Estilo Contemporâneo: A elegância, simplicidade e praticidade na decoração

  • Home
  • Colunistas
  • Estilo Contemporâneo: A elegância, simplicidade e praticidade na decoração

A decoração contemporânea é um estilo que tem como principal característica a utilização de traços retos, simples e fortemente elegantes tanto no projeto quanto no mobiliário e nos objetos decorativos aplicados em um ambiente clean, moderno e organizado. 

Por ser um estilo que valoriza aspectos como a simplicidade e a praticidade, a decoração contemporânea não apresenta muitos elementos e demanda a utilização de móveis multifuncionais com estrutura visual forte, feitos com materiais mais robustos e superfícies lisas como vidro, madeira clara e escura, além de pedra, cimento, mármore e metal. A disposição ampla entre eles permite uma melhor circulação e garante um visual clean para os ambientes.

Os tapetes, cortinas e mantas levam tecido suave como algodão, linho, seda, caxemira, entre outros não possuem estampas e seguem o traço sutil, mantendo o visual básico, sucinto e essencial. Esses artigos são preferencialmente aplicados na composição para amenizar a imponência da mobília. Sofás, poltronas e demais estofados geralmente são mais espaçosos, para trazer muito conforto, requisito essencial para o projeto assinado com esse estilo.

Leia mais: Estilo Clássico — Características e inspirações

A base de cores é clara e neutra e, ao contrário do estilo moderno, permite a aplicação elegante de pontos de cor mais vibrantes e texturas vintage ou pop em alguns elementos, mantendo o equilíbrio e a simplicidade na composição.

Investir em um bom projeto luminotécnico é importante para favorecer a superfície lisa e o brilho dos móveis contemporâneos. A iluminação desse tipo de decoração deve seguir as mesmas premissas dos demais elementos: simplicidade e praticidade, sendo interessante explorar a entrada de luz natural abundante por meio de grandes janelas com vidros lisos transparentes e amplos. Além de iluminar naturalmente os espaços, elas irão ajudar na circulação do ar, contribuindo para manter uma composição arejada e fresca.

Leia mais: Estilo Minimalista: Ambientes inspiradores onde menos é mais

Pontos de foco para destacar objetos e a setorização de ambientes integrados por meio da iluminação são recursos que podem ser explorados no projeto.

Confira a seguir uma seleção inspiradora de imagens de projetos e composições com o estilo de decoração contemporâneo.

Sala de estar de apartamento com grandes janelas que permitem a entrada de luz natural. Decoração clean com revestimentos em tom claro. Estilo Contemporâneo
Fonte: Adriana Esteves Arquitetura, http://adrianaesteves.com.br/
Sala de estar integrada com área externa. Iluminação natural e piso superior com parede de vidro. Estilo Contemporâneo
Fonte:Patricia Berganti,http://patriciabergantin.com.br/
Sala de jantar com espelhos na parede, luminária de teto e mesa. Sala de estar com painel de madeira clara na parede e um armário.
Fonte: Beta Arquitetura, http://betaarquitetura.com/
Cozinha clean com entrada de luz natural. Cadeiras brancas com pés de madeira e mesa redonda. Armários da pia com madeira ripada e teto de madeira.
Fonte: Beta Arquitetura, http://betaarquitetura.com/
Quarto com decoração clean.  Cama grande com tecidos azuis, biombo de madeira, televisão na parede e um armário que se estende por toda a parede.
Fonte: Roberta Devisate, http://www.robertadevisate.com.br/
Cozinha com estilo contemporâneo, ilha central com balcão para refeições. Luminárias azuis de teto, depurador de ar e cadeiras de madeira.
Fonte: Bianca Da Hora, https://www.biancadahora.com.br/
Sala de estar com armário baixo de madeira. E pintura branca na parede e teto. Prateleiras na parede.
Fonte: Bianca Da Hora, https://www.biancadahora.com.br/
Apartamento com varanda gourmet integrada ao living.
Fonte: Cristina Côrtes Arquitetura, http://www.cristinacortes.com.br/
Living com teto de madeira ripada, sofás de tamanho grande, mesas de centro em formatos ovais, tapete que se estende por toda a sala e luz natural.
Fonte: Debora Aguiar, http://www.deboraaguiar.com.br/
Banheiro com plantas, revestimento de pedras naturais na parede e pia de porcelanato com mobília de madeira.
Fonte: Debora Aguiar, http://www.deboraaguiar.com.br/
Estilo Contemporâneo: A elegância, simplicidade e praticidade na decoração

Autoria: @lyranavasarquitetura

Soraya Navas é de São Paulo, formada em Design de Interiores e adora viver na cidade, conhecer lugares e pessoas interessantes.
Ama dar ideias e dicas, principalmente de interiores, e acredita que o compartilhamento de saberes enriquece e conecta as pessoas.

Fernanda Lyra é da Paraíba e atualmente vive em São Paulo, formada em Arquitetura e Urbanismo e tem experiência em Interiores. Ama viver novas experiências e está sempre aberta para conhecer pessoas e eternizar bons momentos e também adora compartilhar conhecimento.

Clique Aqui conheça o Instagram da Dupla e inspire-se!

Avatar

Lilian Santos

Lilian Santos é colunista da Casa Vogue, formada em Design de Interiores e Marketing. Trabalha em lojas especializadas em revestimentos de alto padrão há 07 anos e já perdeu a conta de quantos projetos ela ajudou revestir. E como nesta área existem uma gama muito grande de materiais com especificações diferentes, nunca é uma tarefa fácil definir os acabamentos que irão no projeto. Então ela uniu todo amor que tem pela profissão e todo conhecimento técnico que adquiriu para criar o blog Revestindo a Casa e te ajudar nesse momento tão importante da sua obra.

Leave a Comment