Você já ouviu falar em wabi-sabi? Se a resposta for não, nessa matéria você vai entender um pouco sobre o que é e como utilizar em sua casa.
O wabi-sabi se trata de um conceito de aceitação do imperfeito. Originário do Japão, o estilo valoriza a beleza da simplicidade. A palavra “wabi” remete ao que é rústico, simples e natural, e a palavra “sabi” se refere à beleza do desgaste do tempo. A junção dessas duas palavras traz uma filosofia de aceitação do que é imperfeito.
CONFIRA: FENG SHUI – COMO HARMONIZAR OS ESPAÇOS E RENOVAR A ENERGIA DE SEUS AMBIENTES
Algumas características do estilo são as ranhuras sobre um piso de madeira antiga, o desgaste natural do uso de uma peça ou um metal já oxidado. Essas características mantém as marcas do tempo e de certo modo, contam uma história particular.
Muitas marcas têm apostado nessa tendência e fizeram revestimentos com esse estilo mais descontruído, destacando a beleza natural.
O porcelanato que reproduz um cimento com design rústico, que dá a impressão que ficou muitos anos exposto ao sol e chuva, é uma ótima opção para ser inserido em áreas externas e internas.
Porcelanato em tons terrosos também tem sido uma aposta das marcas para utilizar em decoração wabi-sabi. A superfície do produto remete perfeitamente à terra crua, com textura semelhante.
Além desses revestimentos, o estilo wabi-sabi conta com elementos orgânicos, como a madeira e flores, trazendo a ideia de mutação. Objetos rústicos também é uma forte característica desse estilo. Peças em estado bruto, como madeira e pedras, com cortes grosseiros e feito à mão, são perfeitos para serem usados na decoração.
Essas são algumas das formas que se constrói um ambiente em estilo wabi-sabi, rústico e descontruído. O importante é lembrar sempre de usar revestimentos que reproduzem elementos da natureza e ousar na decoração com cores em tons claros e terrosos, inserindo elementos que tenham vida.