Como escolher o aromatizador ideal para perfumar a casa

Tente se imaginar em um quintal, gramado ou jardim após a chuva. Está escuro, mas ao inalar, certamente, você não consegue ignorar o cheiro de terra molhada, não é? Passando mais tempo em casa desde o início da pandemia, pude perceber o poder que os aromas têm de despertar sensações. Parece bobo, mas neste tempo […]

Lilian Santos
Calendario 05 novembro 2021 Lilian Santos
Compartilhe:
Aromatizadores: Frasco de aromatizador de varetas
(Foto: Mels Brushes / Divulgação)

Tente se imaginar em um quintal, gramado ou jardim após a chuva. Está escuro, mas ao inalar, certamente, você não consegue ignorar o cheiro de terra molhada, não é? Passando mais tempo em casa desde o início da pandemia, pude perceber o poder que os aromas têm de despertar sensações. Parece bobo, mas neste tempo isolada, senti falta até do cheiro do mar, da natureza, do meu restaurante favorito…

Além de remeter a essas lembranças gostosas do mundo lá fora, as fragrâncias também se tornaram essenciais nos meus momentos de autocuidado e bem-estar aqui dentro. Uma das opções de aromatizador que mais gosto para perfumar a casa são os difusores em varetas: super práticos, basta virar os palitinhos algumas vezes ao dia para garantir que a fragrância se mantenha. 

CLIMA: APARTAMENTO STUDIO X ACONCHEGO – COMO DEIXAR UM APARTAMENTO PEQUENO MAIS ACONCHEGANTE

Aromatizadores: Frasco de aromatizador de varetas
(Foto: Mels Brushes / Divulgação)

“Os difusores em varetas são indicados para ambientes de até 20 m². Passando disso, é melhor espalhar mais de um frasco em lugares estratégicos ou recorrer ao difusor elétrico”, sugere Ana Paula Gonçalves, sócio-proprietária da Mels Brushes, uma franquia que começou como empresa familiar, criada com Alessandro Gonçalves e Scheila Gonçalves Froehner, a partir de uma paixão em comum por decorar e perfumar os ambientes. 

No catálogo da marca, encontrei também o home spray, uma ótima opção para quando queremos aquele perfume forte e pontual, para dar um clima aconchegante a um encontro ou a sensação de casa limpa no fim do dia. Agora, se a ideia é perfumar a roupa de cama com o aroma de lavanda, por exemplo, para embalar uma boa noite de sono, a água para tecidos é mais indicada. 

Aromatizadores: Frasco de difusor
(Foto: Mels Brushes / Divulgação)

Decidido o produto em si, é possível que você ainda fique em dúvida sobre a fragrância, principalmente, diante de tantas opções. Não tenha medo, basta seguir seus instintos! “Nós temos memória olfativa, ou seja, cheiros que nos remetem a lembranças agradáveis, momentos felizes e de bem-estar. Isso é muito pessoal, por isso, é importante escolher o aroma que mais lhe agrada”, ensina Alessandro. 

Aromatizadores: Aromatizador em pedras
(Foto: Mels Brushes / Divulgação)

E, acredite se quiser, é bem possível que sua preferência por cheiros já esteja alinhada ao estilo da sua decoração. “Moradores que optam por cores mais claras, tendem a gostar de aromas mais frescos, mais leves, como o Dolce Vita e Alecrim Supreme. Já quem gosta de ambientes mais escuros e mobiliário clássico, costuma escolher fragrâncias mais encorpadas, com notas de especiarias, madeira ou couro, como Black Leather e Monet. Para ambientes com estilo romântico e provençal, uma ótima pedida são os aromas florais, que costumam agradar facilmente, como Tulipa ou Cedro e Magnólia”, afirma Scheila. 

Aromatizadores: Frasco de aromatizador de varetas
(Foto: Mels Brushes / Divulgação)

Se ainda estiver na dúvida, leve em consideração o ambiente que pretende aromatizar. Quartos são voltados para o relaxamento, então, sempre cabe uma fragrância de lavanda ou bambu. Cozinhas e áreas gourmet normalmente pedem uma nota mais cítrica, para camuflar o cheiro de comida. Mas é claro que você pode preferir um cheirinho de chocolate para acompanhar o café! 

“Salas requerem mais atenção na escolha, pois é onde costumamos receber amigos e familiares, pessoas com os mais variados gostos e, por isso, é importante escolher fragrâncias versáteis. Evite cheiros fortes que dividem opiniões, como a canela: tem quem ame e quem odeie. Aromas frutados ou amadeirados costumam fazer sucesso com todo mundo”, indica Ana Paula. “Acreditamos que para a casa ser um verdadeiro refúgio, o ambiente precisa ser aconchegante, envolvente e impassível. E o aroma é um fator decisivo para isso”, conclui. 

Aromatizadores: Frasco de aromatizador de varetas
(Foto: Mels Brushes / Divulgação)

 

Lilian Santos
Calendario 05 novembro 2021 Lilian Santos

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais