Assinado pelo escritório Souza Kasa, o projeto aposta em uma decoração contemporânea com o uso da madeira, cinza e ladrilho hidráulico geométrico na área externa.
A integração da área social foi a grande diretriz para esse apartamento de 150 m², localizado no simpático bairro de Perdizes, em São Paulo. Recém-entregue pela construtora, e com uma planta adaptável que permitiu a designer de interiores Pry Souza, do escritório Souza Kasa, deixar a criatividade fluir, para desenvolver um projeto com decoração contemporânea, inserindo elementos que estão super em alta, e garantindo máximo aproveitamento do ambiente, para o deleite dos moradores.
CONFIRA: INTEGRAÇÃO E AMPLITUDE VISUAL EM APARTAMENTO
O ponto de partida desse projeto foi realizar o desejo dos moradores, um jovem casal que desde que adquiriu o apartamento já idealizou um apartamento completamente integrado na área social. “Dessa forma, logo pensamos em integrar cozinha, área gourmet, sala de jantar e sala de tv em um só ambiente. Partiu daí a decisão de retirar todas as esquadrias, a parede da cozinha. Ficou apenas uma parede na área gourmet, que era estrutural, e assim, fizemos a bancada em Z e contornando a parede”, revela.
Para os acabamentos e mobiliário, a profissional seguiu um estilo de decoração contemporânea, garantido pelas soma de escolhas, os revestimentos, o desenho do mobiliário, a integração e a harmonia entre os ambientes. Assim, o apartamento traz um estilo moderno e atemporal, com elementos que dão toque vintage e urbano, atual. “O cliente queria algo mais modernista e sua esposa gostava do estilo clássico. Então brincamos com essa mistura e conseguimos perceber os elementos que destacam essas escolhas por todo o apartamento. Ele optou pela ripa, gosta de linhas retas, ela queria o boiserie. Dessa mistura saiu um projeto bem autêntico, a cozinha é mais clássica, com puxador concha na cor cobre, pedra branca, louçaria… A cor cinza deu toque moderno e o ladrilho vintage”, explica Pry.
A designer trouxe uma combinação interessante na área externa, em que usou o moderno ladrilho hidráulico (da Ladrilar) com a marcenaria na cor cinza sagrado (da Duratex), aposta certeira para um resultado nobre e elegante. Além disso, o freijó da sala de jantar e do espaço gourmet aquecem a cozinha neutra. “Optamos pelo cinza e freijó na marcenaria, nos metais o cobre e as paredes foram pintadas na cor Ovelha ( da Suvini)l. O revestimento do piso ganhou destaque com o ladrilho hidráulico, que ajudou a direcionar o ambiente integrado. Assim, o cinza por ser uma cor fria é aquecido pelo freijó, trazendo equilíbrio e um aconchego ao lar”.
O forro de madeira da varanda faz parte da fachada do prédio e não poderia ser alterado, por isso, a saída para a iluminação foi apostar em uma sanca aberta no ambiente interno com luz indireta, que fica agradável e aconchegante. “Para cozinha a escolha foi mais precisa, um ambiente de trabalho necessita ser bem exposto. Na marcenaria a iluminação de led fez a diferença e a iluminação natural também foi muito valorizada, o pôr-do-sol de lá é incrível e a sacada toda em vidro traz um pouco da paisagem urbana”.
A sala de jantar foi posicionada junto a bancada da cozinha, o que permite o contato de quem está preparando as refeições e os convidados, boa sacada para quem gosta de receber.
A acústica do apartamento também foi bem pensada, como o morador é apaixonado por música e tudo do universo musical e do cinema, ele tem uma aparelhagem de som que foi instalada sob medida. “Como não é um apartamento com pé direito alto e não podíamos trabalhar no rebaixo de gesso contínuo tabicado, fizemos sanca e embutimos a caixa de som para atender esse desejo dele”, explica.
A cozinha trouxe o ladrilho no piso, e móveis em cinza com portas emolduradas, visual que trouxe um toque clássico à composição. Destaque para os puxadores com acabamento em cobre que são um charme à parte.
Por ser um ambiente de pouca permanência, o lavabo permite ousar no projeto. Como o cliente queria algo legal e com um bom custo benefício, a bancada de madeira com pedra foi uma das soluções. Já a cuba, o vaso sanitário e os metais são originais da construção, os últimos foram banhados em cobre. “O papel de parede (Branco Papel de parede) trouxe uma estampa divertida, que brinca com ilusão de ótica, do holandês Escher e casou com o estilo dos clientes”.
No quarto de casal, a escolha foi manter a mesma linha da área social, por isso a designer trabalho os acabamentos de madeira, o boiserie e o cinza.
O apartamento também trouxe um quarto de hospedes com espaço para home office, bem pensado para tirar máximo proveito da metragem disponível.
No banheiro, a profissional ousou com um revestimento em 3D na cor preta, garantindo um visual moderno e cheio de personalidade.