Apartamento de casal de 80m² – Projeto assinado pelas arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia de Palma, do escritório SP Estúdio.

Este apartamento de 80m² fica na Vila Olímpia, São Paulo, e foi desenvolvido para um casal, sem filhos, que estavam saindo de um apartamento maior em busca de outro estilo de vida, mais compacto e sem excessos desnecessários. Queriam um imóvel mais “limpo”, mas ainda sim com personalidade, que refletisse o jeito de ser dos […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 24 janeiro 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Este apartamento de 80m² fica na Vila Olímpia, São Paulo, e foi desenvolvido para um casal, sem filhos, que estavam saindo de um apartamento maior em busca de outro estilo de vida, mais compacto e sem excessos desnecessários. Queriam um imóvel mais “limpo”, mas ainda sim com personalidade, que refletisse o jeito de ser dos dois e que além de esteticamente belo, também fosse funcional. 

SAIBA MAIS: APARTAMENTO PARA VENDA: 5 SOLUÇÕES PRÁTICAS DE PROJETO
+ 36 INSPIRAÇÕES DE PINTURAS PARA SUA CASA

Cozinha com armários cinza, bancada amadeirado, pia de granito preto e geladeira laranja.
Sala de jantar com parede lateral branca com quadros decorativos, parede de fundo  de tijolinhos com prateleiras com vasos de plantas, mesa redonda preta com cadeira amadeirada e assento preto.

O conceito construtivo do MaxHaus é de apartamentos entregues totalmente integrados, sem divisórias (com exceção dos banheiros), o que permite uma criação bem livre. Então para este apartamento de casal as profissionais alteraram algumas disposições da planta original, construíram uma parede para isolar o ambiente do quarto, englobando o banheiro que existia nesse espaço, criando assim uma suíte.

Quarto de casal com parede e armários brancos, divisória de correr de madeira, luminárias pendentes e tapete com estampa geométrica preto e branco
Banheiro com piso branco, parede com técnica de pintura de meia parede branca e outra metade com azulejo subway tile branco, gabinete de madeira com cuba branca.

O apartamento conta com janelas em toda a parede lateral, que proporciona muita iluminação e ventilação natural para o ambiente.
Por terem deixado a laje aparente, ou seja, não rebaixaram forro, fizeram toda a distribuição da iluminação com trilhos e spots direcionáveis, todos na cor preta, para evidenciar o desenho da iluminação, em contraste com o cinza do concreto aparente. Além da iluminação geral, foram incluídos pontos de iluminação indireta na marcenaria, com fitas de LED e luminárias decorativas com conceito industrial.

Sala com parede branca e metade pintada de cinza reproduzindo o painel da TV, rack de madeira, sofá azul claro e tapete branco e preto geométrico

Os tons de azul são os destaques na paleta cinza: o azul bic das portas para o lavabo e área íntima (Azul Lápis Lazuli, da Fórmica) e o sofá em azul médio. O material predominante é o cimento, que aparece no piso, na laje e no pilar (os dois últimos em concreto aparente, mas que dão a mesma sensação visual do cimento). 

SAIBA MAIS: AZUL NA DECORAÇÃO: CONFIRA 4 FORMAS DE UTILIZAR

Sala com parede azul, estante de ferro com nichos, sofá azul claro com almofadas, meia parede com arte personalizada preto e branco, mesinhas de canto cinza e marrom e tapete preto e branco geométrico.

Já o destaque da entrada fica por conta do aparador vintage da Desmobília, que funciona como apoio para os capacetes dos moradores, usados no dia a dia, e a parede com pilar aparente que recebeu arte do Giuliano Martinuzzo, destacando-o ainda mais. A bicicleta dos moradores foi incluída na decoração, já que é usada quase diariamente não faria sentido deixá-la guardada, mesmo sendo uma bicicleta dobrável, então as arquitetas propuseram deixá-la como destaque, logo na entrada.

Aparador vintage de dois andares com vasinhos de plantas e dois capacetes apoiados, parede de fundo branca com quadros decorativos preto e branco.
Hall de entrada com piso porcelanato em tom neutro, parede de cimento queimado com bicicleta encostada, parede com arte personalizada em preto e branco e vista da parede azul da sala.

 O principal desafio da dupla foi chegar ao resultado estético final desejado, com poucos elementos e que estivessem ali porque realmente necessitavam estar, sem excessos.

O uso de cores em locais pontuais, a estante desenhada por elas especialmente para o projeto e o desenho feito diretamente na parede (arte do Giuliano Mart) são os principais destaques, que vieram para contrapor os materiais mais brutos, como o piso todo em cimento queimado e o pilar central e laje, em concreto aparente. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 24 janeiro 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais