Porcelanato que imita madeira: 4 vantagens do material

A madeira é um elemento presente em diversas etapas de uma obra. Independente do estilo do projeto, quando falamos em interiores e arquitetura ela sempre está lá, seja nos móveis, luminárias, acessórios decorativos e nos revestimentos. Tudo o que vêm da natureza nos remetem coisas boas, não é mesmo? Temos um desejo de estar próximo dela, sobretudo […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 dezembro 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

madeira é um elemento presente em diversas etapas de uma obra. Independente do estilo do projeto, quando falamos em interiores e arquitetura ela sempre está lá, seja nos móveis, luminárias, acessórios decorativos e nos revestimentos. Tudo o que vêm da natureza nos remetem coisas boas, não é mesmo? Temos um desejo de estar próximo dela, sobretudo quem vive em centros urbanos. E os porcelanatos que reproduzem madeira entram nessa relação, de quem quer o aspecto do material, alinhado a durabilidade, sem necessidade de uma manutenção constante como acontece com os pisos de madeira natural.

Porcelanato que imita madeira no piso em sala de estar. porcelanato que reproduz madeira.
Projeto do Oficina 11.11 com porcelanato que reproduz madeira

Esses revestimentos são cada vez utilizados em obras, sejam residenciais ou comerciais. Vou falar de 4 razões para você usar esse produto no seu próximo projeto:

VEJA MAIS: 40 idéias de ambientes com porcelanatos que imitam madeira

1. Baixa absorção

A rusticidade da madeira promove uma sensação de bem-estar. E muitas pessoas querem sentir isso na hora do banho, que é um momento de relaxamento. Com o porcelanato que imita madeira isso é possível. Você pode ficar despreocupado e usar no piso, paredes e bancadas do seu projeto, sem restrições!

Outra vantagem é a utilização deste produto em cozinhas e áreas gourmets, que são espaços que recebemos amigos e reunimos a família e acabam tendo um contato constante com materiais que poderiam manchar se usássemos um produto natural. Sem contar que também não tem risco de propagar chamas. Ele pode ser usado próximo às áreas de cocção em churrasqueiras e fogões.

Uma das características técnicas do porcelanato é justamente essa, ele tem (≤ 0,5%) de absorção, sendo praticamente nula. Por esse motivo, pode ter contato frequente com produtos como shampoos, sabonetes, partículas de gorduras, restos de alimentos e bebidas bem pigmentadas como o vinho e não vai absorver ou manchar, como aconteceria com a madeira natural.

Apartamento com porcelanato que imita madeira. Porcelanato que reproduz madeira. Piso com revestido com porcelanato que imita madeira
Projeto do Studio Tan-Gram (Porcelanato que imita madeira: 4 vantagens do material)

Veja Mais: 32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala

2. Alta durabilidade e resistência para áreas externas e comerciais

Quando se tem um piso de madeira é preciso fazer uma manutenção periódica. Em áreas externas onde há decks que entram em contato com sol e intempéries como chuvas, variação de temperatura e poeiras, o piso vai se danificando, fica com aspecto embranquecido e perde sua beleza. 

No mercado há opções de porcelanatos que reproduzem o deck e nos livram da preocupação com manutenção. Em áreas comerciais, o porcelanatos que imitam madeira também são recomendados devido a resistência à abrasão, que é o desgaste ocasionado pelo grande fluxo de pessoas andando e manuseio de equipamentos. Portanto, o piso que reproduz madeira proporciona, a longo prazo, economia.

3. Alta tecnologia na fabricação

Lembro que, quando comecei a trabalhar com revestimentos, fiquei impressionada ao ver pessoalmente o primeiro porcelanato que imitava madeira. É incrível como são bonitos! E todo esse resultado é graças a tecnologia empregada em todos os processos de fabricação. Uma delas é a HD (High Definition): uma impressão de alta definição feita nas peças, responsável pela profundidade da imagem, decoração com baixos e altos relevos e o mais bacana: a variação gráfica. Como a madeira natural não segue um único padrão de desenhos na régua, com essa tecnologia é possível conseguir uma grande variedade gráfica das faces, repetindo com menos frequência os desenhos.

Porcelanato que imita madeira em quarto. Porcelanato que reproduz madeira.
Projeto da arquiteta Eloise Pucci (Porcelanato que imita madeira: 4 vantagens do material)

SAIBA MAIS: Como comprar pisos e revestimentos: 7 dicas que você precisa saber

4. Diversidade de modelos

Há uma limitação nas cores quando a madeira é natural. E como a produção dos porcelanatos é industrializada e existem muitas fábricas no Brasil e fora dela, há uma grande gama com modelos, cores e dimensões diferentes. Uma opção muito desejada pelos profissionais são os porcelanatos que reproduzem madeira em tons de cinza. Eles ficam bem modernos e combinam com diversos tipos de composições em um projeto.

Porcelanato que imita madeira em tons de cinza em cozinha integrada com sala de estar.
Projeto da Casa 100 Arquitetura com porcelanato Blanc da Eliane (formato 20×120 cm)

E também tem a vantagem da versatilidade de acabamentos. Existem porcelanatos com acabamento mate, externo e recentemente lançaram até polidos. Então se você gosta de projetos com clean e com um único piso em todos os ambientes, é possível.

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 dezembro 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais