Apartamento Studio x Aconchego – Como deixar um apartamento pequeno mais aconchegante

         Assim como o ser humano, que encontra a necessidade de se reinventar de tempos em tempos, adaptando-se as mudanças que ocorrem sejam ela, no estilo de vida ou mudanças econômicas, o mercado imobiliário também é dinâmico e frequentemente apresenta novas tendências que refletem nossos novos hábitos, seja direta ou indiretamente.        Para entendermos um pouco mais […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 25 novembro 2020 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

         Assim como o ser humano, que encontra a necessidade de se reinventar de tempos em tempos, adaptando-se as mudanças que ocorrem sejam ela, no estilo de vida ou mudanças econômicas, o mercado imobiliário também é dinâmico e frequentemente apresenta novas tendências que refletem nossos novos hábitos, seja direta ou indiretamente.

       Para entendermos um pouco mais sobre o assunto, tivemos um bate papo descontraído com o escritório B11, formado pelas arquitetas Laryssa Bolele, Nathália Raduan e Heidy Briotto que são especialistas em apartamentos desta tipologia. De acordo com as arquitetas, nos dias atuais, os jovens passaram a sair da casa de seus pais mais cedo, na maioria das vezes, para estarem mais próximos do local de estudo/trabalho, por vontade de construir suas próprias famílias e até mesmo por buscarem independência. Independe de qual seja o motivo, o fato é que apartamento studio se tornou tendência no mercado imobiliário e são procurados na maioria das vezes, pelo público mais jovem.

CONFIRA: COMO A ARQUITETURA PODE CONTRIBUIR NO COMBATE À ANSIEDADE?

        Ao contrário do que muitos pensam, é possível viver de forma aconchegante e funcional em um apartamento com metragem reduzida e o mesmo apresenta algumas vantagens como: possibilidade de moradia em bairros mais valorizados, mobilidade, praticidade, economia e rentabilidade são algumas delas. E se engana quem pensa que este tipo de apartamento é destinado apenas aqueles que desejam morar sozinhos. Se bem planejado, é possível viver com companhia e até mesmo receber visitas. Quer saber como? Confiram algumas dicas para deixar seu apartamento Studio ainda mais aconchegante.

Planta de apartamento studio, sala integrada a cozinha  e sala de jantar, banheiro e 1 quarto de casal.

-Estudo de cores : Quando o assunto é metragem reduzida, os tons claros são grandes aliados neste desafio. Cores como branco, cinza, bege e  tons pastéis em geral, são capazes de ampliar o ambiente visualmente. No entanto, os tons mais escuros podem estar presentes nos detalhes.

– Integração de ambientes: A unificação de ambientes em apartamento studio, é essencial para transmitir amplitude e fluidez. As divisórias podem ser criadas através de painéis vazados, estantes ou qualquer outro móvel que não impacte na integração dos mesmos.

– Espelhos: O uso de espelhos é um dos principais segredos quando a intenção é ampliar seu lar. Pois passam a sensação de que o espaço é bem maior do que o real.

-Móveis multiuso e funcionais: Os móveis multiuso são responsáveis pela otimização de espaço, pois possuem mais de uma finalidade e auxiliam na organização do apartamento.

-Biofilia: O design biofílico é essencial quando o assunto é aconchego. Elementos que remetem à natureza, transmitem a sensação de bem estar e tranqüilidade.

-Iluminação e ventilação natural: São elementos extremamente importantes e que estão presentes em nosso dia a dia de forma simples e fácil. A iluminação e ventilação natural auxiliam diretamente em nossa produtividade e estimulam o relaxamento.

Cozinha integrada com sala, com armários branco e verde, mesa branca com 4 cadeiras rose, bancada da pia preta e piso vinílico de madeira.
Cozinha integrada com sala, com armários branco e verde, mesa branca com 4 cadeiras rose, geladeira e mircroondas de inox, bancada da pia preta e piso vinílico de madeira.
Sala com piso vinílico de madeira, sofá verde com almofadas azuis, paredes brancas, mesinha de canto redonda preta, quadro na parede e luminária pendente.
Banheiro com revestimento rosa hexagonal 3D na parede da pia e normal no espaço do box, gabinete verde e branco, piso de porcelanato em tom neutro.
Quarto casal com parede azul, cabeceira da cama de madeira ripada verde, criado mudo de madeira e luminária pendente redonda.

     São várias as formas de deixar um apartamento pequeno, aconchegante. É verdade que é necessário uma dose de desapego e organização para se morar bem em ambientes de metragens reduzidas, além disto, o auxílio de um profissional é essencial neste desafio. E não se esqueçam, nestas situações ‘’menos é mais’’.


Me chamo Thaíssa, sou arquiteta e urbanista formada pela universidade Anhembi Morumbi e pós graduanda em Design de Interiores. Decidi qual seria minha profissão ainda no ensino fundamental e no momento de ingressar em uma universidade, não tive dúvidas de que estava fazendo a escolha certa, aquela que meu coração sempre pediu e até hoje não me vejo fazendo outra coisa. Acredito que a escrita, assim como a arquitetura nos permite expressar nossos sentimentos e eterniza-los.
Minha função como arquiteta, é projetar através de sensações e desmitificar a história de que arquitetura trata-se apenas de estética. Por conta disto, iremos falar sobre diversos assuntos relacionados a área e claro, aprender um pouco mais a cada dia. Espero que gostem!

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 25 novembro 2020 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais