Le Corbusier: Conheça Biografia e projetos importantes

Le Corbusier – A casa é uma máquina de morar. Charles Edouard-Jeanneret-Gris, mais conhecido por seu pseudônimo Le Corbusier, foi um arquiteto franco-suíço que nasceu em 6 de outubro de 1887 em Chaux-de-Fonds, Suíça. Aos 13 anos de idade iniciou sua formação em uma escola de artes e, aos 15 anos, recebeu um prêmio da […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 18 dezembro 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Le Corbusier – A casa é uma máquina de morar.

Charles Edouard-Jeanneret-Gris, mais conhecido por seu pseudônimo Le Corbusier, foi um arquiteto franco-suíço que nasceu em 6 de outubro de 1887 em Chaux-de-Fonds, Suíça.

Aos 13 anos de idade iniciou sua formação em uma escola de artes e, aos 15 anos, recebeu um prêmio da Escola de Artes Decorativas de Turim pelo desenho de um relógio.

Após concluir seus estudos na escola de artes, foi incentivado a estudar arquitetura e aos 19 anos, concluiu o seu primeiro projeto: a casa de um fabricante de relógios local.

Embora tenha vivido a maior parte de sua vida na França e se tornado cidadão francês após o casamento, sua obra apresenta grande influência de sua cidade natal.

Localizada no interior da Suíça a 10 km da fronteira com a França, La Chaux-de-Fonds se tornou conhecida como a capital mundial dos relógios, sendo que no início do século XX, detinha cerca de metade da produção e exportação do mundo.

Foi exatamente o contato com a indústria o primeiro aspecto que pode ter influenciado as suas concepções arquitetônicas. Le Corbusier considerava uma residência como “uma máquina de morar” e as máquinas, além de utilitárias, representavam uma forma de expressar a sua arte.

Dentre os arquitetos mais famosos e reconhecidos no mundo, destacou-se como pioneiro do movimento modernista e um dos principais influenciadores teóricos da arquitetura de todos os tempos.

Além disso ele é conhecido por implantar processos funcionais e táticas modernas que possibilitam a concepção de edificações mais leves de concreto armado, conhecimento que adquiriu ao atuar nos escritórios de Auguste Perret e Behrens, pioneiros da construção moderna.

O seu legado na área de arquitetura contempla mais de 30 obras que até hoje servem de referência para projetos de paisagismo e urbanismo em todo o mundo, dentre elas merecem destaque as Unités d’Habitation em Marselha, na França; a famosa Ville Savoye, o Pavillon Suisse, na França; a Capela Notre-Dame du Haut, em Paris; o Palácio da Assembléia, na Índia; e a Ville Radieuse ou Cité Radieuse que, embora não tenha saído do papel, foi o projeto que exerceu influência significativa nas demais obras e na atuação do arquiteto.

Unités d’Habitation em Marselha, na França - Le Corbusier

Unités d’Habitation em Marselha, na França

Ville Savoye - França - Le Corbusier

Ville Savoye, na França;

Ville Savoye - França - Le Corbusier

Ville Savoye, na França;

 Pavillon Suisse - França - Le Corbusier

 Pavillon Suisse, na França;

Pavillon Suisse - Le Corbusier

Pavillon Suisse, na França

Capela Notre-Dame du Haut - Le Corbusier

Capela Notre-Dame du Haut, em Paris

Capela Notre-Dame du Haut - Paris

Capela Notre-Dame du Haut, em Paris

Palácio da Assembleia - Índia

Palácio da Assembleia, na Índia

Ville Radieuse

Ville Radieuse

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 18 dezembro 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais