32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala

Em constante evolução, a indústria dos revestimentos é uma das mais antenadas e tecnológicas do universo da decoração. Muito além do aspecto estético, seguindo as tonalidades e os padrões da moda, a cada ano os porcelanatos ganham diversas roupagens e ocupam lugar de destaque na decoração dos ambientes, além de desempenharem funções específicas para proporcionar […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 07 agosto 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Em constante evolução, a indústria dos revestimentos é uma das mais antenadas e tecnológicas do universo da decoração. Muito além do aspecto estético, seguindo as tonalidades e os padrões da moda, a cada ano os porcelanatos ganham diversas roupagens e ocupam lugar de destaque na decoração dos ambientes, além de desempenharem funções específicas para proporcionar conforto e segurança na circulação dos que habitam aquele espaço.

No mercado, há uma infinidade de opções que atendem todos os estilos e bolsos. Porcelanatos polidos, em grandes formatos, marmorizados, que imitam madeira, acetinados e cimentícios, são apenas algumas possibilidades que podem ser utilizadas para valorizar o décor, revestindo do chão às paredes, apostando em combinações entre diferentes tipos de materiais, além de paginações nada óbvias.

Ficou confuso em meio a tantas possibilidades? Calma, separei uma galeria com 32 ideias para utilizar porcelanatos na decoração das salas de estar. Confira!

1. Uniforme: espaços integrados, com metragem enxuta, pedem uniformidade na paleta de cores para conferir amplitude. Aposte em um modelo claro e sem brilho.

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de Estar integrada com cozinha. Ao fundo temos a cozinha com armários brancos, mesa suspensa e cadeiras. Mas à frente, a sala de estar com porcelanato claro sem brilho. Nesta sala, existe duas mesas de centro de madeira, um sofá à direita, a televisão ao fundo e uma vista para o jardim.
Foto: Pinterest

2. Os modelos polidos conferem um brilho e elegância e são super fáceis de limpar. Projeto Marilia Zimmermann

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de estar pequena, com: sofá cinza, mesa branca de madeira do lado esquerdo, mesa redonda no centro e um puff turquesa com pés de madeira. Na parede, foi utilizado porcelanato que imita cimento queimado, no piso foi utilizado porcelanato polido.
(Foto: Pinterest – Projeto Marília Zimmermann)

3. A tendência do concreto veio para ficar e combina com todo tipo de decoração. O modelo abaixo apresenta uma variação de tonalidade, que simula o aspecto do concreto bruto. Foto: Biancogrês

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de estar com porcelanato que imita concreto bruto. É uma sala ampla com um sofá na parede do fundo, esta mesma parede tem porcelanato quadriculado no centro e porcelanato branco nas laterais.
Foto: Biancogres

SAIBA MAIS: Como comprar pisos e revestimentos- 07 dicas que você precisa saber

4. Versátil, o concreto também é uma boa opção para um décor com a temática mais urbana, combinando com acabamento das paredes, vigas e tubulações aparentes.

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de estar integrada com sala de jantar. A sala de estar está ao fundo com sofá preto e moveis de madeira. E a sala de jantar mais à frente com mesas e cadeiras de madeira. O revestimento utilizado foi  porcelanato que imita cimento queimado e, no piso, porcelanato com efeito concreto.
Foto: Pinterest

5. Em grande formato e com aspecto rústico, o concreto também combina com uma estética minimalista.

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de estar ampla e minimalista de apartamento. Nesta sala de estar, temos sofás brancos do lado direito e grandes janelas do lado esquerdo. A parede das janelas é revestida com tijolinhos naturais brancos, e o piso é porcelanato que imita concreto.
Foto: Pinterest

6. Combinado com tijolinhos naturais, ajuda a compor a temática industrial, remetendo aos lofts nova iorquinos.

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de estar com revestimento de tijolinhos na parede e porcelanato que imita cimento queimado no piso. Nesta sala de estar, temos: tv, bancada, raqui e quadros, todos instalados na parede de tijolinhos.
Foto Pinterest

7. Os padrões de madeira tem o poder instantâneo de conferir aconchego aos ambientes.

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Porcelanato que imita madeira em sala de estar.
Foto: Eliane Revestimentos

8. Presente no piso de porcelanato que imita a madeira ajuda a criar uma atmosfera de acolhimento. Foto: Eliane Revestimentos

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala sala com porcelanato que imita madeira no piso
Foto: Eliane Revestimentos

LEIA MAIS: 40 Ideias de ambientes com porcelanatos que imitam madeira

9. Com réguas que reproduzem perfeitamente a madeira natural, em tonalidades e texturas, há opções que vão desde tons mais quentes e avermelhados, até matizes mais acinzentados.

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de estar com porcelanato acinzentado de madeira. Nesta sala se encontra um sofá com pés de madeira, uma mesa de centro moderna e um abajur moderno de madeira, do lado direito do sofá.
Foto: Eliane Revestimentos

10. Entre as madeiras, você também pode optar por modelos com mais personalidade, com veios e nós evidentes.

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de estar, jantar e cozinha integradas. Seus móveis e instalações contrastam entre preto e marrom claro. No fundo está a cozinha com balcão e cadeiras, do lado esquerdo a sala de estar com sofá e tv, e na sala de jantar, uma mesa com cadeiras pretas. O piso foi revestido com porcelanato acinzentado que imita madeira e na parede da cozinha com porcelanato de cimento queimado.
Foto: Pinterest

11. Outra pedida é a variação de tons entre as réguas.

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de estar com uma enorme estante branca do lado esquerdo; um sofá branco e um grande abajur na parede do fundo. Nesta parede branca do fundo ainda existe quadros instalados. O piso desta sala de estar é de porcelanato que imita madeira pátina.
Foto: Pinterest

12. A pátina confere certa rusticidade e personalidade para as salas devido ao seu aspecto desgastado. O tom quase branco deste projeto valoriza a luminosidade e a torna ideal para metragens reduzidas.

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de estar com porcelanato que imita madeira pátina. Nesta sala de estar existe: uma prateleira com quadros, um sofá estofado cinza e uma mesinha branca com pés de madeira.
Foto: Pinterest

13. Os revestimentos que imitam pedras naturais seguem em alta nos revestimentos, principalmente, o mármore com seus veios elegantes e sua aparência sofisticada.

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de estar com porcelanato de efeito mármore. Nesta sala de estar existe duas mesinhas de centro.
Foto: Pinterest

14. Com grande variação de veios entre uma placa para a outra, os porcelanatos que imitam mármore exigem atenção redobrada na instalação, para que a paginação não fique disforme.

32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala Sala de estar ampla com uma visão para área externa. Nesta sala, temos: um sofá estofado do lado esquerdo, uma escrivaninha no fundo e uma poltrona azul do lado direito. Esta sala de estar foi revestida com porcelanato que imita mármore no piso e em uma das paredes.
Foto: Pinterest

15. A arquiteta Ticiane Lima apostou em um porcelanato cortado com jato de água, para conferir aspecto natural em seu ambiente na CASACOR São Paulo.

Sala de estar ampla com paredes de vidro que dão visão para o jardim. Nesta sala, temos muitos móveis, como: sofás brancos, mesinhas de madeiras, poltronas e uma prateleira enorme de madeira na parede da esquerda. Para o revestimento do piso, foi utilizado porcelanato cortado com jato d'água.
Foto: CASACOR SP 2019

16. Das fachadas arquitetônicas para o designer de interiores, o aço corten é reproduzido com fidelidade nos porcelanatos e confere um efeito diferenciado.

Sala de estar com porcelanato aço corten no piso. 
Ambiente com: sofá preto do lado direito, sofá branco do lado esquerdo e ainda abajur preto e mesinha preta e alguns quadros na parede.
Foto Pinterest

17. Esse tipo de revestimento também pode ser usado nas paredes, combinado com outros materiais como o mármore e o concreto, para criar um painel de destaque. Foto Ceusa

Sala de estar com porcelanato que imita concreto e aço corten nas paredes, formando painéis. As paredes das laterais são de vidro. o piso é revestido de porcelanato com efeito de cimento queimado. Existe um sofá cinza do lado direito, duas poltronas brancas do lado esquerdo e uma mesinha de madeira redonda no centro da sala.
Foto Ceusa

18. Muito utilizados nas áreas molhadas, os porcelanatos também podem subir pelas paredes dos ambientes de estar, explorando as possibilidades de padronagens e texturas. Neste caso, a madeira foi do piso a parede, em tonalidade mais clara para não pesar.

Sala de estar pequena com um sofá cinza. Foram usados porcelanatos com efeito madeira nas paredes e piso, mas com tonalidade mais clara para não pesar.
Foto: Pinterest

19. Fuja do óbvio! Porcelanatos que reproduzem réguas de madeira são um convite à criatividade de paginação do piso.

Nesta sala, foi utilizado porcelanato que reproduz réguas das madeiras no piso. Neste ambiente existe, também, revestimento com várias texturas nas paredes e uma mesa de vidro no centro.

