Torneiras: Dicas para banheiros e cozinhas

Hoje em dia, são inúmeras as opções de torneiras para optar em banheiros, lavabos e cozinhas. Se você está construindo ou reformando sua casa e pensou que a escolha delas seria uma parte fácil do processo, você se enganou. A seleção das torneiras demanda tempo e é muito importante que seja perfeita para a funcionalidade.  […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 09 julho 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Hoje em dia, são inúmeras as opções de torneiras para optar em banheiros, lavabos e cozinhas. Se você está construindo ou reformando sua casa e pensou que a escolha delas seria uma parte fácil do processo, você se enganou. A seleção das torneiras demanda tempo e é muito importante que seja perfeita para a funcionalidade. 

Existem 4 tipos de torneiras hoje no mercado: a tradicional, monocomando, misturadora e automática. A torneira tradicional é a que estamos acostumados a ver em lojas, ela pode ser usada tanto para cozinha quanto para o banheiro. É aquela torneira que tem apenas uma saída de água fria, sendo o modelo mais acessível. 

SAIBA MAIS: COSENTINO APRESENTA A NOVA COLEÇÃO “SILESTONE® LOFT”

Já a torneira monocomando possui modelos mais modernos e contém uma única alavanca para regular a temperatura, deixando a água mais quente e mais fria. Ela pode ser utilizada em cozinhas e banheiros, assim como a tradicional. 

A torneira misturadora, diferente do monocomando, possui dois registros de saída de água: um para água quente e outro para água fria. É possível estabelecer apenas uma temperatura ou abrir os dois registros para misturar a temperatura da água. Existem modelos destas torneiras para banheiros e cozinhas. 

A última e não menos importante é a torneira automática. Esta torneira é ótima para evitar o desperdício de água, pois ela controla o tempo em que fica aberta. Normalmente ela é utilizada em banheiros de locais públicos.

Confira agora algumas dicas e sugestões que vão te ajudar na hora de escolher uma torneira para o seu banheiro e para sua cozinha. 

TORNEIRAS PARA BANHEIROS

A funcionalidade da pia do banheiro é a de higienizar as mãos e escovar os dentes. Por isso, a distância entre a saída de água e a borda da pia não precisa ser muito grande. Um teste rápido que pode ser feito na hora de comprar sua torneira, é ver se há espaço para suas mãos se movimentarem, é recomendado uma distância média de 10 a 15cm.

Segundo arquitetos, a saída de água da torneira deve ficar na direção do ralo da pia, pois se estiverem desalinhadas podem fazer com que a água escorra pela lateral da pia. 

Para lavabos, geralmente, as pessoas escolhem torneiras robustas e modernas, dando prioridade a estética, por ser um ambiente que as visitas da casa usam com frequência. Uma dica é não optar por torneiras altas, pois respingará por todo seu lavabo, deixando-o molhado e todo sujo. 

Quando for escolher o modelo de sua torneira atente-se para o fluxo da água e o tamanho de sua pia, eles devem ser proporcionais. Pias muito pequenas pedem torneiras menores e bem próximas. 

Torneira tradicional na cor rose e cuba branca.
Torneira tradicional na cor rose.
Foto: Pinterest
 Torneira bronze de parede em lavabo, paredes e piso pretos e detalhes bronze.
Torneira de parede em lavabo.
Foto: Pinterest
Torneira misturadora dourada
Torneira misturadora dourada.
Foto: Pinterest
Torneira preta monocomando de bancada, cuba marrom, acessórios marrom bancada branca, pastilhas hexagonal na parede da pia e outras com papel de parede colorido.
Torneira monocomando preta de bancada.
Foto: Pinterest
Torneira de parede monocomando  prata, bancada de madeira, cuba branca e acessório de lavabo.
Torneira de parede monocomando
Foto: Pinterest
Torneira moderna monocomando prata.
Torneira moderna monocomando.
Foto: Pinterest

TORNEIRAS PARA COZINHA

Para a cozinha, diferente do banheiro, é necessário pensar em um espaço maior. É recomendado, aproximadamente, 30 cm entre a saída de água e o ralo da pia para que você consiga lavar sua louça tranquilamente.

Se você optar por armários pregados na parede em cima da sua pia, é importante saber que eles vão interferir na altura máxima de sua torneira. Por isso, se preferir torneiras mais altas, como as monocomando, é necessário fazer a medição. 

É recomendado que a pia esteja na altura de seu umbigo, aproximadamente. E sempre é importante pensar no revestimento que usará na parte de trás de sua torneira, para que não ofusque a sua beleza e não traga prejuízos maiores a longo prazo. 

Torneira monocomando prata, com bica alta.
Torneira monocomando prata, com bica alta.
Foto: Pinterest
Torneira gourmet monocomando preta.
Torneira gourmet monocomando preta.
         Foto: Pinterest
Torneira monocomando com bica alta.
Torneira monocomando com bica alta.
Foto: Pinterest
Torneira gourmet prata com detalhes pretos.
Torneira gourmet prata com detalhes pretos.
Foto: Pinterest


Lilian Revestindo a Casa
Calendario 09 julho 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais