Você já ouviu falar em boiserie? Se nunca ouviu, com certeza já viu essa técnica em muitos quartos e salas. Se trata de molduras feitas, normalmente, com gesso, em paredes para dar um toque especial no cômodo da casa.
Essa técnica surgiu na França, em meados do século XVIII, e era utilizada para a decoração da alta realeza, que além de proporcionar elegância ao ambiente, também contribuía para um isolamento térmico maior.
No início, os boiserie eram feitos de madeira por carpinteiros artistas. Com o passar dos anos, a técnica recebeu diversas alterações para se adaptar às necessidades atuais, sendo produzida por diferentes materiais como o gesso (mais utilizado nos dias de hoje), cimento, poliuretano, isopor, entre outros.
CONFIRA: COMO ASSENTAR REVESTIMENTOS EM PAREDES DE DRYWALL: VEJA 4 DICAS
Existem diversos formatos e estilos de boiserie, sendo possível combinar com diferentes decorações. A técnica é clássica, sofisticada e proporciona ao ambiente modernidade.
Quartos e salas são os cômodos da casa que mais recebem a técnica, pelo fato de não terem contato com água e não ficarem expostos ao sol. Nos quartos é inserido o boiserie na parede da cabeceira da cama, pois ganha um destaque maior. Nas salas é possível inserir as molduras na parede principal ou atrás dos sofás, e em paredes que não possuem itens decorativos. Nos corredores da casa também podem ser inseridos para dar um toque especial à decoração.
CONFIRA: 48 IDEIAS DE AMBIENTES COM TIJOLINHO APARENTE
O que acharam da técnica francesa? Experimentem inserir nos projetos dos quartos e das salas de estar e jantar de casa, com certeza dará um toque de modernidade e estilo.