Foto: Pinterest

20. Réguas de madeira na diagonal.

Loft, com: balcão revestido de porcelanato madeira, parede do fundo revestida de tijolinhos pretos, movéis pretos, paredes laterais brancas e um mezanino com paredes brancas e metais pretos. O piso é de porcelanato que imita madeira.
Foto: Pinterest

21. Com ar retrô, a paginação espinha de peixe é puro charme.

Sala de estar com porcelanato e paginação espinha de peixe. Nesta sala temos um sofá, poltrona branca, abajur, mesa e cadeiras.
Foto: Pinterest

22. Que tal delimitar os ambientes de forma inusitada? A junta entre um ambiente e outro pode trazer uma composição assimétrica, como esse encontro entre a madeira e porcelanato geométrico.

Nesta imagem temos dois ambientes dividos por porcelanato madeira e porcelanato geométrico.  De um lado a sala de estar e do outro um escritório.
Foto: Pinterest

SAIBA MAIS: 53 Ambientes com revestimentos 3D para te inspirar

23. Quando as paredes vão ter geometria e cores, uma dica é usar pisos neutros, como esse que imita um cimento queimado.

Sala de estar com um sofá e abajur de cores neutras. Na parede foi utilizado porcelanato com efeito 3D de cor rose, e no piso porcelanato de cimento queimado.
Foto: Rose Gold Decortiles

24. Visual de ladrilho hidráulico com a praticidade do porcelanato.

Sala de estar com mesinha de café da amanhã, um puff preto e uma cesta de alimentos. O piso foi revestido com porcelanato de visual ladrilho hidráulico.
Foto: Urban Mix Biancogres

25. Sala de estar ganhou amplitude com a integração à varanda, com espaços delimitados pelos diferentes revestimentos: madeira e porcelanato estampado geométrico.

Sala de estar e varanda integradas e delimitadas através do revestimento de madeira na varanda e do porcelanato de efeito geométrico na sala de estar. Na sala de estar existe um sofá cinza, mesinha branca, bancos de madeira trançados e portas de vidro.
Foto: Pinterest – Projeto Diego Revollo

26. Queridinho do momento, o granilite ganha versões em porcelanato em várias tonalidades.

Sala de estar com porcelanato granilite no piso. Nesta sala temos um sofá estofado de cor creme, e duas mesinhas ao seu lado.
Foto Eliane Revestimentos

27. Porcelanato que reproduz granilite, com variação de tons e padrões geométricos.

Nesta sala temos: Um sofá sem encosto e três peças decorativas metálicas. 
Sala de estar com porcelanato que reproduz granilite, com variações de tons e padrões geométricos, no piso.
Foto: Pinterest

28. Além dos mármores claros, as pedras também aparecem em versões escuras nas paredes. A combinação P&B confere uma atmosfera elegante.

Sala de estar integrada com sala de jantar. Revestimento da parede em porcelanato branco e preto com efeito mármore. No piso, foi utilizado porcelanato que imita madeira. Os Moveis também são em preto e branco, como: sofá, poltronas, cadeiras e mesa.
Foto: Pinterest

29. Para quem convive com Pets ou crianças pequenas, porcelanatos com acabamento acetinado ou fosco são opções melhores, pois as versões polidas tendem a escorregar mais. Para pessoa com problemas de mobilidade, a recomendação é por modelos antiderrapantes.

Sala de estar com porcelanato acetinado. Esta imagem conta com um cachorro embaixo de uma mesa.
Foto: Pinterest

30. Uma textura sutil é o que propõe esse porcelanato que imita tecido.

Sala de estar com porcelanato acetinado que imita tecido, no piso e em uma das paredes. Os sofás e poltronas são cinzas e estão mais ao centro da sala.
Foto: Roca Cerâmica

31. Porcelanatos de grandes formatos possuem um forte apelo de design e conferem uma leitura contínua dos espaços. O brilho da superfície polida confere ainda um aspecto sofisticado ao décor.

Sala de estar com porcelanato polido de formato grande. Nesta sala, existe: uma poltrona de madeira, duas mesinhas de madeira, e uma de mesa na parede do fundo com objetos.
Foto: Pinterest (32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala)

32. Os porcelanatos gigantes surpreendem a cada feira de revestimentos por suas medidas impressionantes e suas juntas são quase imperceptíveis. Sua instalação requer cuidados redobrados e mão de obra especializada.

Sala de estar ampla com paredes de vidro do lado direito. No fundo temos um sofá grande e uma mesa, mais à frente temos uma poltrona azul e mesinhas. 
O revestimento utilizado foi porcelanatos gigantes que imita mármore, instalados no piso e parede do fundo.
(32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala)

Gostaram das ideias? Conta aqui embaixo qual é o seu tipo favorito de porcelanato. Aproveite e me segue lá no instagram para ficar por dentro de todas as novidades e enviar suas dúvidas.

Um abraço e até a próxima!

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 07 agosto 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais