Quartos de bebê: Conheça 05 itens que não podem faltar na decoração

Por Carmel, da Caravieri Cardoso Fotos: Sônia Regina 2S Studio Quando aquela notícia maravilhosa chega, os papais já começam a pensar em como acomodarão o mais novo membro da família! Muitas vezes antes mesmo de saber o sexo eles já têm uma coleção de imagens salvas como referência para quartos de bebê! Para não ficar […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 03 outubro 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Por Carmel, da Caravieri Cardoso Fotos: Sônia Regina 2S Studio

Quando aquela notícia maravilhosa chega, os papais já começam a pensar em como acomodarão o mais novo membro da família! Muitas vezes antes mesmo de saber o sexo eles já têm uma coleção de imagens salvas como referência para quartos de bebê!

Para não ficar perdido e sem saber o que fazer nós vamos te ajudar! 😉

Quarto para bebê -  rosa, kit de berço para menina
Projeto: Caravieri Cardoso

Leia mais: Veja dicas de como montar um conceito para o seu projeto

Você pode querer um quarto unissex, bem feminino ou bem masculino, o importante é que ele tenha personalidade e fique a cara da família!

Opções não faltam no mercado, tanto para soluções 100% personalizadas quanto para peças compradas prontas. – Você deve começar se perguntando com aquela velha frase que eu sempre uso: qual a sensação que eu quero ter ao entrar neste ambiente?

Pode ser quartos de bebê com estilo mais moderninho e minimalista ou bem romântico e aconchegante. Costumo fugir um pouco dos temas pois acho que costumam enjoar com mais facilidade porém se for algo que faça sentido para você e sua família se jogue no temático. Sua casa tem que ter SIGNIFICADO, sua essência tem que aparecer ali, só assim você vai se identificar e de fato se sentir em casa. (P.S. Essa dica vale para todos os ambientes da casa!)

Quartos de bebê - o que não pode faltar! Berço de madeira com pintura geométrica e poltrona para amamentar
Projeto: Caravieri Cardoso

Leia mais: 48 ideias de ambientes com tijolinho aparente

Mas o que de fato não pode faltar?#

Item 01: Vamos começar pelo que 99,9% das pessoas pensam: o berço!

E aí junto com a dúvida sobre o modelo do berço logo vem aquela pergunta: berço ou cama montessori? Eu SEMPRE recomendo o berço antes de 1 ano de idade, afinal antes desta idade o bebê não vai brincar sozinho e você recém chegada da maternidade e mesmo ao longo deste primeiro ano não vai querer ficar se abaixando todos os dias e noites além de passar a noite toda preocupada se o bebê está sobre o colchão ou no chão!

Existem modelos de berços que podem ser facilmente desmontados e transformados em uma mini cama (como o da foto acima), isso faz com que a vida útil deste móvel se torne muito maior e você tenha a tão sonhada cama montessori mas no momento certo, em que a criança de fato usufruirá deste móvel. Além disso uma pesquisa publicada na sleep medicine diz que manter a criança no berço até os 3 anos de idade contribui significativamente para padrões de sono mais saudáveis.”Em todas as faixas etárias e países, o berço foi significativamente associado a uma hora de dormir mais precoce, menor latência no início do sono, menos despertares noturnos, maior tempo de sono, aumento da duração do sono noturno e diminuição da resistência na hora de dormir e problemas de sono”, defende o estudo. Manter as crianças no berço melhoraria também a qualidade do sono dos pais. 

Então se você olha ou imagina seu baby engaiolado ou preso dentro de um berço lembre-se destas considerações antes de fazer a transição para a caminha!

Mas não, não tenho nada contra caminhas (tradicionais ou montessori) só acho importante fazermos a transição no momento certo, além disso cada família conhece sua própria rotina então ninguém melhor do que vocês mesmos para responder qual a melhor opção entre os dois!

Quartos de bebe- o que não pode faltar-Quarto de bebe com porta azul e espelho
Projeto: Caravieri Cardoso

Item 02: Trocador

Depois do berço um item que não pode faltar é o trocador! Vale ser dentro de um guarda -roupas caso você não tenha muito espaço, em cima de uma cômoda antiga estilizada, ou até mesmo (caso o espaço seja 100% restrito) aqueles portáteis para usar em cima da cama. Independentemente do modelo o mais importante é ter a mão todos os acessórios para a hora da troca. Quanto mais organizado tudo estiver menor será o esforço em realizar esta atividade por isso procure concentrar tudo que precisará no mesmo lugar. Use as gavetas da cômoda ou mesmo do armário para deixar as fraldas, algodões, cotonetes, etc. se for mandar fazer este móvel você pode pensar em dimensiona-lo de forma que no futuro possa ser transformado em uma escrivaninha, móvel para guardar brinquedos e até mesmo um espaço de leitura.

Quarto de bebe azul e rosa
Projeto: Caravieri Cardoso

Item 03: Poltrona para amamentação

Se ainda tiver espaço uma poltrona será essencial para a hora das mamadas. Procure escolher um modelo que tenha apoio para os braços, cabeça, que seja confortável mas também que seja adequada ao espaço! Por mais confortável que ela seja, se for muito grande para o ambiente, no final virará muito mais um transtorno do que uma ajuda. Outra dica é escolher um modelo que depois possa transitar pela casa, indo para a sala, quarto de hóspedes ou até que permaneça no quarto do bebê mas que seja flexível com a decoração.

Item 04: Cama de apoio

Uma cama de apoio também pode ser muito útil caso você tenha alguém que te ajude dormindo em sua casa ou mesmo para quando o bebê está doente e vc quer passar um tempo descansando por lá

Item 05: Guarda Roupas

Outra dica legal é o guarda roupas, ele pode ser adaptado com um cabideiro em altura intermediária, assim enquanto as roupas são pequenas você otimiza o espaço e depois quando a criança crescer é só removê-lo.

Pense nos móveis chave a longo prazo, assim mesmo que você invista em peças que custem mais por ter mais qualidade terão também mais durabilidade.

Quarto para bebe, azul e rosa com papel de parede
Projeto: Caravieri Cardoso

Se você quiser seguir no estilo montessori lembre-se que não é só a cama que torna um ambiente “montessoriano”. Esta é uma filosofia desenvolvida por Maria Montessori que tem como base o olhar da criança para o ambiente e como influenciará o seu desenvolvimento.

Tudo estando acessível para a criança proporciona maior liberdade e traz mais estímulos, a criança se sente pertencente ao ambiente já que tudo tem a mesma escala que ela. Prateleiras (reforçadas para garantir a segurança) para deixar brinquedos a mão, espelhos com Barra para ajudar as crianças a se levantarem e se entreterem com os reflexos, cantinhos de leitura e desenho, tudo isso deixará o ambiente mais lúdico e funcional. Uma criança independente vira um adulto independente e poder escolher os próprios brinquedos, roupinhas e livrinhos pode ajudar bastante neste desenvolvimento!

quarto para bebe rosa com papel de parede e piso de madeira
Projeto: Caravieri Cardoso

Carmel é Arquiteta e Designer de Interiores, sócia no escritório
Caravieri Cardoso Arquitetura, ama viajar e se inspirar pelo mundo, trazer todas as referências, culturas e vivências na mala e aplicar nos projetos! Tem paixão por compartilhar conhecimento desde que foi professora nas escolas Abra e Panamericana e agora através da coluna no blog. Por isso não deixe de perguntar tudo o que quiser, ela vai amar responder!

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 03 outubro 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais