Boiserie: o que é, como usar e projetos para inspirar

Você já ouviu falar em boiserie? Se nunca ouviu, com certeza já viu essa técnica em muitos quartos e salas. Se trata de molduras feitas, normalmente, com gesso, em paredes para dar um toque especial no cômodo da casa.  Essa técnica surgiu na França, em meados do século XVIII, e era utilizada para a decoração […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 12 abril 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Você já ouviu falar em boiserie? Se nunca ouviu, com certeza já viu essa técnica em muitos quartos e salas. Se trata de molduras feitas, normalmente, com gesso, em paredes para dar um toque especial no cômodo da casa. 

Essa técnica surgiu na França, em meados do século XVIII, e era utilizada para a decoração da alta realeza, que além de proporcionar elegância ao ambiente, também contribuía para um isolamento térmico maior. 

No início, os boiserie eram feitos de madeira por carpinteiros artistas. Com o passar dos anos, a técnica recebeu diversas alterações para se adaptar às necessidades atuais, sendo produzida por diferentes materiais como o gesso (mais utilizado nos dias de hoje), cimento, poliuretano, isopor, entre outros. 

CONFIRA: COMO ASSENTAR REVESTIMENTOS EM PAREDES DE DRYWALL: VEJA 4 DICAS

Ambiente com poltronas rosa, paredes rosa claro com boiserie, piso de madeira rosa claro e luminárias pendentes brancas.
Foto: Pinterest

Existem diversos formatos e estilos de boiserie, sendo possível combinar com diferentes decorações. A técnica é clássica, sofisticada e proporciona ao ambiente modernidade. 

Quartos e salas são os cômodos da casa que mais recebem a técnica, pelo fato de não terem contato com água e não ficarem expostos ao sol. Nos quartos é inserido o boiserie na parede da cabeceira da cama, pois ganha um destaque maior. Nas salas é possível inserir as molduras na parede principal ou atrás dos sofás, e em paredes que não possuem itens decorativos. Nos corredores da casa também podem ser inseridos para dar um toque especial à decoração. 

Sala com sofá dourado, mesinha de centro preta harmonizando com abajur preto, puff azul, parede azul com boiserie, piso de madeira e tapete listrado preto e branco.
Foto: Pinterest

CONFIRA: 48 IDEIAS DE AMBIENTES COM TIJOLINHO APARENTE

Sala com parede cinza com boiserie, sofá rose com almofadas cinza, demais sofás cinza escuro e tapete bege.
Foto: Pinterest
Sala com sofás brancos, paredes bege com boiserie, mesinha de centro de porcelanato imitando pedra branca e tapete em tom neutro.
Foto: Pinterest
Sala com sofá cinza e almofadas pretas, parede branca com boiserie e mesinha de canto branca com livros e vasos.
Foto: Pinterest
Quarto de casal com cabeceira estofada por toda largura da parede, parede de fundo branca com boiserie e luminárias pendentes;
Foto: Pinteres
Quarto de casal com parede branca com molduras boiserie reproduzindo cabeceira da cama, baú ao lado da cama.
Foto: Pinterest
Quarto de casal com parede de fundo da cama com boiserie em tom neutro, demais paredes brancas e cortina branca.
Foto: Pinterest
Quarto de bebê com berço amadeirado, mesinha de canto redonda de madeira, poltrona cinza, técnica de pintura meia parede sendo metade inferior listrada e superior branca com boiserie
Foto: Pinterest
Quarto de casal com parede de fundo da cama de cimento queimado com boiserie e mesinhas de cantos marrom.
Foto: Pinterest

O que acharam da técnica francesa? Experimentem inserir nos projetos dos quartos e das salas de estar e jantar de casa, com certeza dará um toque de modernidade e estilo. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 12 abril 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais