Estilo Clássico — Características e inspirações

O estilo clássico teve origem no período grego e romano e traz consigo a beleza e o requinte da arquitetura dessa época ao apresentar linhas sofisticadas e ricas e primar pelos detalhes: móveis elegantes geralmente de madeira mais escura entalhada (nogueira, mogno ou cerejeira), rodapés, molduras de gesso, tecidos refinados utilizados em almofadas, papéis de […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 setembro 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

O estilo clássico teve origem no período grego e romano e traz consigo a beleza e o requinte da arquitetura dessa época ao apresentar linhas sofisticadas e ricas e primar pelos detalhes: móveis elegantes geralmente de madeira mais escura entalhada (nogueira, mogno ou cerejeira), rodapés, molduras de gesso, tecidos refinados utilizados em almofadas, papéis de parede e cortinas vistosas.

Porém, apesar de ter surgido na antiguidade, seus valores mantiveram-se presentes em outros estilos, ganhou a sua expressão máxima no Barroco e no Rococó e continua sendo aplicado até hoje, acompanhado de elementos modernos e contemporâneos, derivando em novos estilos: o estilo clássico moderno e o estilo clássico contemporâneo.

Dentre as suas principais características, podemos considerar o mobiliário antigo ou que parece ser antigo, imponentes, elegantes, com excesso de detalhes e estofados com muito luxo e requintes. São bastante comuns as colunas cheias de ornamentos, bem como os pés de cadeiras, mesas e outros móveis. Geralmente as camas possuem quatro colunas, embelezadas ou não com um dossel ou mosquiteiros.

Leia mais: Estilo Minimalista: Ambientes inspiradores onde menos é mais

As composições clássicas são associadas com paletas neutras de bege e marrom. Mas podem ser modernizadas com um toque de cor ou com uma gama de cores diferente da habitual. Outros itens também podem ser considerados na decoração para modernizar uma composição clássica: uma obra de arte contemporânea, um móvel de design moderno ou uma luminária que não seja tradicional. 

Leia mais: Estilo Boho inspire-se e saiba como usar na decoração

Para uma decoração clássica é preciso alguns cuidados a fim de evitar erros. Por ser um estilo onde se aplica muitos detalhes, é preciso considerar o tamanho do ambiente e não tentar transferir a decoração de castelo para uma casa pequena. É preciso, portanto, levar em consideração as proporções e mesclar as referências clássicas, uma vez que não faria sentido, ou mesmo, não teria funcionalidade para os dias atuais. 

Confira a seguir imagens inspiradoras de ambientes decorados com o estilo clássico.

Sala de estar com estilo clássico e pé direito duplo. Duas grandes passagens que dão acesso a varanda.
Fonte: Cristina Hamoui, https://www.instagram.com/chris_hamoui/
Quarto com estilo clássico. Cama com tecidos pretos e brancos, poltrona vintage, cortinas longas, painel ondulado e piso de madeira.
Fonte: Mauricio Karam Arquitetura, https://www.mauriciokaram.com.br/
Sala de estar com estilo clássico, teto com rebaixamento de gesso. Portas com detalhes e sofás.
Fonte: Mauricio Karam Arquitetura, https://www.mauriciokaram.com.br/
Sala de estar com estilo clássico. Moveis imponentes vintage, revestimento que imita madeira do lado esquerdo do ambiente e muitos objetos decorativos.
Fonte: Fonte: Mauricio Karam Arquitetura, https://www.mauriciokaram.com.br/
Sala de estar com estilo clássico. Poltronas com estampas e pés de madeira, boiseries na parede direita e janelas nas parede direita.
Fonte: Marcelo Salum Arquitetura, http://www.marcelosalum.com.br/index/
Biblioteca em casa. parede com prateleira de livros que vai do chão ao teto. Mesa de centro de madeira, poltrona vermelha e um imponente lustre.
Fonte: Marcelo Salum Arquitetura, http://www.marcelosalum.com.br/index/
Cozinha com marcenaria clássica com pintura branca.
Fonte: RCB Arquitetura, http://rcbarquitetura.com.br/
Quarto com cabeceira de cama rosa e cortina floral. Quadros na parede e criado mudo com marcenaria clássica.
Fonte: RCB Arquitetura, http://rcbarquitetura.com.br/
Sala de estar com estilo clássico. Uma imponente mesa de canto com quadros emoldurados. Lustre sobre a sala e sofás em tons sóbrios.

Autoria: @lyranavasarquitetura

Soraya Navas é de São Paulo, formada em Design de Interiores e adora viver na cidade, conhecer lugares e pessoas interessantes.
Ama dar ideias e dicas, principalmente de interiores, e acredita que o compartilhamento de saberes enriquece e conecta as pessoas.

Fernanda Lyra é da Paraíba e atualmente vive em São Paulo, formada em Arquitetura e Urbanismo e tem experiência em Interiores. Ama viver novas experiências e está sempre aberta para conhecer pessoas e eternizar bons momentos e também adora compartilhar conhecimento.

Clique Aqui conheça o Instagram da Dupla e inspire-se!

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 setembro 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais