamento natural por não deixarem as juntas muito aparentes. Quando utilizados em pequenos formatos, trazem um aspecto mais moderno e descolado ao ambiente, graças a sua paginação que apresenta os veios da pedra de forma não linear, criando um jogo de sombras e texturas, mas preservando a característica da suavidade.

CONFIRA: MANEIRAS DIFERENTES DE APLICAR REVESTIMENTOS

Aposte na geometria

Cozinha com armários brancos e parede da pia com revestimento cerâmico azul e branco
Projeto Marau Design em parceria com a Todeschini e revestimento cerâmico da Colormix – Foto: Dhani Borges

A geometria é um recurso muito interessante para trazer bossa aos projetos, brincando com a rigidez e precisão das linhas, seja pelo formato do revestimento, paginação ou pelo seu padrão. As linhas retas, dependendo da direção, podem conferir um desenho listrado, chevron ou até mesmo espinha de peixe, em combinações que são super charmosas, mas também exigem uma instalação muito cuidadosa para preservar a simetria. Outra opção são os revestimentos hexagonais, disponíveis em diferentes tamanhos, que podem criar uma ilusão de efeito 3D, onde também é possível explorar o contraste com a cor dos rejuntes para evidenciar a beleza deste formato.

3D é opção ideal para paredes de destaque e fachadas

Ambiente com mesa redonda de madeira com duas cadeiras, piso de madeira, parede do meio com revestimento cerâmico 3D e duas estantes de livros nas laterais
Revestimento Cerâmico Portobello Arpege Gris

Os revestimentos cerâmicos com efeito 3D são ótimas opções para criar uma parede de destaque nas salas de estar, hall de entrada das casas e apartamentos, ou para destacar o pé direito próximo a uma escada. Há muitas opções no mercado que podem ser utilizadas em área externa, agregando mais personalidade às fachadas dos imóveis e para esta utilização, os revestimentos à base de cerâmica levam vantagem por possuírem facilidade de manutenção. Eles possuem uma diferenciação de relevo que criam a ideia de volumetria, que muda conforme o ângulo do olhar e da iluminação, e funcionam melhor quando aplicados sobre uma única parede do ambiente, para não enjoar. 

Ripados: a evolução da madeira

Ambiente com cadeira de madeira com parede de fundo e piso com porcelanato ripado, degraus de concreto com vasos de plantas e livros
Porcelanato Ceusa Frisado Retificado com acabamento Acetinado

As réguas de madeira são inspiração para uma infinidade de acabamentos, que estão em constante evolução. Queridinhos dos projetos de marcenaria, os painéis ripados ganharam o universo do revestimento cerâmico e porcelanato, proporcionando uma solução mais adequada para algumas necessidades, como a utilização em áreas úmidas, onde não seria possível ou prático utilizar um produto de madeira. Nas salas de estar, também são uma ótima opção para aplicação próxima à lareira, pois cria o efeito visual de um grande painel, porém, com a praticidade e segurança de um revestimento frio, mais adequado a utilização nestes locais. Quando instalados nas fachadas dos imóveis trazem o charme e o acolhimento da madeira, sem a necessidade de realizar manutenções periódicas.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais