Como a arquitetura pode contribuir no combate à ansiedade?

A Arquitetura e o Design têm como principal objetivo, auxiliar na melhoria da qualidade de vida do usuário. Partindo deste ponto, durante esta leitura iremos fazer uma reflexão sobre um assunto que assombra diversas pessoas no mundo todo: a ansiedade. Você sabe como a arquitetura pode contribuir no combate à ansiedade? Devemos deixar claro, que […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 10 agosto 2020 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

A Arquitetura e o Design têm como principal objetivo, auxiliar na melhoria da qualidade de vida do usuário. Partindo deste ponto, durante esta leitura iremos fazer uma reflexão sobre um assunto que assombra diversas pessoas no mundo todo: a ansiedade. Você sabe como a arquitetura pode contribuir no combate à ansiedade? Devemos deixar claro, que há uma grande diferença entre entusiasmo e ansiedade, o segundo, causa sensações que são capazes de impedir o ser humano de realizar alguma tarefa e em longo prazo, torna-se extremamente prejudicial à saúde.

CONFIRA: DESIGN BIOFÍLICO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE INTEGRAR A NATUREZA NOS PROJETOS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil possui a maior taxa de pessoas que sofrem com o transtorno de ansiedade no mundo inteiro e infelizmente, é o quinto país com mais casos de depressão. Estes dados fazem com que comecemos a questionar nossas condutas e a investigar o que estamos fazendo de errado. Será o momento de pisarmos no freio? Segundo especialistas, são diversos os fatores que contribuem com o aumento destes índices, entre eles, o estilo de vida nas grandes cidades e o espaço físico em que vivemos.

Vale lembrar, que ansiedade e depressão, são fatores que devem ser tratados por especialistas, as demais disciplinas, apenas oferecem pequenos mecanismos que são capazes de diminuir tais impactos no dia a dia do usuário. Mas afinal, como a arquitetura pode auxiliar no combate à ansiedade? Levando em conta que as pessoas gastam em média 90% do seu tempo em espaços internos, sejam eles residenciais ou corporativos, fica claro que os mesmos possuem um impacto muito grande na rotina do ser humano e nos mostra cada vez mais, que está na hora de começarmos a criar edifícios ‘’mais humanos’’ ou seja, capazes de proporcionar uma melhor experiência e qualidade de vida para aqueles que os freqüentam.

Aqui vão algumas dicas simples que auxiliam no combate a ansiedade e ajudam aliviar os sintomas:

Mobiliários com cantos: De acordo com a psicóloga Stephani Robson, pessoas ansiosas optam preferencialmente por sentar-se ao lado de paredes e/ou cantos, elementos que segundo ela, proporcionam controle sobre o espaço. Por conta disto, é importante que espaços públicos tenham cada vez mais ambientes e mobiliários neste estilo.

Iluminação e ventilação natural: São elementos que permitem o contato do usuário com o meio externo, proporcionam sensação de conforto, percepção de clima e auxilia no aumento da produtividade.

Design Biofílico: A presença da natureza é sempre bem vinda de forma direta ou indireta. As plantas, por exemplo, auxiliam na redução do estresse, além de melhorar a saúde física e mental.

Cores neutras: As cores possuem o poder de estimular nossos sentidos. No caso de pessoas ansiosas, as cores indicadas são as neutras, pois ajudam a reduzir a pressão sanguínea e tem o poder de proporcionar calma e segurança.

Iluminação artificial: Saber como utilizar a iluminação artificial, é extremamente importante. A luz branca, por exemplo, é indicada para ambientes de trabalho, pois estimulam a produtividade. Já a luz amarela, é ideal quando se busca aconchego e relaxamento, mais indicada para áreas íntimas.

Não utilizar texturas e estampas em excesso: Quando exageramos nas misturas de texturas e/ou estampas, automaticamente estamos gerando uma bagunça visual que desperta ainda mais a ansiedade. O equilíbrio é tudo!

Organização: Apesar de parecer simples, por diversas vezes deixamos nossos ambientes bagunçados, sejam de trabalho ou de descanso. Isso é uma arma forte para a ansiedade usar contra nós.

Uso de aromatizantes: Sempre que possível, aplique em seus ambientes, aromatizantes com essências que acalmem, como por exemplo: lavanda, alecrim, camomila entre outros.

Apesar de simples, estas são algumas práticas que quando começam a fazer parte do nosso dia a dia, nos trazem benefícios a longo prazo.

Sala com sofá branco, almofadas preta e branca, plantas, mesinha de centro e quadro decorativo.
Projeto Giovanna Gogosz
Sala de estar com sofá em L, almofadas cinzas, mesa de centro de madeira, ventilador de teto, janelas de vidro.
Projeto de Terreo Studio
Sala de estar com sofá branco com almofadas caramelo e brancas, mesa de centro de madeira e vidro, plantas decorativas, poltronas brancas, tapete e quadro.
Fonte Vivadecora
Ambiente envidraçado com cadeira de balanço, sofá grafite, plantas, mesinha de centro redonda e painel com flores coloridas na parede.
Fonte Arkpad
Ambiente de restaurante moderno com piso de madeira, cadeiras e bancos azuis e branco e detalhes em madeira.
Fonte Archdaily

Referencias:

https://www.archdaily.com.br/br/926786/como-a-arquitetura-pode-ajudar-a-combater-a-ansiedade

https://www.listamarau.com.br/conteudo/148/arquiteturanocombateaansiedade

Livro: Cromoterapia – O segredo das cores . Valca Pelli

Me chamo Thaíssa, sou arquiteta e urbanista formada pela universidade Anhembi Morumbi e pós graduanda em Design de Interiores. Decidi qual seria minha profissão ainda no ensino fundamental e no momento de ingressar em uma universidade, não tive dúvidas de que estava fazendo a escolha certa, aquela que meu coração sempre pediu e até hoje não me vejo fazendo outra coisa. Acredito que a escrita, assim como a arquitetura nos permite expressar nossos sentimentos e eterniza-los.
Minha função como arquiteta, é projetar através de sensações e desmitificar a história de que arquitetura trata-se apenas de estética. Por conta disto, iremos falar sobre diversos assuntos relacionados a área e claro, aprender um pouco mais a cada dia. Espero que gostem!

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 10 agosto 2020 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais