Le Corbusier: Conheça Biografia e projetos importantes

Le Corbusier – A casa é uma máquina de morar.

Charles Edouard-Jeanneret-Gris, mais conhecido por seu pseudônimo Le Corbusier, foi um arquiteto franco-suíço que nasceu em 6 de outubro de 1887 em Chaux-de-Fonds, Suíça.

Aos 13 anos de idade iniciou sua formação em uma escola de artes e, aos 15 anos, recebeu um prêmio da Escola de Artes Decorativas de Turim pelo desenho de um relógio.

Após concluir seus estudos na escola de artes, foi incentivado a estudar arquitetura e aos 19 anos, concluiu o seu primeiro projeto: a casa de um fabricante de relógios local.

Embora tenha vivido a maior parte de sua vida na França e se tornado cidadão francês após o casamento, sua obra apresenta grande influência de sua cidade natal.

Localizada no interior da Suíça a 10 km da fronteira com a França, La Chaux-de-Fonds se tornou conhecida como a capital mundial dos relógios, sendo que no início do século XX, detinha cerca de metade da produção e exportação do mundo.

Foi exatamente o contato com a indústria o primeiro aspecto que pode ter influenciado as suas concepções arquitetônicas. Le Corbusier considerava uma residência como “uma máquina de morar” e as máquinas, além de utilitárias, representavam uma forma de expressar a sua arte.

Dentre os arquitetos mais famosos e reconhecidos no mundo, destacou-se como pioneiro do movimento modernista e um dos principais influenciadores teóricos da arquitetura de todos os tempos.

Além disso ele é conhecido por implantar processos funcionais e táticas modernas que possibilitam a concepção de edificações mais leves de concreto armado, conhecimento que adquiriu ao atuar nos escritórios de Auguste Perret e Behrens, pioneiros da construção moderna.

O seu legado na área de arquitetura contempla mais de 30 obras que até hoje servem de referência para projetos de paisagismo e urbanismo em todo o mundo, dentre elas merecem destaque as Unités d’Habitation em Marselha, na França; a famosa Ville Savoye, o Pavillon Suisse, na França; a Capela Notre-Dame du Haut, em Paris; o Palácio da Assembléia, na Índia; e a Ville Radieuse ou Cité Radieuse que, embora não tenha saído do papel, foi o projeto que exerceu influência significativa nas demais obras e na atuação do arquiteto.

Unités d’Habitation em Marselha, na França - Le Corbusier

Unités d’Habitation em Marselha, na França

Ville Savoye - França - Le Corbusier

Ville Savoye, na França;

Ville Savoye - França - Le Corbusier

Ville Savoye, na França;

 Pavillon Suisse - França - Le Corbusier

 Pavillon Suisse, na França;

Pavillon Suisse - Le Corbusier

Pavillon Suisse, na França

Capela Notre-Dame du Haut - Le Corbusier

Capela Notre-Dame du Haut, em Paris

Capela Notre-Dame du Haut - Paris

Capela Notre-Dame du Haut, em Paris

Palácio da Assembleia - Índia

Palácio da Assembleia, na Índia

Ville Radieuse

Ville Radieuse

Newsletter
Avatar

Lilian Santos

Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing, trabalhou durante 07 anos em lojas especializadas em revestimentos, fez diversos cursos e treinamentos do segmento e resolveu pegar todo o seu conhecimento e criar o Revestindo a Casa para compartilhar dicas técnicas, que hoje ajuda milhares de pessoas. Ela desenvolve conteúdos para o digital, treinamentos para empresas do segmento, palestras e consultorias. Ah ela adora dar boas risadas, sempre tenta ver o lado bom das coisas e ama viajar.

Leave a Comment