A decoração com tijolinho aparente é um coringa para quem deseja um aspecto mais rústico ou uma atmosfera industrial no projeto. Se antes este revestimento era preterido às áreas externas das casas, combinando com o décor dos fornos de pizza e churrasqueiras, agora assumiu o status de um estilo moderno e descolado, se tornando o destaque da decoração.
O tijolinho se tornou um queridinho, pois combina com uma variedade de materiais e estilos de mobiliário. Aparecendo em seu aspecto natural ou como inspiração para outros tipos de revestimentos, é um elemento versátil que cabe em qualquer orçamento e perfil, pois quem não deseja apostar no quebra-quebra de uma obra, encontra opções mais acessíveis.
Leia mais: 45 Inspirações Para Usar o Subway Tiles, o Azulejo do Metrô
Porcelanatos, papeis de parede, técnicas de pintura, com aspecto natural ou pintado, cobrindo meia parede, com junta seca ou junta cheia, são apenas algumas alternativas para quem possui um imóvel novinho em folha e raramente vai encontrá-lo ao “raspar” uma parede. Separei 48 ideias de ambientes com tijolinho aparente, naturais ou não, para se inspirar. Confira!
Leia mais: 39 ideias e soluções para cozinhas pequenas
1. Combinado com o cimento queimado, o tijolinho confere uma atmosfera industrial ao projeto. Sobreposto à parede original, pode ser uma boa alternativa para criar um canal para esconder os fios da TV.
2. Pintado de branco, ressalta o aspecto feminino do projeto que traz o rosa em destaque no sofá e combina tons delicados no mobiliário.
3. Em sua forma natural, a heterogeneidade de suas cores cria um aspecto interessante para o living.
4. Aqui foi usado como elemento de destaque para o cantinho do bar. A ideia foi paginar de forma irregular, combinado com um barril “rústico” para dar essa cara de descolado.
5. Na cor branca, dá um tom mais escandinavo ao projeto, combinado a madeira claro. Surge como elemento de ligação entre o estar e jantar.
6. Ao fundo da cozinha a parede de tijolos conferiu um ar de fazenda, mesclada com elementos como estrutura aparente do piso superior de madeira e armários em estilo provençal.
7. Opção para quem não quer fazer uma obra. O papel de parede imita com fidelidade o aspecto de um tijolo com pintura raiada.
8. Parede serviu de fundo para a estante suspensa, conferindo um aspecto mais leve ao projeto e permitindo a exibição de objetos de afeto dos moradores.
9. Apesar do aspecto rústico e tonalidade irregular do tijolo, o projeto ganhou um aspecto bem contemporâneo, devido a escolha de elementos mais modernos como a escolha de linhas retas para a cama e criados-mudos, e rebaixo de gesso no teto, com pendentes com lâmpadas de filamento para uma atmosfera mais aconchegante.
10. O aspecto rústico dos tijolos e do teto de concreto aparente se equilibra com a escolha de madeira clara e objetos que remetem ao artesanal para criar um estar leve.
11. A paleta bem clara de madeira, armários e demais itens do décor, conferiu a cozinha uma atmosfera bem escandinava.
12. Com pintura branca mesclada a madeira e plantas naturais, a parede de tijolinhos trouxe um ar moderno e ao mesmo tempo aconchegante para a área externa em meio à cidade.
13. Com destaque na parede de cabeceira da cama, o tijolinho sobreposto a parede poderia ter sido usado para embutir os fios das luminárias. Neste quarto, os moradores optaram por um modelo em que o fio fica aparente para um estilo moderninho.
14. O revestimento traz a tonalidade do tijolo natural, combinado com os tons de madeira que trouxeram um aspecto de brasilidade à sala de jantar, pela escolha da luminária de palhinha e dos itens decorativos que lembram uma vegetação.
15. Na varanda gourmet, a aposta foi fugir do tijolinho clássico para área de churrasqueira. Pintado de branco, confere um estilo mais descolado e atual. Os moradores brincaram ainda, com diferentes tonalidades, na parte de dentro e de fora.
16. Inspiração bem industrial, com mesa de madeira e pés em ferro, iluminação em trilho e porta de correr no estilo “celeiro”. A bossa do projeto fica por conta da escolha das cadeiras coloridas e em modelos completamente diferentes.
17. Em estilo bem escandinavo, a parede em frente a cama é puro charme e a primeira coisa que os moradores olham ao acordar.
18. No projeto da Heloisa Losi, os tijolos foram fixados com junta seca, ou seja, bem rentes um ao outro, onde quase não é possível ver a argamassa.
19. Super democrático e com uma paleta repleta de tons quentes, o tijolo também é uma boa aposta para os espaços infantis, pois combina com uma decoração bem colorida.
20. Com junta seca, confere um toque aconchegante ao quarto minimalista e é privilegiado pela iluminação natural abundante. No projeto Patricia Martinez Arquitetura.
21. O revestimento foi utilizado apenas em um canto de destaque da sala, com iluminação focada e aconchegante.
22. Com aspecto bem rústico, o tijolo é o ponto central do projeto da cozinha, que traz poucos armários, deixando a parede totalmente a mostra.
23. No hall de entrada do apartamento, o tijolinho artificial ganhou uma paginação totalmente irregular para um aspecto moderninho.
24. Parede de tijolinho com junta cheia combinou com outros elementos rústicos do projeto, como a luminária no teto feita de canos e sofá com base de pallet.
25. Aqui o revestimento que imita tijolos, apareceu como ponto de equilíbrio para o restante do décor repleto de elementos clássicos.
26. Combinando com mobiliário preto, o revestimento faz o projeto ganhar ares de lofts nova iorquinos, principalmente, com a vista privilegiada da cidade através da janela generosa.
27. No projeto de Lu Raunaimer e Diego Verri, a tonalidade aparece como elemento de conexão entre a cozinha e a sala de estar.
28. Aqui eles aparecem bem desgastadinhos, mas ainda assim deixam a sala de estar super aconchegante.
29. A temática neste projeto de Rafael Zalc e Rua 141 Arquitetura, a proposta foi bem moderna com a escolha de um tijolo mais escuro, mesclado com mobiliário bem feminino e cheio de design.
30. Com junta seca, o revestimento é exibido de forma uniforme e confere harmonia visual ao espaço integrado.
31. O reboco foi descascado para exibir sua forma original. As marcas das intervenções que sofreu ao longo da obra são puro charme e ajudam a contar a história do imóvel.
32. O charme desta parede fica por conta da irregularidade, com que os tijolos foram colocados, na parte de baixo é possível ver foram instalados de maneira oposta.
33. Aspectos originais do projeto foram preservados, como as vigas e o teto de concreto. Nas paredes e bancadas o tijolos foram perfeitamente alinhados, com juntas cheias.
34. Como destaque na cabeceira da cama, o tijolo conferiu toque leve e acolhedor ao quarto.
35. O tijolo em tom acinzentado dá um aspecto mais moderno ao projeto da fachada.
36. Neste exemplo a moradora expôs a parede original de tijolos e sobrepôs uma pintura para harmonizar com o restante do projeto.
37. Revestimento que imita tijolinho, esse é o London Brick da Portinari.
38. O quarto exibiu a beleza original da estrutura da parede com viga de concreto e tijolo aparente. Elementos como a cadeira, a cabeceira e o abajur com cara de retro, deram o toque moderno do projeto.
39. Aqui o revestimento é peça essencial no décor bem urbano e cosmopolita.
40. Pensando em trazer uma cor e uma textura ao projeto da sala, o tijolinho foi utilizado apenas em um nicho na parede atrás da TV e ficou lindo.
41. Porcelanato esmaltado utilizado na fachada, com coloração irregular bem semelhante ao aspecto original. Esse é o Bricks Terracota da Portobello com borda bold.
42. Tijolinho usado como detalhe da decoração, em nicho atrás das prateleiras da cozinha. Uma maneira de contar um pouco da história do imóvel, em equilíbrio com uma decoração mais moderna.
43. Mais uma vez utilizado na fachada do imóvel, mesclado com o concreto, além de grandes módulos abertos.
44. Os moradores optaram um tipo de revestimento para dar um toque descontraído na parede da sala de jantar.
45. Combinado com o piso de tábuas corrida deu um aspecto bem rústico para a cozinha.
46. O tom de terracota dos tijolos combinou com detalhes da decoração e o latão dos pendentes no projeto de Gabrielle Manhães Arquitetura.
47. Nesta sala parece que a área externa invadiu a casa, repleta de plantinhas.
48. Com pintura branca, a parede de tijolos é a base desta sala bem feminina e delicada.
*As fotos não creditadas, foram retiradas do Pinterest*